Tampa do reservatório de expansão
Moderador: Moderadores
-
- Montador
- Cor do Veículo: [preencher com a cor do carro]
- Ano: -----
- Contato:
Tampa do reservatório de expansão
Boa noite, galera!
Eu estava com um problema crônico com o Azulão. Sempre que funcionava ele pela manhã, a temperatura da água passava dos 100° até acionar a ventoinha do radiador, daí baixava para 92° e estabilizava. Já havia feito de tudo para resolver esse problema (limpeza do sistema de água, aditivo, tirar o ar do sistema, etc) e nada. Hoje fui abastecer o nível de água do reservatório de expansão e resolvi examinar a tampa do reservatório. Mexi naquelas válvulas que ficam o interior da tampa (dei uns apertos nas válvulas). Bem, depois de mexer na tampa, completei o nível da água, fechei a tampa e voilá!! Quando a temperatura chegou em 92° acionou a ventoinha do radiador!!!! Bingo!!!!!
Nos próximos dias vou comprar uma tampa nova essa vai dar problema de novo (de qualidade, se possível original, como essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426474177-tampa-reservatorio-expanso-gol-santana-logus-pointer-_JM).
Quando fizerem uma revisão no sistema de arrefecimento, não se esqueçam de trocar a tampa do reservatório de expansão, é baratinho e pode causar um grande problema.
Fica a dica para todos que tenham um problema semelhante.
Abraços
Eu estava com um problema crônico com o Azulão. Sempre que funcionava ele pela manhã, a temperatura da água passava dos 100° até acionar a ventoinha do radiador, daí baixava para 92° e estabilizava. Já havia feito de tudo para resolver esse problema (limpeza do sistema de água, aditivo, tirar o ar do sistema, etc) e nada. Hoje fui abastecer o nível de água do reservatório de expansão e resolvi examinar a tampa do reservatório. Mexi naquelas válvulas que ficam o interior da tampa (dei uns apertos nas válvulas). Bem, depois de mexer na tampa, completei o nível da água, fechei a tampa e voilá!! Quando a temperatura chegou em 92° acionou a ventoinha do radiador!!!! Bingo!!!!!
Nos próximos dias vou comprar uma tampa nova essa vai dar problema de novo (de qualidade, se possível original, como essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426474177-tampa-reservatorio-expanso-gol-santana-logus-pointer-_JM).
Quando fizerem uma revisão no sistema de arrefecimento, não se esqueçam de trocar a tampa do reservatório de expansão, é baratinho e pode causar um grande problema.
Fica a dica para todos que tenham um problema semelhante.
Abraços
Azulão - a transformação, breve ...
Fotos:
viewtopic.php?f=2&t=2267
http://logusepointer.blogspot.com/2011/ ... taele.html
Fotos:
viewtopic.php?f=2&t=2267
- Puchalski
- Moderador
- Modelo: Logus GLSi 2.0
- Cor do Veículo: Cinza
- Ano: 1994
- Estado: Rio Grande do Sul
- Contato:
-
- Estagiário
- Cor do Veículo:
- Contato:
Re: Tampa do reservatório de expansão
No meu também ja aconteceu isso, a tampa não segurava pressão e por não usar aditivo fazia o motor sempre bater os 100°, troquei a tampa limpei o sistema de arrefecimento, adicionei aditivo e troquei a válvula termostática que estava travada aberta, agora o ponteiro chega um pouco acima do risco do meio (92°) liga a ventoinha, desce pouco abaixo do risco do meio (87°) e fica nessa faixa de temperatura, alem de ter ficado mais econômico, ja que antes demorava a atingir a temperatura de funcionamento trabalhando frio na maior parte do tempo (trechos curtos).
- Valdir Sobral
- Administrador
- Modelo: Logus GL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1996
- Estado: São Paulo
- Contato:
Boa dica, Jota!
Xi...já tive um problemão com esse negócio de tampa do reservatório de água:
Troquei a tampa (marcas diferentes = continuou a vazar e a temperatura a subir).
Troquei a marca (mesma marca = mesmo problema).
Troquei o reservatório, lavei todo o sistema, coloquei o monoetilenoglicol (aquele líquido de arrefecimento) e ficou joinha.
Abrz,
Xi...já tive um problemão com esse negócio de tampa do reservatório de água:
Troquei a tampa (marcas diferentes = continuou a vazar e a temperatura a subir).
Troquei a marca (mesma marca = mesmo problema).
Troquei o reservatório, lavei todo o sistema, coloquei o monoetilenoglicol (aquele líquido de arrefecimento) e ficou joinha.
Abrz,
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
-
- Mecânico
- Modelo:
- Cor do Veículo:
- Estado: Rio de Janeiro
- Contato:
meu radiador estourou por causa dessa maldita uma vez e pela pouca experiência na época tmb, RSRSRS ^^
abs. Ramon.
abs. Ramon.
-
- Montador
- Contato:
Tampa trocada (marca Click - recomendada pelo meu mecânico - custou a "fortuna" de R$ 7,00), vou acompanhar os próximos dias, num primeiro momento tudo normal.
Azulão - a transformação, breve ...
Fotos:
viewtopic.php?f=2&t=2267
Fotos:
viewtopic.php?f=2&t=2267
- LuciuS
- Mecânico
- Modelo: Logus GLS 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Estado: Paraná
- Contato:
Com o meu acontece igualzinho, ja troquei cebolão, valvula termostatica e fiz a limpeza do sistema com adição de aditivo(3L agua x 2L adit). E hoje a luz da temperatura acendeu porque a ventuinha parou de funcionar, quando abri o capô notei que a tampa esta com vazamento de pressão. , essa semana vou passar na concessionaria e comprar um tampa nova.
Obrigado pela dica!!!
Obrigado pela dica!!!
[img=center]http://i635.photobucket.com/albums/uu80/luciusblecha/Logus/assinatura_logus_2.jpg[/img]Garagem: viewtopic.php?f=31&t=4009
- LuciuS
- Mecânico
- Cor do Veículo:
- Contato:
LuciuS escreveu:Com o meu acontece igualzinho, ja troquei cebolão, valvula termostatica e fiz a limpeza do sistema com adição de aditivo(3L agua x 2L adit). E hoje a luz da temperatura acendeu porque a ventuinha parou de funcionar, quando abri o capô notei que a tampa esta com vazamento de pressão. , essa semana vou passar na concessionaria e comprar um tampa nova.
Obrigado pela dica!!!
No dia que acendeu a luz da temperatura foi a junta do cabeçote que foi pro pau(resolvido). Como dito anteriormente eu tinha trocado a válvula termostática mas o mecanico viu que o carro estava "esquisito" e verificou essa peça que nem marca tinha de tão vagabunda, ele disse que diminuiria a temperatura, mas não foi isso que aconteceu. Trocado o reservatório e a tampa e mais aditivo só que a temperatura esta subindo, ele ainda anda na faixa de 100°C, e sobe rapidinho com menos de 5mim ja esta em 90°C.
Minha ultima tentativa é ir no eletricista e verificar os sensores e o painel.
abrass
[img=center]http://i635.photobucket.com/albums/uu80/luciusblecha/Logus/assinatura_logus_2.jpg[/img]Garagem: viewtopic.php?f=31&t=4009
- danielrc
- Moderador
- Modelo: Logus GLi 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1995
- Estado: Goiás
- Contato:
LuciuS escreveu:LuciuS escreveu:Com o meu acontece igualzinho, ja troquei cebolão, valvula termostatica e fiz a limpeza do sistema com adição de aditivo(3L agua x 2L adit). E hoje a luz da temperatura acendeu porque a ventuinha parou de funcionar, quando abri o capô notei que a tampa esta com vazamento de pressão. , essa semana vou passar na concessionaria e comprar um tampa nova.
Obrigado pela dica!!!
No dia que acendeu a luz da temperatura foi a junta do cabeçote que foi pro pau(resolvido). Como dito anteriormente eu tinha trocado a válvula termostática mas o mecanico viu que o carro estava "esquisito" e verificou essa peça que nem marca tinha de tão vagabunda, ele disse que diminuiria a temperatura, mas não foi isso que aconteceu. Trocado o reservatório e a tampa e mais aditivo só que a temperatura esta subindo, ele ainda anda na faixa de 100°C, e sobe rapidinho com menos de 5mim ja esta em 90°C.
abrass
se está subindo rápido é sinal que a válvula termostática está funcionando,
mas ela pode estar travando.
- LuciuS
- Mecânico
- Cor do Veículo:
- Contato:
danielrc escreveu:LuciuS escreveu:LuciuS escreveu:Com o meu acontece igualzinho, ja troquei cebolão, valvula termostatica e fiz a limpeza do sistema com adição de aditivo(3L agua x 2L adit). E hoje a luz da temperatura acendeu porque a ventuinha parou de funcionar, quando abri o capô notei que a tampa esta com vazamento de pressão. , essa semana vou passar na concessionaria e comprar um tampa nova.
Obrigado pela dica!!!
abrass
se está subindo rápido é sinal que a válvula termostática está funcionando,
mas ela pode estar travando.
Realmente mas ela não deveria ficar na faixa de 100/110°C. Esse final de semana pegamos a estrada e o mais engraçado é que a temperatura não baixava dos 110°C, algumas vezes nas cidades dava uma baixadinha e logo depois subia.
Então amanha vou levar ele novamente e pedir pra verificar essa "válvula termostática" que ele colocou e fazer uma pesquisa dos sensores pra provavelmente troca-los.
Outra coisa, desde quando peguei o carro constatei que tem uma marca de óleo no ponteiro da temperatura, será que pode ser o painel?
abrass
- LuciuS
- Mecânico
- Cor do Veículo:
- Contato:
Realmente mas ela não deveria ficar na faixa de 100/110°C. Esse final de semana pegamos a estrada e o mais engraçado é que a temperatura não baixava dos 110°C, algumas vezes nas cidades dava uma baixadinha e logo depois subia.
Então amanha vou levar ele novamente e pedir pra verificar essa "válvula termostática" que ele colocou e fazer uma pesquisa dos sensores pra provavelmente troca-los.
Outra coisa, desde quando peguei o carro constatei que tem uma marca de óleo no ponteiro da temperatura, será que pode ser o painel?
abrass
[desculpa pela demora na resposta]
então a temperatura esta normal, ficando nos 90°C e subindo somente quando pego muito transito. Quando fiz o motor eu peguei o carro numa sexta e viajei no domingo, ficou a semana inteira com o problema de temperatura ai no sabado tive que pegar o carro de manha e sair rapidinho(eu costumava deixar o carro esquentar uns minutinhos a 2000 giros) e num é que a temperatura ficou perfeita! O eletroventilador armando um pouco antes do 100°C.
Eu ainda não tive $$$tempo$$$ pra ver os sensores e painel. Mas acho que é painel porque de vez em quando o ponteiro da gasolina fica maluco.
Abrass
-
- Estagiário
- Contato:
Só uma dúvida...
o normal o normal do meu carro é armar a ventoinha antes dos 90º...quando estou dentro da cidade dá pra ver nitidamente quando o ponteiro se aproxima dos 90º e a ventoinha dispara, assim reduzindo a temperatura pra cerca de 85º.
Porém, quando o dia ta muito quente(hora do almoço) e estou na rodovia, quando piso forte no acelerador e ando em alta rotação o ponteiro da temperatura passa dos 90º, e as vezes chega até perto dos 100º. Dá pra notar que a ventoinha está funcionando, porém o carro não abaixa dos 90º. E isso só ocorre quando o sol ta muito forte...quando viajo a noite por exemplo isso não ocorre.
Isso é normal ou devo me preocupar? Corre o risco de queimar a junta do cabeçote a menos de 100º?
obs: meu carro é 1.8 cli gasolina e não tem válvula termostática.
o normal o normal do meu carro é armar a ventoinha antes dos 90º...quando estou dentro da cidade dá pra ver nitidamente quando o ponteiro se aproxima dos 90º e a ventoinha dispara, assim reduzindo a temperatura pra cerca de 85º.
Porém, quando o dia ta muito quente(hora do almoço) e estou na rodovia, quando piso forte no acelerador e ando em alta rotação o ponteiro da temperatura passa dos 90º, e as vezes chega até perto dos 100º. Dá pra notar que a ventoinha está funcionando, porém o carro não abaixa dos 90º. E isso só ocorre quando o sol ta muito forte...quando viajo a noite por exemplo isso não ocorre.
Isso é normal ou devo me preocupar? Corre o risco de queimar a junta do cabeçote a menos de 100º?
obs: meu carro é 1.8 cli gasolina e não tem válvula termostática.
- emerson
- Montador
- Modelo: Pointer CLi 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1994
- Estado: São Paulo
- Contato:
Em relação a tampa do reservatório,fiquei sabendo que ela vinha com defeito de fabrica(as originais)também troquei varias coisas,mas era só trocar a tampa,agora ta tudo certo.
nós só sabemos se vai dar certo TENTANDO...