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atuador de marcha lenta
Enviado: 05 Set 2014, 23:11
por mspagiari
Pessoal, o responsavel pela marcha lenta irregular foi encontrado pelo mecanico, o atuador de marcha lenta... mas ele falou q é dificil de achar, porem achei no ml a partir de 70 dilmas...
Pior q o carro começou a morrer do nada... devido a essa peça e ficou com marcha lenta bem baixa... antes tava alta...
Tem como tirar e limpar o atuador ou testar? o plug do chicotinho ta quebrado, mas ainda encaixa no atuador... será q pode ser mal contato do plug? como faço para testar?
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 06 Set 2014, 18:24
por mspagiari
Pior q não acho o plug em lugar nenhum, tenho certeza q é mau contato no plug...
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 07 Set 2014, 11:20
por Roberto Somera
Já precisei desse plug, mas vc acha no MercadoLivre.
Dá uma olhada no seu e vê se não é como esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -esper-_JM
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 08 Set 2014, 14:27
por Daniel Carvalho
Cara cuidado com esse diagnóstico hein. O meu estava assim e o cara da injeção logo condenou o atuador. Comprei outro por 80,00$ e após a troca. Surpresa!!! O problema ainda continua. Resumo: ainda estou com o mesmo problema, daí o carro ameaça de morrer e o sistema acelera sozinho. chegar ficar acelerado direto.
Melhor levar em alguém que faça a leitura da injeção, coisa quase impossível.
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 08 Set 2014, 14:44
por mspagiari
Cara, eu procurei pra caramba e achei finalmente em uma casa de alternadores, usado, mas achei por 5 contos...
Porem o defeito continua, eu to andando com o carro de boa e de repente a rotação do carro cai e fica trepidando, parece carburador ruim como o antigo xr3 q eu tinha, tem um corte, agora não sei se é problema elétrico ou de combustivel, troquei de posto mas não adiantou...
é motor ap 2.0 4 bicos... o mesmo do xr3 sapão
O carro tá no ponto, se eu adiantar mais dá uma grilada, o cabeçote foi feito há 2 meses, o carro tava beleza, economico e andava bem...
Agora ta com cheiro de gasolina mal queimada (excesso) e apareceu este defeito de cortar... e tá bebendo mais...
Hj troquei o rotor tb... parece q parou o defeito, mas...
Pior q eu to fazendo quimioterapia e amanhã tenho q ir a santos... to com medo de dar essa zica na estrada... Porem eu encosto e depois de ligar o carro pega de boa e de primeira, sendo assim, acho q não é bobina...
Levei em vários mecanicos, mas ta tudo lotado e ninguem quer mexer, teve um q falou q era o atuador de marcha lenta, mas não achei essa peça, só no ML... Porem acho estranho este defeito ser causado pelo atuador...
Qualquer ajuda é bem vinda.
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 08 Set 2014, 19:04
por mspagiari
Fui buscar minha filha na escola agora a tarde e deu esse defeito umas 3 vezes... PIOR... Acendeu a reserva, coloquei 6 litros e meio de gasosa (20 contos) em posto bom , rodei 10 km e acabou acendeu a reserva de novo!!! Tava fazendo 11 km/l agora faz 2 !!!!!!....
Levei no mecanico q falou pra levar amanhã cedo, ele acha q é bico estourado...Será q é isso?maior cheiro de gasosa qdo dá esse defeito, e consumo de galaxie desregulado...
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 09 Set 2014, 00:11
por felipebizam
Sonda Lambda está ok ??? tá mais parecendo sonda !
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 09 Set 2014, 10:01
por Akiles
Cara fiação da muito defeito desse jeito...
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 09 Set 2014, 20:47
por mspagiari
Bem,
Hj levei no mecanico, o cara verificou os bicos na maquina, limpou e disse q estavam ok, porem suspeitou dos anéis de vedação e trocou todos.
Disse q o conector plastico (plug) de um bico estava quebrado, pediu pra eu procurar o tal plug e encaixou no bico desse jeito mesmo... o carro melhorou mas a oscilação em marcha lenta (fica de 800 a 950 rpm quase morrendo) continuou...
Porem como tinha quimioterapia fui pra santos assim mesmo e o carro foi beleza, 100 por hora na pista, andando bem, sem falhas, só a lenta chacoalhante...
Depois q sai da clinica e fui ligar o carro me danei... pó pó pó , o carro morreu no farol e minha finada mãe foi homenageada...
Ai encostei e fui ver o q houve, o maledeto plug do bico solto... encaixei mas soltou de novo, mas por sorte achei um mecanico q tinha o maledeto plug... trocou e ficou beleza, mas... lenta chacoalhante....
Só q o primeiro mexanico deixou solto um plug q vai na flauta... ai questionei e ele disse q não serve pra nada..
. pra deixar solto... é um plug q sai da fiação dos bicos e faz tipo um aterramento em uma chapinha na flauta q porventura o cara tirou... e agora???
pra q serve isso? pra nada é q não é...
Tenho quase certeza q a lenta oscilante é do atuador q achei por salgados 150 paus aqui e filho unico...
o segundo mexanico cag...
no ponto, pq o carro agora grila, acho q deixou adiantado...
pelo menos achei o bendito plug, pq andar 70 km com 3 cilindros acho q ia zoar o carro
pena, o pointer tava tão bom, agora os mexanicos tão cag.. nele...
plug solto na flauta... putz.. alguem sabe a finalidade do coitado? só tem um fio, parece q dá um terra...
o pointer tá zicado...
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 09 Set 2014, 22:37
por felipebizam
mspagiari, Vê se continua gastão, pq o atuardor meu ficou quebrado porem o carro não estava gastão ! se tiver gastão ainda é outra coisa (sonda ?)
Comprei o meu da VDO no mercado livre, acho que na época paguei uns 80 reais com frete, é baba de trocar em casa e vc parcela em milhões de vezes rsrsrsrs
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 10 Set 2014, 15:07
por mspagiari
Sim, continua gastão, as vezes o giro sobre pra 2 mil rpm e fica assim, ou senão fica em 900 rpm chacoalhando...
o plug solto na flauta... putz.. alguem sabe a finalidade do coitado? só tem um fio, parece q dá um terra.
Levei no cara de novo, o cara mexeu no ponto e o carro ficou bom... peguei estrada com o carro liso, chegou bem..
Porem qdo esfriou e fui ligar de novo tava ruim... chacoalhando e 900 rpm... e gastão, com cheiro de excesso, peguei estrada assim mesmo e cheguei em casa com o contagiro em 2 mil rpm na lenta...
Levei em varios mecanicos, ninguem quer mexer pq dizem q não tem scanner pra esse carro... metem o pau, falam q é carro velho e tal, pra passar outro dia...
Teve um infeliz q falou q se passar o scanner vai dar mais de trocentos erros...
Achei só um abençoado q falou q ou é atuador de lenta ou tps...
atuador de lenta: 150 paus sensor tps: 66 paus...
Amanhã vou lá pro cara trocar, mas o cara tá dando tiro no escuro tb...
Dei uma olhada na sonda lambda e aparentemente tá ok, sem fio solto...mas...
Sei q ta fazendo menos de 3 km/l , praticamente jogando combustivel pelo escape, o cheiro é bem forte de excesso....
ZIcouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.....
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 10 Set 2014, 22:00
por Puchalski
O meu uma vez deu problema de lenta muito alta, achei que era atuador de lenta mas nao era, depois de muito procurar achei o problema no chicote do TPS, troquei e ficou bom. minha injeção é a mesma tua eu acho(EFI 4 bicos). Quanto a esse plug sobrando, dia destes meu carro tava ratiando de desligar o motor e ele ligar a ventoinha, levei num autoeletrico e ele foi direto nesse tal plug que tava com o fio meio pelado fazendo terra e isolou ele com fita e resolveu o problema da ventoinha, questionei pra que servia esse plug e porque tava solto ele me disse que é um dispositivo que tinha original que se estiver muito quente o carro quando desliga ele liga ventoinha pra nao queimar pintura do capo, que é comum auto eletrico isolar esse sistema pra nao incomodar, sei la se é isso mesmo mas o meu tambem tem esse plug sobrando e ate entao nunca tinha incomodado.
Da uma boa conferida nessa parte do corpo da borboleta que pode ser por ai teu problema.Desculpe me estender,hehee.
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 10 Set 2014, 22:15
por mspagiari
Cara, eu não entendo de injeção (sou técnico em informática), mas como sei pelo menos usar multimetro, achei esse tutorial super interessante na net:
http://pt.scribd.com/doc/61071339/Douto ... ec-1-8-16VPorem não sei se os parametros são os mesmos de nossa injeção, mas achei muita semelhança nos componentes do zetec....
Fiz os testes no atuador de lenta, no sensor tps e sensor de temperatura....
atuador de lenta: resistencia de 13 ohms
sensor tps: aberto: 2,60v variando bem até fechado 1,30v....
seria isso?
sensor de temperatura: 16 ohms (????) segundo a tabela uns 20 graus aqui tá uns 25 agora...
Achei super interessante pq achar um MEXANICO q entenda de ie por aqui é zica feia...
Bem, amanhã 9 hs o caboclo mexanico vai trocar o sensor tps, achei aqui nas terras por 72 dilmas... achei salgado, porem achei tb por 112 e 92...
O q vcs acham?
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 11 Set 2014, 12:24
por mspagiari
Levei hj lá e o mexanico ficou doido...
o carro anda bem, segundo ele q deu uma volta, tá liso, sem buracos, sem falhas de aceleraçáo, um relógio, baita torque, um foguete,,,, mas qdo fica em lenta, chacoalha e as vezes morre...
O defeito é estranho, se ligar ele mantem lenta normal, 1000 rpm por 1 minuto, depois começa a chacoalhar em 900 rpm e as vezes morre...
O cara suspeitou do sensor de temperatura q foi trocado, limpou o atuador de lenta, e o problema persiste...
Mandou eu procurar um cara q tenha scanner pois ele só tem para os mais modernos...
zica na lenta............
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 11 Set 2014, 15:48
por Nelson
Nosso carro tem auto diagnose, baixa o esquema da injeção CFI e aprende a fazer o jump que serve como escanner, ele diz tudo que tem de errado com teu carro. Vê cabo de vela, o meu uma vez aconteceu isso, o cabo pulou da bobina, ficou meio desencaixado e o carro funcionava normalmente com pé no acelerador, quando baixava para lenta o carro ficava todo estranho com cheiro de combustivel mal queimado e trepidando tudo. Antes de sair trocando peça faz esse lance do jump no conector FIC e saiba o problema que teu carro tem.
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 11 Set 2014, 21:23
por mspagiari
Hj foi outra encheção, mas acharam o problema...
Passei raiva com os mexanicos de novo, o primeiro achou q era sensor de temperatura (34 paus), trocou, mas não adiantou... mexeu, fuçou e nada... 20 contos de mão de obra.
o segundo e o terceiro nem quiseram mexer, teve um q achava q era compressão ruim no cabeçote só de olhar o carro de longe...
Até q achei um abençoado em uma oficina pequena q tinha o tal scanner apropriado...
Ligou e deu erro "mistura rica sonda lambda"... ou algo assim...
Trocou a sonda (50 pilas) q por sinal tava preta pacas...
Ligou o carro, e depois de 30 segundos começou a falhar na lenta e soltava gasolina pura no escape...
o cara já tava arrancando os cabelos, mas tinha boa vontade pelo menos, tirou a tbi, limpou, limpou o sensor de ar, olhou velas (pretas), cabos, testou compressão dos cilindros e nada....
Foi testar o carro andando e tava um foguete, sem falhas, um p.. torque... mas fazendo 3 por litro ou menos...
Até q cismou com o sensor map... putz... sabia q era caro... mas ele disse q era a unica coisa q podia dar tanto excesso assim...
Ai eu falei q se não resolvesse não ia trocar, pq daqui a pouco ia trocar todos os sensores do carro...
O cara falou q se não desse certo, não pagaria 1 centavo de mão de obra...
Achei apenas UM aqui nas auto peças da cidade... 170 pilas da MTE...
Trocou e BATATA... ACHOU !!!!! O cheiro do escape mudou na hora, a marcha lenta estabilizou, acabou o maldito chacoalhar...
Acho q acabou o martirio... ah.. mais 100 paus de mão de obra e uns 60 de gasolina jogada pelo escape.... fora q paguei caro o maldito sensor map.....
porem no ml o mte tá saindo isso mesmo, os de 70 devem ser xingling...
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 19 Set 2014, 22:36
por mspagiari
Mas alguem já teve de trocar o sensor map? achei estranho dar pau neste sensor...
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 25 Set 2014, 14:52
por leandrofviana
O meu atualmente está assim também, foguete, forte pra caramba, mas quando solto o acelerador ele treme treme e as vezes morre. E está um perigo pois as vezes quando tiro de marcha e deixo ele solto, ele morre em velocidade. O meu acho que não tem sensor map por ser carburado. Estou certo?
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 25 Set 2014, 20:20
por mspagiari
Não, se é carburado não tem sensor map, isso é coisa de injetado... q tem um monte de sensores chatos (desculpem a nostalgia, mas gosto de um carbura
)
A vantagem do seu é q é mais facil de achar o defeito, eu adorava mexer em carburador. Pode ser sujeira no carburador, algum gicle entupido, entrada falsa de ar, ... Como q tá o consumo dele? tá com cheiro de gasosa? afoga?
Se oscila na lenta pode ser entrada falsa de ar (exemplo: o giro cai pra 800 rpm e de repente sobe sozinho pra 1100 ai cai de novo e fica oscilando) ,
mas se não mantem a lenta parado e morre do nada pode ser apenas gicle de lenta, tirar e limpar...
Agora se mantem a lenta bem baixa sem oscilar, pode ser apenas regulagens dos parafusos mistura /lenta... eu começaria pelo de lenta. o da mistura só em ultimo caso...
Pode ser parte de ignição tb, velas, cabos, distribuidor, ponto, mas aposto no arbra, já q vc falou q o carro desenvolve bem...
Re: atuador de marcha lenta
Enviado: 29 Set 2014, 19:11
por Akiles
Esse sensor map é dificil de dar pau, mas já tive que trocar uma vez... vc tem que ficar ligado tbm com trincas nas mangueiras que tbm faz o carro oscilar a aceleração tbm.