Válvula termostática travada fechada?
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- LuciuS
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Válvula termostática travada fechada?
Queria saber quando ou em que fase que a agua volta para o reservatório pra saber se ela esta circulando normalmente.
Quando saio com o carro a temperatura sobe direto ate +/- os 103°(não da nem uma paradinha nos 90°) ai a ventuinha aciona e cai por volta de 99° e isso em 10mim andando com o carro e fica nisso, sobe a temperatura, aciona a ventuinha, abaixa a temperatura...
Eu acho que o correto era ir trocando a agua ate o ponto que o vento não resolvesse e precisaria da ventuinha.
Será que a válvula termostática esta travada fechada?
Forte abraço
Quando saio com o carro a temperatura sobe direto ate +/- os 103°(não da nem uma paradinha nos 90°) ai a ventuinha aciona e cai por volta de 99° e isso em 10mim andando com o carro e fica nisso, sobe a temperatura, aciona a ventuinha, abaixa a temperatura...
Eu acho que o correto era ir trocando a agua ate o ponto que o vento não resolvesse e precisaria da ventuinha.
Será que a válvula termostática esta travada fechada?
Forte abraço
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Re: Válvula termostática travada fechada?
Não entendo muito, porem acho que se trava fechada tinha fervido seu motor;
nunca vi travar fechada, normalmente trava aberta, porem não sou mecânico nem entendido no assunto, vamos esperar os peritos
nunca vi travar fechada, normalmente trava aberta, porem não sou mecânico nem entendido no assunto, vamos esperar os peritos
- danielrc
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Re: Válvula termostática travada fechada?
vamos por partes,
ventoinha não tem relação com a válvula,
se ela travar fechada, vc vai ter mangueiras e a bomba d'água com vazamentos.
a função da válvula é fazer o motor esquentar mais rápido e proporcionar um desgaste menor das camisas e anéis.
se a ventoinha está disparando em 100° ou o cebolão está estragado ou o painel/sensor está marcando errado.
recomendo vc medir a temperatura com um termômetro, antes de fazer qualquer coisa.
ventoinha não tem relação com a válvula,
se ela travar fechada, vc vai ter mangueiras e a bomba d'água com vazamentos.
a função da válvula é fazer o motor esquentar mais rápido e proporcionar um desgaste menor das camisas e anéis.
se a ventoinha está disparando em 100° ou o cebolão está estragado ou o painel/sensor está marcando errado.
recomendo vc medir a temperatura com um termômetro, antes de fazer qualquer coisa.
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Re: Válvula termostática travada fechada?
Como funciona:
Pela mangueira superior entra a água aquecida do bloco no radiador.
Esta circula no radiador enquanto um desvio no bloco manda água (retorno), para a bomba que aquece a termostática até determinada temperatura (existem modelos álcool e gasolina), e a termostática se abre e gera um "choque térmico" que resfria o bloco "parcialmente", porque a água do radiador esta quente também, mas em uma temperatura um pouco menor.
Então a termostática se fecha (queda na temperatura), o bloco se aquece junto com o radiador (que a temperatura interna sobe depressa), e o cebolão de temperatura (que fica do outro lado do radiador contrário a termostática) aciona a ventoinha.
Na parte superior lateral do bloco onde sai 02 mangueiras (uma para o bloco e outra para a bomba, existem 02 sensores, o superior é o medidor de temperatura do painel, ele é de rosca e com um plug de 02 fios.
Pode ser ele o defeito, radiador entupido, ar no sistema ou vazamento e até problema de junta queimada.
No meu caso era radiador...troquei e resolveu.
Pela mangueira superior entra a água aquecida do bloco no radiador.
Esta circula no radiador enquanto um desvio no bloco manda água (retorno), para a bomba que aquece a termostática até determinada temperatura (existem modelos álcool e gasolina), e a termostática se abre e gera um "choque térmico" que resfria o bloco "parcialmente", porque a água do radiador esta quente também, mas em uma temperatura um pouco menor.
Então a termostática se fecha (queda na temperatura), o bloco se aquece junto com o radiador (que a temperatura interna sobe depressa), e o cebolão de temperatura (que fica do outro lado do radiador contrário a termostática) aciona a ventoinha.
Na parte superior lateral do bloco onde sai 02 mangueiras (uma para o bloco e outra para a bomba, existem 02 sensores, o superior é o medidor de temperatura do painel, ele é de rosca e com um plug de 02 fios.
Pode ser ele o defeito, radiador entupido, ar no sistema ou vazamento e até problema de junta queimada.
No meu caso era radiador...troquei e resolveu.
- LuciuS
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Re: Válvula termostática travada fechada?
Obrigado pelas respostas
Eu tenho uma leve impressão que seja ar, porque o cabeçote eu fiz +/- 2anos o radiador tem uns 3 anos e apartir dai eu só uso aditivo de qualidade(delphi) e tem um vazamento pequeno mas é oleo.
Vamos por partes, vou ver o ar no sistema e estou correndo atras de quem tem um termômetro pra conferir a temperatura e dai efetuar a troca dos sensores.
Eu tenho uma leve impressão que seja ar, porque o cabeçote eu fiz +/- 2anos o radiador tem uns 3 anos e apartir dai eu só uso aditivo de qualidade(delphi) e tem um vazamento pequeno mas é oleo.
Vamos por partes, vou ver o ar no sistema e estou correndo atras de quem tem um termômetro pra conferir a temperatura e dai efetuar a troca dos sensores.
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- danielrc
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Re: Válvula termostática travada fechada?
o ar é fácil, retire o sensor que vai pro painel,
e ligue uma mangueira no reservatório e ligue o carro,
deixe uns 5 a 10 min, que se tiver ar ele vai sair.
e ligue uma mangueira no reservatório e ligue o carro,
deixe uns 5 a 10 min, que se tiver ar ele vai sair.
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Re: Válvula termostática travada fechada?
da uma olhada se ele ta voltando agua no reservatorio se tiver nao e a valvula termostatica depois da pra tu testar a cebola q fica no radiador e so botar um multimetro em continuidade e colocar a cebola numa panela de agua quente com o multimetro ligado nos pinos ele vai ter q apita antes da agua ferver
se nao for tu pega o sensor de temperatura da agua e testa com o multimetro em resistencia e pega os valores na internet dai tu bota na agua e vai vendo se ele vai dando os valores mais ou menos quando a temperatura vai subindo e quanbo começar a ferver tem q dar o valor aprocimado de 100grau
http://oficinamecanicajupiara.blogspot. ... _8536.html aqui tem os valores mas nao acho q seja esse sensor errado
se nao for tu pega o sensor de temperatura da agua e testa com o multimetro em resistencia e pega os valores na internet dai tu bota na agua e vai vendo se ele vai dando os valores mais ou menos quando a temperatura vai subindo e quanbo começar a ferver tem q dar o valor aprocimado de 100grau
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Re: Válvula termostática travada fechada?
amigão explica aiii radiador tem 3 mangueiras a de cima ela que recebe a agua quente do cabeçote ? a do meio ela e do reservatório certo a de baixo e onde ela esta gelada ?
tipo assim tenho um logus turbo a turbina e refrigerada a agua mais não ligei a parte da agua pq não sabia qual a mangueira devo ligar na turbina ???
tipo assim tenho um logus turbo a turbina e refrigerada a agua mais não ligei a parte da agua pq não sabia qual a mangueira devo ligar na turbina ???
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Re: Válvula termostática travada fechada?
Água "fria" mangueira debaixo do radiador.
segue a lei da física, mais quente menos denso em cima, mais frio mais denso em baixo.
segue a lei da física, mais quente menos denso em cima, mais frio mais denso em baixo.
- LuciuS
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Re: Válvula termostática travada fechada?
Galera fiz um teste, ontem sai do trampo e liguei o ar condicionado e fiz um trajeto maior que o normal ate em casa e por surpresa minha a temperatura não saiu dos 90°!!!!! eu não percebi se a ventuinha ligou porque tem pouco semáforos. Hoje fiz o trajeto normalmente e como sempre a ventuinha ligou pouco antes de chegar em casa
Acho que não é valvula termostatica, o que pode ser?
Acho que não é valvula termostatica, o que pode ser?
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- danielrc
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Re: Válvula termostática travada fechada?
acho que a vilã é a ventoinha.
pode estar em curto ou com mal contato.
pode estar em curto ou com mal contato.
- LuciuS
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Re: Válvula termostática travada fechada?
danielrc escreveu:acho que a vilã é a ventoinha.
pode estar em curto ou com mal contato.
Faz sentido porque recentemente troquei a ventuinha completa.
Perguntando pra minha esposa ela me lembrou que antes eu não reclamava da temperatura
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- danielrc
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Re: Válvula termostática travada fechada?
a minha esses dias fez isso comigo, e abri o capô e mexi no fio dela e ela disparou (a minha tb é nova).
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Re: Válvula termostática travada fechada?
Ou está girando ao contrário.........ligaram invertida.
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Re: Válvula termostática travada fechada?
O meu está com um problema parecido, uma vez ou outra o carro esquenta, tem vezes que eu posso ficar com o carro ligado o tempo que quiser e outros a temperatura quase cola e a ventoinha fica ligada durante 30 minutos. E olha que meu carro está com 3 ventoinhas !!!
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Re: Válvula termostática travada fechada?
adpachec escreveu:Ou está girando ao contrário.........ligaram invertida.
Como eu sei a hora que a ventuinha aciona (kk ) verifiquei e ela estava puxando o ar pra dentro do motor. Estou achando que pode ser algum curto ou ligação errada.
Nelson26 escreveu:O meu está com um problema parecido, uma vez ou outra o carro esquenta, tem vezes que eu posso ficar com o carro ligado o tempo que quiser e outros a temperatura quase cola e a ventoinha fica ligada durante 30 minutos. E olha que meu carro está com 3 ventoinhas !!!
no meu caso ele não é intermitente, é sempre a mesma coisa mas se por acaso fizer algo a respeito me mantenha informado porque não quero gastar com cabeçote novamente
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Re: Válvula termostática travada fechada?
Cara, o teu é o terceiro logus que eu vejo com esse mesmo problema, o meu e o do meu amigo daqui também. O meu é intermitente, ora faz ora não faz, mas esse logus do meu amigo é direto. Ele tem que aturar esse calor do rio sem ar condicionado pois o carro andando esquenta até colar o ponteiro e com o carro parado a temperatura baixa !! É uma coisa de doido, o painel está marcando certo, o carro está sem valvula termostática e ainda com um tal de kit verão !! De boa, não consigo entender !!
- danielrc
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Re: Válvula termostática travada fechada?
como meu motor anda numa taxa muito baixa, pois cortei até no bloco quando preparei ele,
se apertar o pé na BR ele esquenta, não esquenta muito pq eu tiro o pé,
no caso de vcs ao menos que alguem super taxou o motor nã pode esquentar,
ou o radiador está com algumas canaletas entupidas, ou a ventoinha esá fraca, ou a bomba d'água está girando em falso,
não tem outra opção é uma das 3,
no caso do defeito estar ligado com o ar, é simples, na cidade o calor do condensador não esquenta tanto a água do radiador como na BR, isso só prova que a ventoinha não está conseguindo retirar todo o calor do radiador.
Nelson, vc colocou as ventoinhas auxiliares pra girar em qual sentido?
se apertar o pé na BR ele esquenta, não esquenta muito pq eu tiro o pé,
no caso de vcs ao menos que alguem super taxou o motor nã pode esquentar,
ou o radiador está com algumas canaletas entupidas, ou a ventoinha esá fraca, ou a bomba d'água está girando em falso,
não tem outra opção é uma das 3,
no caso do defeito estar ligado com o ar, é simples, na cidade o calor do condensador não esquenta tanto a água do radiador como na BR, isso só prova que a ventoinha não está conseguindo retirar todo o calor do radiador.
Nelson, vc colocou as ventoinhas auxiliares pra girar em qual sentido?