TURBINAR OU ASPIRAR?

Area destinada a sugestoes e duvidas sobre mecânica e modificações

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edupacheco_br
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por edupacheco_br »

Fabricio Padilha escreveu:Fala Edu!!!
Bom Optei pelo turbo e talz, esse teu carro ta mexido? :chopwood:
Parabéns ae pelo logão!!


Fabrício... não é muito mexido, pelo menos com relação a aumento de potência. Ele tem injeção eletrônica Mi do Santana 98 original a álcool, comando do cabeçote do Golf GTI mexicano, escape de 1,5 polegadas e filtro esportivo... deve ter uns 90 Cv, só não tem mais porque os pistões continuam de gasolina. (carro destachado).

Imagem

tá assim atualmente:
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Canalha

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Canalha »

Faz tempo que não apareço por aqui. Mas acho o tópico interessante. Na minha humilde opinião, sou mais aspirar o ap...

O projeto do meu pointer 1.8 GLI ainda esta de pé... injeção MI, fueltech ft200, polia(já tenho), um comando 288º ou 294º (atual tenho 0,27 do gti), retrabalho do cabeçote(optimização no fluxo ), cabo e velas acell ou malory e o 4x1 (já tenho).

Acho q fica bonzinho!

YES RPM.....
pauloscrs

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por pauloscrs »

hmmm... :18:

Eu aspiraria, particularmente não gosto muito do jeito que o turbo trabalha.

Mas respondendo sua pergunta. Se voce tiver grana para investir pesado no motor:

Turbo: Não é apenas jogar uma turbina e deu, se quiseres fazer um serviço bem feito, deves mexer em tudo, Bielas e pistões forjados, junta do cabeçote em aço ou titânio, mexer no sistema de arrefecimento do motor (Intercooler) pois estamos falando de um motor quente por natureza, tens que achar um bom mecânico que regule bem o ciclo do ar pelo motor, trocar o escapamento, coletor 4x2, cabos de vela e velas, o ideal tbm é trocar as juntas do carter por juntas mais resistentes, e também uma barra estabilizadora para diminuir as vibrações do motor. Ajuste o turbo para que começe o ciclo progressivamente a partir dos 3000 ou 4000 giros com uma calibragem de 0.6kg até no máximo 1.0kg. eu recomendo 0.8kg. válvula de alívio é melhor a Blow-off, pois libera mais pressão.

Mas se prepare para dirigir um carro beberrão e violento, rebaixe a suspensão, com molas esportivas mais duras. (+ na frente) e coloque uma embreagem de cerâmica (MUITO DURA) pois se manteres a embreagem original, dentro de 2 meses no máximo voce fritou ela... e coloca uns freios a disco na traseira meo, tu vai precisar! (conselho de amigo)
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Smiley »

Edu !! frente mais invocada q ja vi !!!!!!!!!!
Perfeito mesmo !
Tuning Boy

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Tuning Boy »

deixa eu perguntar,,,,,

esse cabeçote e mexicano ou argentino,,

e o mesmo dos pointer argentinos,,,
edupacheco_br
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por edupacheco_br »

Tuning Boy escreveu:deixa eu perguntar,,,,,

esse cabeçote e mexicano ou argentino,,

e o mesmo dos pointer argentinos,,,


Não tenho certeza, mas deve ser Argentino... mexicano acho que só nos GOLF.
Netto
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Netto »

pauloscrs escreveu:hmmm... :18:

Eu aspiraria, particularmente não gosto muito do jeito que o turbo trabalha.

Mas respondendo sua pergunta. Se voce tiver grana para investir pesado no motor:

Turbo: Não é apenas jogar uma turbina e deu, se quiseres fazer um serviço bem feito, deves mexer em tudo, Bielas e pistões forjados, junta do cabeçote em aço ou titânio, mexer no sistema de arrefecimento do motor (Intercooler) pois estamos falando de um motor quente por natureza, tens que achar um bom mecânico que regule bem o ciclo do ar pelo motor, trocar o escapamento, coletor 4x2, cabos de vela e velas, o ideal tbm é trocar as juntas do carter por juntas mais resistentes, e também uma barra estabilizadora para diminuir as vibrações do motor. Ajuste o turbo para que começe o ciclo progressivamente a partir dos 3000 ou 4000 giros com uma calibragem de 0.6kg até no máximo 1.0kg. eu recomendo 0.8kg. válvula de alívio é melhor a Blow-off, pois libera mais pressão.

Mas se prepare para dirigir um carro beberrão e violento, rebaixe a suspensão, com molas esportivas mais duras. (+ na frente) e coloque uma embreagem de cerâmica (MUITO DURA) pois se manteres a embreagem original, dentro de 2 meses no máximo voce fritou ela... e coloca uns freios a disco na traseira meo, tu vai precisar! (conselho de amigo)


Ola Paulo tudo bem :20:
interessante seu comentario mais tem algumas coisas que eu discordo pistôes e bielas forjadas são otimas escolhas escolhas para motores preparados mais os pistoes e bielas originais tamben aguentam bem o tranco de 0,8kg até 1kg.
eu tenho um amigo que rodava com 1,5kg num g2 1.6 e nunca teve problema pistoes e bielas originais.
junta de cabeçote de titanium??? nunca ouvi falar não seriam valvulas de escape ou admissao de titanium?
e a junta de aço não é tao cara assim.
sistema de arrefecimento do motor seria refrigeração do motor (agua) o intercooler seria para diminuir a temperatura do ar que é enviado a camara de combustão (cilindros)
coletor 4x2???pra que isso se o coletor tem que ser dimencionado para a caixa quente da turbina que é só uma entrada.se vc estava se referindo ao coletor pulsativo que aparenta ter 2 saidas na verdade ele tem uma divisao entre os cilindros para melhorar o fluxo dos gases e diminuir o ''lag'' que é o tempo que a turbina começa a ''trabalhar''.
a junta do carter a original aguenta bem o serviço já que não muda nada no carter alem do retorno de oleo da turbina.
barra estabilizadora como o nome já diz é para estabilizar a suspensao do carro numa curva e em irregularidades no terreno para evitar que por exemplo ao entrar em uma curva com mais velocidade uma roda saia do solo e barra estabilizadora é original nos carros. vc devia estar se referindo a barra anti torção que diminui a torção no chassis do carro o que dimunui as vibrações do motor são os coxins.
valvula de alivio é a waste-gate que controla a pressao dos gases na turbina para controlar a pressao do turbo.
blow off, pop off e valvula de prioridade é basicamente a mesma coisa é a valvula que faz o ''espirro'' quando se está acelerando e a turbina começa a pressurizar essa pressao é enviada a camara de combustão quando se tira o pé do acelerador a borboleta se fecha mais a turbina continua girando e mandando pressao essa valvula serve para liberar essa pressão no ambiente ou na mangueira de captação de ar da turbina no caso dos turbo originais se não tivesse essa valvula a pressao iria frear a turbina diminuindo a vida util dela.
beberao e violento todos os carros preparados são a regra é clara quanto maior a potencia maior o consumo :drinkingdrunk: quem quer preparar o carro já deve estar ciente disso uma coisa interessante sobre isso aconteceu comigo esses dias eu estava com uns amigos e um me perguntou -seu carro faz quanto por litro? eu respondi 1/1. e ele me perguntou se compensava ai eu respondi :mais e a emoção não compensa? silencio total :17: rsrs
e sobre a embreagem de ceramica ela não é tao dura assim a minha é de 700lb e tem quase a mesma pressao da original.

bom espero ter esclarecido algumas duvidas que são frequentes sobre a preparação turbo não sou expert mais no que eu puder ajudar pode contar comigo :20:
Mamãe disse não corra mais do que seu anjo pode voar - resolvi o problema Turbinei meu anjo.

APL Power + Low car = \o/


Em Manutenção...
Desculpem o transtorno estamos em reformas para melhor empurra-los nas vias.
Para o seu conforto nas rodovias SAIA DA MINHA FRENTE!Obrigado
digo.ornelas

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por digo.ornelas »

Vamos lá....

Kit turbo AP transveral R$ 800,00
Turbina biagio c/ refluxo .42 .48 R$850,00
Junta aço R$ 90,00
Carburador 2E, joga essa injeção EFI no quarto da bagunça.... R$250,00
M.O para instalar turbina ,a junta, regular a turbina e o carburador 400,00
Item restantes como mangueira, relogio,óleo e etc... R$300,00

800+850+90+250+400+300= R$2.690,00 + 0,8KG bem acertado = +/- 190cv de pura emoção e alegria....

Dps vc guarda mais uma grana pra colocar embreagem de ceramica( a original se tiver boa dura bem ), uma bomba Bosch 3bar flex, e bastante pneu pq vai fazer mta fumaça kkkkk

Vai de turbo e seja feliz, valvula de alivio( não sei se voces aki do forum ja ouviram falar) serve pra vc meter o pé e não estoura o motor original.... pois a pressão do turbo manterá apenas 0,8kg e vai durar anos o seu motor!!!!

Experiencia de quem tem um logus 1.8T c/ 0,8kg, e 9 anos de preparação e manutenção automotiva....

Aspro para obter 190cv tem q investir +/- uns 10 mil....se tiver bolso vai fundo será mtuuuuu bem investido. pois é uma outra sensação....Turbo é emoção e adrenalina, já o aspro é investimento e satisfação !!!

Abraço...

Ornelas Prepação e Manutenção Automotiva.
Netto
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Netto »

com carburador é mais facil de ajustar mais eu prefiro injetado e se fosse pra escolher um carburador eu escolheria o 3e
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Netto
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Netto »

onde fica sua oficina?
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Erico Rosa
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Erico Rosa »

opa......!!! :1:

estou adorando o nível da conversa!

é assim que podemos aprender mais alguma coisa!! :headbang:
digo.ornelas

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por digo.ornelas »

Minha oficina é no interior de SP... Fica em Taubaté, +/- 50km de Aparecida do Norte...

3e é um excelente carburador porem mtu beberão para o 1.8 com apenas 190cv, eu preferi o 2e para essa cavalaria, o 3e eu recomendo acima de 250cv, ou carro pra anda com mais de 1.5kg...

Ornelas Prepação e Manutenção Automotiva.
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Netto »

digo.ornelas escreveu:Minha oficina é no interior de SP... Fica em Taubaté, +/- 50km de Aparecida do Norte...

3e é um excelente carburador porem mtu beberão para o 1.8 com apenas 190cv, eu preferi o 2e para essa cavalaria, o 3e eu recomendo acima de 250cv, ou carro pra anda com mais de 1.5kg...

Ornelas Prepação e Manutenção Automotiva.


legal ter uma opinião de quem já é experiente no ramo.

eu estou começando agora a mexer com preparados e sei que o caminho é longo e estou a procura de cursos relacionados a essa area apareceu a oportunidade de fazer um mais é em SP o local certo eu ainda não sei mais vou estudar a possibilidade de fazer esse.
proximo onde eu trabalho tem 2 escolas tecnicas de mecenica geral e preparação mais eu não senti firmeza em nenhuma das 2 para fazer o curso.
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digo.ornelas

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por digo.ornelas »

Entao Netto, vc ja tem noção de mecanica ??? um curso de preparação de motores é sempre bom, eu aprendi mta coisa legal, mais oq vale msm é a pratica, eu ja tenho uns 9 anos no ramo de manutenção e outros 4 na preparação, eu fiz um curso em SP, foi bem legal e aproveitador,se voce tiver uma noção de mecanica, vale mtu a pena investir em um curso de sobrealimentação de motores, mas com pessoas experiente, pra te dar varias dicas e esclarecimentos... eu indico a blowercompany e a hwparts !!!!


Voltando ao topico do forum...

Q fim levou o 1.8??? Turbo ou Aspro ????


abraços....oq precisarem estamos ae a disposição....
pauloscrs

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por pauloscrs »

Netto escreveu:
pauloscrs escreveu:hmmm... :18:

Eu aspiraria, particularmente não gosto muito do jeito que o turbo trabalha.

Mas respondendo sua pergunta. Se voce tiver grana para investir pesado no motor:

Turbo: Não é apenas jogar uma turbina e deu, se quiseres fazer um serviço bem feito, deves mexer em tudo, Bielas e pistões forjados, junta do cabeçote em aço ou titânio, mexer no sistema de arrefecimento do motor (Intercooler) pois estamos falando de um motor quente por natureza, tens que achar um bom mecânico que regule bem o ciclo do ar pelo motor, trocar o escapamento, coletor 4x2, cabos de vela e velas, o ideal tbm é trocar as juntas do carter por juntas mais resistentes, e também uma barra estabilizadora para diminuir as vibrações do motor. Ajuste o turbo para que começe o ciclo progressivamente a partir dos 3000 ou 4000 giros com uma calibragem de 0.6kg até no máximo 1.0kg. eu recomendo 0.8kg. válvula de alívio é melhor a Blow-off, pois libera mais pressão.

Mas se prepare para dirigir um carro beberrão e violento, rebaixe a suspensão, com molas esportivas mais duras. (+ na frente) e coloque uma embreagem de cerâmica (MUITO DURA) pois se manteres a embreagem original, dentro de 2 meses no máximo voce fritou ela... e coloca uns freios a disco na traseira meo, tu vai precisar! (conselho de amigo)


Ola Paulo tudo bem :20:
interessante seu comentario mais tem algumas coisas que eu discordo pistôes e bielas forjadas são otimas escolhas escolhas para motores preparados mais os pistoes e bielas originais tamben aguentam bem o tranco de 0,8kg até 1kg.
eu tenho um amigo que rodava com 1,5kg num g2 1.6 e nunca teve problema pistoes e bielas originais.
junta de cabeçote de titanium??? nunca ouvi falar não seriam valvulas de escape ou admissao de titanium?
e a junta de aço não é tao cara assim.
sistema de arrefecimento do motor seria refrigeração do motor (agua) o intercooler seria para diminuir a temperatura do ar que é enviado a camara de combustão (cilindros)
coletor 4x2???pra que isso se o coletor tem que ser dimencionado para a caixa quente da turbina que é só uma entrada.se vc estava se referindo ao coletor pulsativo que aparenta ter 2 saidas na verdade ele tem uma divisao entre os cilindros para melhorar o fluxo dos gases e diminuir o ''lag'' que é o tempo que a turbina começa a ''trabalhar''.
a junta do carter a original aguenta bem o serviço já que não muda nada no carter alem do retorno de oleo da turbina.
barra estabilizadora como o nome já diz é para estabilizar a suspensao do carro numa curva e em irregularidades no terreno para evitar que por exemplo ao entrar em uma curva com mais velocidade uma roda saia do solo e barra estabilizadora é original nos carros. vc devia estar se referindo a barra anti torção que diminui a torção no chassis do carro o que dimunui as vibrações do motor são os coxins.
valvula de alivio é a waste-gate que controla a pressao dos gases na turbina para controlar a pressao do turbo.
blow off, pop off e valvula de prioridade é basicamente a mesma coisa é a valvula que faz o ''espirro'' quando se está acelerando e a turbina começa a pressurizar essa pressao é enviada a camara de combustão quando se tira o pé do acelerador a borboleta se fecha mais a turbina continua girando e mandando pressao essa valvula serve para liberar essa pressão no ambiente ou na mangueira de captação de ar da turbina no caso dos turbo originais se não tivesse essa valvula a pressao iria frear a turbina diminuindo a vida util dela.
beberao e violento todos os carros preparados são a regra é clara quanto maior a potencia maior o consumo :drinkingdrunk: quem quer preparar o carro já deve estar ciente disso uma coisa interessante sobre isso aconteceu comigo esses dias eu estava com uns amigos e um me perguntou -seu carro faz quanto por litro? eu respondi 1/1. e ele me perguntou se compensava ai eu respondi :mais e a emoção não compensa? silencio total :17: rsrs
e sobre a embreagem de ceramica ela não é tao dura assim a minha é de 700lb e tem quase a mesma pressao da original.

bom espero ter esclarecido algumas duvidas que são frequentes sobre a preparação turbo não sou expert mais no que eu puder ajudar pode contar comigo :20:





Bom dia, pois é, obrigado por esclarecer isso pra nós brother, vejo que tu sabe o que tá falando. Até porque eu não entendo grandes coisas de mecânica e tal, meu negocio é pintura (uAEHuaehuaheiuaE). Eu e meu pai, quando tinhamos a oficina de pintura, tinhamos também um passat pointer, turbo, bem feito, só para promoção da oficina, tinha pintura marmorizada, e todos os requintes de pintura (PROPAGANDA NÉ), ele tinha um motor show tbm, mas corriamos com ele todos os fins de semana, por isso, várias vezes ele quebrou pois as juntas não suportavam, mas ele rodava com 2kg de pressão. Infelizmente, tivemos que passa-lo pra frente, e agora estamos com um projeto de fazer um fusca baja, para veloterra.

Obrigado, qualquer dúvida sobre pintura, e preparação de latarias, conte comigo.
Erico Rosa
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Erico Rosa »

colaboração show.....!!!

:drinkingcheers:
Netto
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Netto »

digo.ornelas escreveu:Entao Netto, vc ja tem noção de mecanica ??? um curso de preparação de motores é sempre bom, eu aprendi mta coisa legal, mais oq vale msm é a pratica, eu ja tenho uns 9 anos no ramo de manutenção e outros 4 na preparação, eu fiz um curso em SP, foi bem legal e aproveitador,se voce tiver uma noção de mecanica, vale mtu a pena investir em um curso de sobrealimentação de motores, mas com pessoas experiente, pra te dar varias dicas e esclarecimentos... eu indico a blowercompany e a hwparts !!!!


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Q fim levou o 1.8??? Turbo ou Aspro ????


abraços....oq precisarem estamos ae a disposição....


entao Rodrigo(acho q esse é seu nome né?) eu trabalho a uns 5 anos em mecanica e agora estou me interessando em preparação e vou dar uma pesquisada nesses cursos q vc indicou sim.
valeu pela sugestão.
anota meu msn pra gente trocar umas ideias blz.

netto-fariasgurita@hotmail.com
Editado pela última vez por Netto em 10 Set 2010, 22:08, em um total de 1 vez.
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Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Netto »

eae paulo beleza
entao o q nos pudermos fazer pra ajudar somar sempre é valido
entao anota meu msn q eu tenho umas duvidas sobre pintura e se vc puder me ajudar eu agradeço cara.
netto-fariasgurita@hotmail.com
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Kuinno

Re: TURBINAR OU ASPIRAR?

Mensagem por Kuinno »

Bem, lá vamos noses!

Seguindo meu plano to quase vendendo meu Clio Sedan 1.0 16V gasolina ano 2001 para investir num Logus Wolfs. (leiam minha apresentação)

Daí a ideia endiabrada é preparar o carro (preparação aspro).

Objetivos: extrair entre 80 e 100 cavalos. Considerando que o Loga saía de fábrica com 120CV (álcool) então teremos entre 200CV e 220CV para lixar a BR 101.

Uso: Em estradas, fins de semana, viagens SP-BA, SP-PR. Nada de uso diário. Para o dia-a-dia qualquer pé de chinelo (leia uno, palio, corsa) serve. Além disso potências muito elevadas dificultam a condução no trânsito de cidade grande.

Parâmetros a serem seguidos pelo preparador da bagaça:
-- Extrair entre 80CV e 100 CV
-- Sistema eletrônico de alimentação. Nada de carburadores. (saco ter que limpar e regular.. não é o meu forte) Além disso quero a marcha lenta regular. Pô não estamos dirigindo um Opala (com todo respeito!)
-- Curva de torque x RPM semelhante às BMW 328i 192CV ano 1996 (de passagem observem que o design do Logus lembra um pouco aquelas BMW: Sedan duas portas, faróis largos e quadrados hum... já vi isso em algum lugar.

Preço da brincadeira

Antes quero informar que os preços aqui são exclusivamente da net e inclusive peço ao ajuda ao forum para informar marcas decentes de peças. As especificações dos componentes são vagas. Apenas para cotação. Quem vai definir mesmo é o preparador


Comado de Válvulas Engle 301 Motor AP R$ 580,00 (Engle é bom? Alguém sugere outra marca?)

Kit Pistão AFP WV AP 2.0 8V aspirado R$ 635,31
KIt Pistão IASA WV AP 2.0 8V aspirado R$ 743,34
KIt Pistão MAHLE AP 2.0 8V aspirado R$ 1.000,00 (Mahle eu conheço é bom, outra sugestão?)

Bielas Forjadas SCAT WV AP 144mm R$ 1.508,22
Bielas Forjadas 144mm Powertech MAXROD R$ 1.551,11
Bielas Forjadas Saenz 144mm AP R$ 2.477,79 (Essa foi de lascar, $1.000,00 a mais? Aguardo opinião)

Valvula de Admissão 41mm AP Supertech cada R$ 79,80 (opinem, por favor!)
Válvula de Esacpe 34,3mm AP Inconel cada R$ 119,70 (opinem por, favor!)

Retrabalho Corpo de borboletas R$ 290,00

Kit Injeção eletrônica Fuel Tech ou Nascar de R$ 800,00 a R$ 4.500,00 (depende do projeto)

Coletor de Escape R$ 600,00 (4x2x1 Preço médio da praça São Paulo)
Coletor de admissão R$ não sei, vou pesquisar
Retrabalho no cabeçote R$ Não faço a mínima

Mão de obra do preparador R$ não sei e nem tive coragem de ligar

Outras coisas que eu não sei... escrevam, ué?

Para finalizar, esta brincadeira deve sair por uns R$10K. Estão vendo que seu eu fosse querer mais cavalos teria que ter mais $capim$, né? Então tenho que me contentar com os 80 CV que eu falei ou comprar uma 328i usada por R$ 23.000,00. Mas aí tem que revisar a suspensão, a correia dentada, a bomba d'água, termostática, bicos etc, etc , etc. Daí o $$pasto$$ tem que ser grande ou a vaca vai pro brejo.

Bem, é isso aí pessoal. Abraço a todos.
Responder