FILTRO ESPORTIVO

Area destinada a sugestoes e duvidas sobre mecânica e modificações

Moderador: Moderadores

Responder
marcelo parússolo
Montador
Montador
Cor do Veículo: [preencher com a cor do carro]
Ano: -----
Contato:

FILTRO ESPORTIVO

Mensagem por marcelo parússolo »

Galerinha,um mecanico disse pra mim que foi a uma palestra sobre mecânica e peças etc e tal em são paulo e,me disse que nesta palestra,falaram sobre o filtro de ar esportivo:
Segundo os palestrantes,o "filtro esportivo,prejudica o motor,uma vez que seus "poros" são maiores e,portanto,facilita a entrada de sujeira no motor."
Fiquei preocupado,pois o meu tem esse filtro,ele é legalzim,faz um barulho legal e,me parece que o carro fica um pouco + economico e minima coisa mais ágil,segundo o que eu li,um filtro desses dá de 2 a 5 cavalos a mais pro carango....dependendo do filtro...

O LOGÃO tá me FALINDOOOOO!!!!!!!!!!!!!
Fabio Braga santos
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Re: FILTRO ESPORTIVO

Mensagem por Fabio Braga santos »

Fala aí meu querido!É verdade,que ele trás alguma melhora para o desempenho sim,para o consumo não!E trás também,consequências ao motor,tipo:Ele permite,maior passagem de ar e também poeiras(particulas suspensas no ar).Causando danos ao seus cilindros(as camisas do motor).E tem também,outro detalhe,sabe aquela mangueira que sai da parte de cima do teu motor(suspiro de óleo),ela serve,para ajudar a lubrificar a parte de cima do seu motor,através dos gases expelidos pelo óleo.Normalmente,quando se coloca esse filtro esportivo,perde-se essa lubrificação.Fazendo que,o motor trabalhe mais seco na parte superior dos cilindros,ocasionando,desgaste prematuro dos anéis de segmentos e a quebra dos mesmos.Espero poder ter ajudado.ABÇOS!!!!!!!!ASS:VWNAVEIA!!!!!!
Rick
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por Rick »

Soh tem fera no clube :nx: todos de parabéns.
marcelo parússolo
Montador
Montador
Contato:

Vlw mesmo,acho que irei tirar o meu viu,parece que num compensa naum...
:beavisbutthead: :wrench:
Crazy Eyes
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por Crazy Eyes »

O filtro esportivo, se estiver instalado em um lugar bom (não muito quente) eu acho que não traz nenhum malefício nem benefício. A não ser o ronco esportivo e a vantagem de ser lavável. Tá certo que ele não filtre tanto igual os de papel mas tambem depende da marca do filtro. Se for um K&N ou até um RaceChrome acho que não terá problemas de sujeira no motor, e o ganho de potencia é muito pouco quase imperceptível.
Pointer 1.8 GLi
emerson_cavalcante
Mecânico
Mecânico
Modelo: Logus Wolfsburg Edition 2.0
Cor do Veículo: Azul
Ano: 1995
Estado: Alagoas
Contato:

Mensagem por emerson_cavalcante »

ai pessoal um video que axei na net explicando umas coisas sobre filtro esportivo o rum que nao da pra entender muita coisa...

eu tbm estou nesse dilema... mas sem muitas alternativas... ja que aspirei o motor do me logus... o filtro de ar original nao suporta... ai terei que mexer... ai vem a duvida... qual o mais indicado pra por?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VdVNrsQtLcY&feature=player_embedded[/youtube]
Emerson Cavalcante - Maceió_AL

"O homem que trabalha somente pelo que recebe, não merece ser pago pelo que faz."

Cada Um Vive Sua Própria Realidade, com seus Próprios Valores no seu Próprio Mundo..
.
Tony Cezar
Administrador
Administrador
Cor do Veículo: Azul Nobre Perolizado
Estado: Bahia
Contato:

Mensagem por Tony Cezar »

emerson_cavalcante escreveu:ai pessoal um video que axei na net explicando umas coisas sobre filtro esportivo o rum que nao da pra entender muita coisa...

eu tbm estou nesse dilema... mas sem muitas alternativas... ja que aspirei o motor do me logus... o filtro de ar original nao suporta... ai terei que mexer... ai vem a duvida... qual o mais indicado pra por?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VdVNrsQtLcY&feature=player_embedded[/youtube]

Basicamente, é uma propaganda dos filtros da SIMOTA, que suportou até 140º C de temperatura sem se deformar. Fala que o uso do filtro é algo essencial no sistema de admissão do motor. Segundo o fabricante, o uso do filtro pode dar um ganho de médio de potência de 8 a 12 HP (CV). No primeiro caso, Audi 1.8 Turbo, afirmam ter conseguido ganho de 32 HP apenas com o uso do filtro. No último caso, numa versão do nosso Corsa, o ganho foi de apenas 8,1 HP. Ou seja, isso depende muito da preparação do motor.
Tony Cezar

Volkswagen Logus Wolfsburg Edition 2000i "GoldenEye"
Odômetro: 83.747 Km (em restauração há 908 dias) 20/07/2013

Garagem: viewtopic.php?f=2&t=4917
Como hospedar imagens: viewtopic.php?f=2&t=38
emerson_cavalcante
Mecânico
Mecânico
Contato:

Tony Cezar escreveu:
emerson_cavalcante escreveu:ai pessoal um video que axei na net explicando umas coisas sobre filtro esportivo o rum que nao da pra entender muita coisa...

Basicamente, é uma propaganda dos filtros da SIMOTA, que suportou até 140º C de temperatura sem se deformar. Fala que o uso do filtro é algo essencial no sistema de admissão do motor. Segundo o fabricante, o uso do filtro pode dar um ganho de médio de potência de 8 a 12 HP (CV). No primeiro caso, Audi 1.8 Turbo, afirmam ter conseguido ganho de 32 HP apenas com o uso do filtro. No último caso, numa versão do nosso Corsa, o ganho foi de apenas 8,1 HP. Ou seja, isso depende muito da preparação do motor.

é isso ai tony... valew...

agora vem a grende pergunta... no meu caso motor 2.0 aspirado... qual o melhor filtro a usar? nessa parte eu nao entendo muito...

"O homem que trabalha somente pelo que recebe, não merece ser pago pelo que faz."

Cada Um Vive Sua Própria Realidade, com seus Próprios Valores no seu Próprio Mundo..
.
emerson_cavalcante
Mecânico
Mecânico
Contato:

mais artigos sobre filtro esportivo....
fonte(http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 3580.shtml)

Um dos acessórios mais procurados no mundo de preparação são os filtros de ar esportivos, que prometem melhorar o desempenho de maneira barata e sem grandes alterações no motor. Entre os modelos à venda está o Kit Air Cool, da Race Chrome, que custa 220 reais*. Disponível para alguns modelos das linhas GM, VW, Ford e Peugeot, o kit oferece como diferencial a generosa promessa de aumentar a potência do motor em cerca de 8%.

Para saber se o filtro esportivo melhora mesmo o fôlego do motor, levamos o Air Cool para uma prova rápida na oficina de preparação Dynos Race, que possui um dinamômetro homologado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Usando um Celta 1.0 flex 2008 1.0 abastecido com álcool, colocamos o carro sobre o dinamômetro e aferimos sua potência. Na primeira avaliação, atingimos 70,5 cv com um torque de 9,2 mkgf, efetuando duas medições – ou puxadas, como dizem os preparadores –, sempre acompanhadas pelo engenheiro Gilberto Colevoti, um dos técnicos da Dynos.

O teste foi acompanhado também pela equipe Race Chrome, que depois instalou o filtro esportivo no Celta. Vale ressaltar que se trata de um kit de fácil manuseio, sendo possível até mesmo o motorista instalá-lo, usando apenas ferramentas comuns e seguindo o manual de instruções. Com o Air Cool já colocado, realizamos outras quatro puxadas e chegamos a 72,6 cv de potência, com o mesmo torque de 9,2 mkgf. O resultado final foi de apenas 3% de melhoria, longe dos 8% prometidos. Pelo menos o kit trouxe uma ligeira vantagem no torque em baixa rotação, pois os 9,2 mkgf foram atingidos a 2 800 rpm, contra as 3 200 rpm do primeiro teste.

No kit, o consumidor encontra duas mangueiras de silicone, quatro abraçadeiras e um elemento filtrante com duplo tecido (poliéster e algodão cirúrgico). Segundo a empresa, o produto tem durabilidade de 100 000 quilômetros, sendo necessário lavá-lo a cada 10 000 quilômetros.

--------------------------------------------------------------------------------

CUMPRE O QUE PROMETE?
Em partes. O produto prometia um aumento de cerca de 8%. No teste do dinamômetro, a melhoria não passou de 3%.

Teste sem o Air Cool
Potência: 70,5 cv
Torque: 9,2 mkgf

Com o Air Cool
Potência: 72,6
Torque: 9,2 mkgf

.
roberto cesar
Estagiário
Estagiário
Contato:

Mensagem por roberto cesar »

E ai Marcelo, sou retificador e vou dar um exemplo pra vc entender melhor. É como se vc estivesse numa estufa pintando seu carango,e no meio do serviço vc tirasse a máscara profissional (respirador próprio para pintores) e colocasse no rosto um pedaço de mosquiteiro (aquelas telinhas de berço de bebê contra pernilongos), e então, qual seria melhor pra sua saúde? Espero ter ajudado.
Tony Cezar
Administrador
Administrador
Cor do Veículo: Azul Nobre Perolizado
Estado: Bahia
Contato:

Mensagem por Tony Cezar »

roberto cesar escreveu:E ai Marcelo, sou retificador e vou dar um exemplo pra vc entender melhor. É como se vc estivesse numa estufa pintando seu carango,e no meio do serviço vc tirasse a máscara profissional (respirador próprio para pintores) e colocasse no rosto um pedaço de mosquiteiro (aquelas telinhas de berço de bebê contra pernilongos), e então, qual seria melhor pra sua saúde? Espero ter ajudado.

Muito boa explicação. Melhor que isso, impossível. ;)
Tony Cezar

Volkswagen Logus Wolfsburg Edition 2000i "GoldenEye"
Odômetro: 83.747 Km (em restauração há 908 dias) 20/07/2013

Garagem: viewtopic.php?f=2&t=4917
Como hospedar imagens: viewtopic.php?f=2&t=38
marcelo parússolo
Montador
Montador
Contato:

já faz uns dias,eskeci de falar pra vcs,eu decidi por tirar o filtro e colocar o original mesmo,sei lá,por via das duvidas né....
chelsysGTI
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por chelsysGTI »

Hola!! eu tenho um filtro K&N colocado na gaveta original, el motor se siente mas suelto, no es grande diferenca pero acrescenta mais um ponto a favor, foto...

Imagem

Imagem

Eu recomendo...Saludos
Responder