Olá pessoal!
Depois de algum tempo, volto eu com algumas manutenções de rotina. Na última sexta (26/06) fiz a primeira troca de pastilhas de freio do wolfs. Senti um barulho anormal no sistema de freio e já fui fazer os corres.
Primeira coisa que fiz foi pesquisar preço centro automotivo x casa de peças + mecânico. A variação de preço, nesse serviço foi de apenas $3,00. Paguei 30,00 para o mecânico realizar a troca + $32,00 do jogo de pastilhas. O jogo no centro automotivo, mais mão de obra sairia por $65,00. Nada fora do comum. Mas como o objetivo das manutenções dos meus carros é sempre educacional e funcional, tive mais liberdade para fazer isso na oficina do meu cunhado...
Primeira coisa que percebi: Existem dois sistemas de freios: o sistema antigo e o Bendix. Nesse caso o jogo de pastilhas de um sairia por $25,00 (antigo) e o Bendix (segundo o vendedor, mais raro) sairia por $32,00 na loja onde comprei. Pra variar, acabei comprando do antigo e tive de voltar, na loja, para trocar.
Essa é a pastilha antiga...
A original possui essa presilha, numa das extremidades...coisa que a paralela, que comprei, não tinha....
Essa que comprei é da marca SYL...
A notação "Bendix", fora o tamanho da pastilha (maior) são as diferenças entre um sistema e outro...
A nova (acima) e a velha (abaixo). Uma tem a tal presilha, a outra não.
Olha o estado dessa pastilha antiga....por isso tava fazendo barulho! as outras estavam OK, mas essa....só por Deus!
A troca foi muito rápida...menos de 10 minutos. A diferença foi perceptível, após a troca e para melhor...
Agora vou ter que trocar os dois pivôs da suspensão e uma coifa, que está rasgada. Vou tentar pegar original, desta vez.
O mais engraçado é que o mecânico sempre reclama que tudo no Logus é "difícil" e "diferente". Se fosse assim, acho que o mundo seria apenas de Gols, Palios e Corsas e outros populares. Dou aquela risadinha, desaprovando seus comentários...até porque vejo que tudo não passa de preconceito, com uma pequena dose de falta de conhecimento...
A vida segue....e eu sempre satisfeito por ter um carro tão bom!
Abrz,