Tampa do reservatório de expansão

Area destinada a sugestoes e duvidas sobre mecânica e modificações

Moderador: Moderadores

Responder
jotaele99
Montador
Montador
Cor do Veículo: [preencher com a cor do carro]
Ano: -----
Contato:

Tampa do reservatório de expansão

Mensagem por jotaele99 »

Boa noite, galera!

Eu estava com um problema crônico com o Azulão. Sempre que funcionava ele pela manhã, a temperatura da água passava dos 100° até acionar a ventoinha do radiador, daí baixava para 92° e estabilizava. Já havia feito de tudo para resolver esse problema (limpeza do sistema de água, aditivo, tirar o ar do sistema, etc) e nada. Hoje fui abastecer o nível de água do reservatório de expansão e resolvi examinar a tampa do reservatório. Mexi naquelas válvulas que ficam o interior da tampa (dei uns apertos nas válvulas). Bem, depois de mexer na tampa, completei o nível da água, fechei a tampa e voilá!! Quando a temperatura chegou em 92° acionou a ventoinha do radiador!!!! Bingo!!!!!

Nos próximos dias vou comprar uma tampa nova essa vai dar problema de novo (de qualidade, se possível original, como essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426474177-tampa-reservatorio-expanso-gol-santana-logus-pointer-_JM).

Quando fizerem uma revisão no sistema de arrefecimento, não se esqueçam de trocar a tampa do reservatório de expansão, é baratinho e pode causar um grande problema.

Fica a dica para todos que tenham um problema semelhante.

Abraços

Puchalski
Moderador
Moderador
Modelo: Logus GLSi 2.0
Cor do Veículo: Cinza
Ano: 1994
Estado: Rio Grande do Sul
Contato:

Re: Tampa do reservatório de expansão

Mensagem por Puchalski »

Boa dica!
LOGUS GLSi 94/94
Imagem
juliano1909
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por juliano1909 »

No meu também ja aconteceu isso, a tampa não segurava pressão e por não usar aditivo fazia o motor sempre bater os 100°, troquei a tampa limpei o sistema de arrefecimento, adicionei aditivo e troquei a válvula termostática que estava travada aberta, agora o ponteiro chega um pouco acima do risco do meio (92°) liga a ventoinha, desce pouco abaixo do risco do meio (87°) e fica nessa faixa de temperatura, alem de ter ficado mais econômico, ja que antes demorava a atingir a temperatura de funcionamento trabalhando frio na maior parte do tempo (trechos curtos).
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Estado: São Paulo
Contato:

Mensagem por Valdir Sobral »

Boa dica, Jota!

Xi...já tive um problemão com esse negócio de tampa do reservatório de água:

Troquei a tampa (marcas diferentes = continuou a vazar e a temperatura a subir).

Troquei a marca (mesma marca = mesmo problema).

Troquei o reservatório, lavei todo o sistema, coloquei o monoetilenoglicol (aquele líquido de arrefecimento) e ficou joinha.

Abrz,
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
zitogli
Mecânico
Mecânico
Modelo:
Cor do Veículo:
Estado: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por zitogli »

meu radiador estourou por causa dessa maldita uma vez e pela pouca experiência na época tmb, RSRSRS ^^

abs. Ramon.
jotaele99
Montador
Montador
Contato:

Mensagem por jotaele99 »

Tampa trocada (marca Click - recomendada pelo meu mecânico - custou a "fortuna" de R$ 7,00), vou acompanhar os próximos dias, num primeiro momento tudo normal.
LuciuS
Mecânico
Mecânico
Modelo: Logus GLS 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Estado: Paraná
Contato:

Mensagem por LuciuS »

Com o meu acontece igualzinho, ja troquei cebolão, valvula termostatica e fiz a limpeza do sistema com adição de aditivo(3L agua x 2L adit). E hoje a luz da temperatura acendeu porque a ventuinha parou de funcionar, quando abri o capô notei que a tampa esta com vazamento de pressão. , essa semana vou passar na concessionaria e comprar um tampa nova.

Obrigado pela dica!!! :20:
[img=center]http://i635.photobucket.com/albums/uu80/luciusblecha/Logus/assinatura_logus_2.jpg[/img]Garagem: viewtopic.php?f=31&t=4009
LuciuS
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por LuciuS »

LuciuS escreveu:Com o meu acontece igualzinho, ja troquei cebolão, valvula termostatica e fiz a limpeza do sistema com adição de aditivo(3L agua x 2L adit). E hoje a luz da temperatura acendeu porque a ventuinha parou de funcionar, quando abri o capô notei que a tampa esta com vazamento de pressão. , essa semana vou passar na concessionaria e comprar um tampa nova.

No dia que acendeu a luz da temperatura foi a junta do cabeçote que foi pro pau(resolvido). Como dito anteriormente eu tinha trocado a válvula termostática mas o mecanico viu que o carro estava "esquisito" e verificou essa peça que nem marca tinha de tão vagabunda, ele disse que diminuiria a temperatura, mas não foi isso que aconteceu. Trocado o reservatório e a tampa e mais aditivo só que a temperatura esta subindo, ele ainda anda na faixa de 100°C, e sobe rapidinho com menos de 5mim ja esta em 90°C.
Minha ultima tentativa é ir no eletricista e verificar os sensores e o painel.
abrass
[img=center]http://i635.photobucket.com/albums/uu80/luciusblecha/Logus/assinatura_logus_2.jpg[/img]Garagem: viewtopic.php?f=31&t=4009
danielrc
Moderador
Moderador
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Estado: Goiás
Contato:

Mensagem por danielrc »

LuciuS escreveu:
LuciuS escreveu:Com o meu acontece igualzinho, ja troquei cebolão, valvula termostatica e fiz a limpeza do sistema com adição de aditivo(3L agua x 2L adit). E hoje a luz da temperatura acendeu porque a ventuinha parou de funcionar, quando abri o capô notei que a tampa esta com vazamento de pressão. , essa semana vou passar na concessionaria e comprar um tampa nova.

No dia que acendeu a luz da temperatura foi a junta do cabeçote que foi pro pau(resolvido). Como dito anteriormente eu tinha trocado a válvula termostática mas o mecanico viu que o carro estava "esquisito" e verificou essa peça que nem marca tinha de tão vagabunda, ele disse que diminuiria a temperatura, mas não foi isso que aconteceu. Trocado o reservatório e a tampa e mais aditivo só que a temperatura esta subindo, ele ainda anda na faixa de 100°C, e sobe rapidinho com menos de 5mim ja esta em 90°C.
abrass

se está subindo rápido é sinal que a válvula termostática está funcionando,
mas ela pode estar travando.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
LuciuS
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por LuciuS »

danielrc escreveu:
LuciuS escreveu:

abrass

se está subindo rápido é sinal que a válvula termostática está funcionando,
mas ela pode estar travando.

Realmente mas ela não deveria ficar na faixa de 100/110°C. Esse final de semana pegamos a estrada e o mais engraçado é que a temperatura não baixava dos 110°C, algumas vezes nas cidades dava uma baixadinha e logo depois subia.
Então amanha vou levar ele novamente e pedir pra verificar essa "válvula termostática" que ele colocou e fazer uma pesquisa dos sensores pra provavelmente troca-los.
Outra coisa, desde quando peguei o carro constatei que tem uma marca de óleo no ponteiro da temperatura, será que pode ser o painel?
abrass
LuciuS
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por LuciuS »

Realmente mas ela não deveria ficar na faixa de 100/110°C. Esse final de semana pegamos a estrada e o mais engraçado é que a temperatura não baixava dos 110°C, algumas vezes nas cidades dava uma baixadinha e logo depois subia.
Então amanha vou levar ele novamente e pedir pra verificar essa "válvula termostática" que ele colocou e fazer uma pesquisa dos sensores pra provavelmente troca-los.
Outra coisa, desde quando peguei o carro constatei que tem uma marca de óleo no ponteiro da temperatura, será que pode ser o painel?
abrass

[desculpa pela demora na resposta]
então a temperatura esta normal, ficando nos 90°C e subindo somente quando pego muito transito. Quando fiz o motor eu peguei o carro numa sexta e viajei no domingo, ficou a semana inteira com o problema de temperatura ai no sabado tive que pegar o carro de manha e sair rapidinho(eu costumava deixar o carro esquentar uns minutinhos a 2000 giros) e num é que a temperatura ficou perfeita! :3: O eletroventilador armando um pouco antes do 100°C. :20:
Eu ainda não tive $$$tempo$$$ pra ver os sensores e painel. Mas acho que é painel porque de vez em quando o ponteiro da gasolina fica maluco.
Abrass
Lex
Estagiário
Estagiário
Contato:

Mensagem por Lex »

Só uma dúvida...
o normal o normal do meu carro é armar a ventoinha antes dos 90º...quando estou dentro da cidade dá pra ver nitidamente quando o ponteiro se aproxima dos 90º e a ventoinha dispara, assim reduzindo a temperatura pra cerca de 85º.
Porém, quando o dia ta muito quente(hora do almoço) e estou na rodovia, quando piso forte no acelerador e ando em alta rotação o ponteiro da temperatura passa dos 90º, e as vezes chega até perto dos 100º. Dá pra notar que a ventoinha está funcionando, porém o carro não abaixa dos 90º. E isso só ocorre quando o sol ta muito forte...quando viajo a noite por exemplo isso não ocorre.
Isso é normal ou devo me preocupar? Corre o risco de queimar a junta do cabeçote a menos de 100º?
obs: meu carro é 1.8 cli gasolina e não tem válvula termostática.
emerson
Montador
Montador
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1994
Estado: São Paulo
Contato:

Mensagem por emerson »

Em relação a tampa do reservatório,fiquei sabendo que ela vinha com defeito de fabrica(as originais)também troquei varias coisas,mas era só trocar a tampa,agora ta tudo certo.
nós só sabemos se vai dar certo TENTANDO...
Responder