Como funciona:
Pela mangueira superior entra a água aquecida do bloco no radiador.
Esta circula no radiador enquanto um desvio no bloco manda água (retorno), para a bomba que aquece a termostática até determinada temperatura (existem modelos álcool e gasolina), e a termostática se abre e gera um "choque térmico" que resfria o bloco "parcialmente", porque a água do radiador esta quente também, mas em uma temperatura um pouco menor.
Então a termostática se fecha (queda na temperatura), o bloco se aquece junto com o radiador (que a temperatura interna sobe depressa), e o cebolão de temperatura (que fica do outro lado do radiador contrário a termostática) aciona a ventoinha.
Na parte superior lateral do bloco onde sai 02 mangueiras (uma para o bloco e outra para a bomba, existem 02 sensores, o superior é o medidor de temperatura do painel, ele é de rosca e com um plug de 02 fios.
Pode ser ele o defeito, radiador entupido, ar no sistema ou vazamento e até problema de junta queimada.
No meu caso era radiador...troquei e resolveu.
