[Apresentação] Logus Wolfsburg Edition 1996 - Valdir

Bem vindo ao Clube, seu acesso se encontra limitado, após sua apresentação mais conteúdo lhe será liberado!

Moderadores: Valdir Sobral, Moderadores

Nelson
Administrador
Administrador
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo: Prata
Ano: 1994
Estado: Rio de Janeiro
Contato:

Re: [Apresentação] Logus Wolfsburg Edition 1996 - Valdir

Mensagem por Nelson »

LuciuS escreveu:
Valdir Sobral escreveu:
LuciuS escreveu:putz lembrei agora :o na ultima troca de oleo o cara colocou meio litro a mais, q foda :x

Mas ele trocou o filtro? Se trocou, tá dentro....

Abrz,

troquei o filtro e ficava acima do nivel olhando na vareta :o

Nossos carros pegam 3,5 litros com a troca do filtro. Se não trocar o filtro é meio litro a menos de óleo mas nunca se se deve trocar o óleo sem trocar o filtro

Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1996
Estado: São Paulo
Contato:

Mensagem por Valdir Sobral »

Nelson escreveu:Nossos carros pegam 3,5 litros com a troca do filtro. Se não trocar o filtro é meio litro a menos de óleo mas nunca se se deve trocar o óleo sem trocar o filtro

Exatamente. Senão contamina o óleo velho com o novo....

Abrz,
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
Jhow0Loko
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Ano: -----
Estado: Paraná
Contato:

Mensagem por Jhow0Loko »

Nelson escreveu:Nossos carros pegam 3,5 litros com a troca do filtro. Se não trocar o filtro é meio litro a menos de óleo mas nunca se se deve trocar o óleo sem trocar o filtro

No meu foi 4 litros com a troca do filtro...isso que ficou bem na marquinha do max :confuso/
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

Olá pessoal!

Depois de algum tempo, volto eu com algumas manutenções de rotina. Na última sexta (26/06) fiz a primeira troca de pastilhas de freio do wolfs. Senti um barulho anormal no sistema de freio e já fui fazer os corres.

Primeira coisa que fiz foi pesquisar preço centro automotivo x casa de peças + mecânico. A variação de preço, nesse serviço foi de apenas $3,00. Paguei 30,00 para o mecânico realizar a troca + $32,00 do jogo de pastilhas. O jogo no centro automotivo, mais mão de obra sairia por $65,00. Nada fora do comum. Mas como o objetivo das manutenções dos meus carros é sempre educacional e funcional, tive mais liberdade para fazer isso na oficina do meu cunhado...

Primeira coisa que percebi: Existem dois sistemas de freios: o sistema antigo e o Bendix. Nesse caso o jogo de pastilhas de um sairia por $25,00 (antigo) e o Bendix (segundo o vendedor, mais raro) sairia por $32,00 na loja onde comprei. Pra variar, acabei comprando do antigo e tive de voltar, na loja, para trocar.

Essa é a pastilha antiga...
Imagem

A original possui essa presilha, numa das extremidades...coisa que a paralela, que comprei, não tinha....
Imagem

Essa que comprei é da marca SYL...
Imagem

A notação "Bendix", fora o tamanho da pastilha (maior) são as diferenças entre um sistema e outro...
Imagem

A nova (acima) e a velha (abaixo). Uma tem a tal presilha, a outra não.
Imagem

Olha o estado dessa pastilha antiga....por isso tava fazendo barulho! as outras estavam OK, mas essa....só por Deus!
Imagem

A troca foi muito rápida...menos de 10 minutos. A diferença foi perceptível, após a troca e para melhor...

Agora vou ter que trocar os dois pivôs da suspensão e uma coifa, que está rasgada. Vou tentar pegar original, desta vez.

O mais engraçado é que o mecânico sempre reclama que tudo no Logus é "difícil" e "diferente". Se fosse assim, acho que o mundo seria apenas de Gols, Palios e Corsas e outros populares. Dou aquela risadinha, desaprovando seus comentários...até porque vejo que tudo não passa de preconceito, com uma pequena dose de falta de conhecimento... :thumbup:

A vida segue....e eu sempre satisfeito por ter um carro tão bom!

Abrz,
Imagem
Pointer CLi 1994
Rodrigo A. Costa
Mecânico
Mecânico
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo: Vermelho Styllus
Contato:

Mensagem por Rodrigo A. Costa »

Vc é o cara!!!! agora só falta colocar xenon!!
"Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu..."
Sarah Westphal

[thumbnail]http://i61.tinypic.com/ws1lvm.jpg[/thumbnail]
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

Rodrigo A. Costa escreveu:Vc é o cara!!!! agora só falta colocar xenon!!

Pode crer Digão!
Além do xenon, reformar as robot crab também, aí fica top!

Abrz,
Imagem
Pointer CLi 1994
Gabriel Pacheco
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Estado: Rio de Janeiro
Contato:

Mensagem por Gabriel Pacheco »

e ai Valdir...como tah o carango para a viagem ao Rj???
quero vê-lo aqui rapaz..rs
as circunstâncias,não mudam o objetivo!!
Imagem
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

Gabriel Pacheco escreveu:e ai Valdir...como tah o carango para a viagem ao Rj???
quero vê-lo aqui rapaz..rs

carro ta bom Gabriel, só falta a vontade da dona querer ir...expliquei noutro tópico...

Abrz,
Imagem
Pointer CLi 1994
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

Manutenção básica (05/09/2015)

Galera, aproveitei o fimdi prolongado pra descansar, mas não esqueci da garagem....deixei o Pointoso de lado um pouco pra dar uma atenção ao Poderoso (rsrsrs). Basicamente troquei o óleo e a tal da correia multifunção (DH, AC, Bomba d'água). Gosto de deixar tudo registrado, pois pode servir pra outros perderem o medo e começar a mexer em seus respectivos carros...

Compras...
Imagem

Usei o cavalete pra fazer esse trampo...mais acessível que isso só no elevador :thumbup:
Imagem

Óleo jorrando...
Imagem

Correia desdentada...paguei 25,90 na nova. A minha direção hidráulica tava gritando e pesada. Soltei uma das polias com uma chave de boca 9/16 x 1/2 tirei uma e coloquei a outra...mamão com açúcar, coisa que um mechânico da vida ia arrancar 20 reais só pra fazer isso...a direção parou de gritar....tá parecendo de carro zero.
Imagem

Não fiz a limpeza do sistema de arrefecimento, vou fazer nesse final de semana agora. Deixar zeradinho, com aditivo e tudo mais...

Aproveitei pra lavar e encerar o danado...ainda que sem as rodas robot crab 14' achei ele ficou lindão na foto....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Hora de voltar para o Pointoso... :thumbup:

Abrz,
Imagem
Pointer CLi 1994
gjvialta
Montador
Montador
Modelo: Pointer GLi 2.0
Cor do Veículo: Verde Tahiti
Ano: 1995
Contato:

Mensagem por gjvialta »

Valdir,

Já resolveu o problema de aquecimento acima do normal? Se não, dê uma olhada no radiador. Não acredito que seja válvula termostática. Para verificar a válvula termostática, vc pode ver o momento da descarga de água quente, que vai para o radiador. Se estiver acontecendo isso, não perca tempo. Não é a válvula. A chance de radiador parcialmente entupido é grande.

Veja lá!

Abç
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
VW POINTER GLI 2000 - VERDE TAHITI
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

gjvialta escreveu:Valdir,

Já resolveu o problema de aquecimento acima do normal? Se não, dê uma olhada no radiador. Não acredito que seja válvula termostática. Para verificar a válvula termostática, vc pode ver o momento da descarga de água quente, que vai para o radiador. Se estiver acontecendo isso, não perca tempo. Não é a válvula. A chance de radiador parcialmente entupido é grande.

Veja lá!

Abç

Vialta, sempre enriquecendo o tópico....rsrsrs

Me recomendaram os radiadores dessa marca aqui. Disseram ser muito bons...estou pensando em trocar o meu em muito breve. Agora que aprendi soltar motor e câmbio o céu é o limite....rsrsrs

Valeu pela dica!

Abrz,
Imagem
Pointer CLi 1994
gjvialta
Montador
Montador
Contato:

Mensagem por gjvialta »

Prezado Valdir,

Os radiadores recomendados realmente são de ótima qualidade. Porém gostaria de abrir um parenteses. Perdoe-me se estou falando algo que acredito seja de seu conhecimento, mas tenho certeza que não é da maioria dos foristas. É muito comum quando em viagem, ou mesmo no abastecimento corriqueiro de nossos veículos o frentista, faça a célebre pergunta: "quer que dê uma olhada aí na frente, patrão?".

Muito cuidado nessa hora, pois em caso de nível baixo da água, por exemplo, não é recomendado a colocação de água de torneira, pois ela possui alcalinos terrosos (cálcio, magnésio, etc) os quais, com o passar do tempo, vão se depositar nas paredes dos canais por onde circula o líquido refrigerante. O correto é completar com água desmineralizada. E é claro a revisão anual do sistema de arrefecimento com a lavagem e a substituição do líquido refrigerante, de acordo com o fabricante do motor, previne a questão do frentista gentil.

Ainda sobre o frentista gentil, completar óleo do motor, somente em caso imediatista e tão logo seja possível, fazer sua troca completa, pois a mistura de lubrificantes com especificações diferentes daquele que está no motor pode causar danos sérios por motivos de encrustações nos micro-condutos por onde o lubrificante deve passar. Além de claro verificar o porquê do motor estar baixando óleo. Lembrando que motor saudável não baixa óleo. A frase escrita no manual do proprietário informando que é normal uma certa quantidade de consumo do óleo de motor para tantos km, é mentira. A fábrica menciona isso para se livrar de um motor montado com problema.

Abç
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
danielrc
Moderador
Moderador
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Estado: Goiás
Contato:

Mensagem por danielrc »

Permita-me discordar quanto a motor saudável não baixar óleo,
motor saudável não pode fumar ou deixar resquícios de óleo no escapamento,
quanto a baixar varia de motor pra motor,
até no manual do carro afirma isso,
meu motor é novo, feito por mim, e portanto garantia de ter sido bem feito e conferido várias vezes todos os componentes,
Anexos
WP_20150910_18_08_31_Rich_LI.jpg
(1.31 MiB) Baixado 50 vezes
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
danielrc
Moderador
Moderador
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo:
Estado: Goiás
Contato:

Mensagem por danielrc »

Meu motor depois que troco o óleo, com uns três mil km eu coloco o restante do óleo
que sobrou da troca, (500ml), e quando faço a troca, o nível já está quase no.meio da vareta,
escapamento seco e zero de fumaça, conheço um golf 2010, único dono com 40mil km,
que tb baixa, na troca dos dez mil ele chega quase no mínimo da vareta,
eu tinha dito pro dono que era normal, e ele não acreditou e foi na concessionária conferir,
a mesma informação foi passada pra ele lá.
Motor que não costuma fazer isso são os fire da fiat.
Logus GTI 2.1 Asp.

mais um cliente satisfeito

http://www.clubedologusepointer.com.br/ ... =31&t=3393
gjvialta
Montador
Montador
Contato:

Mensagem por gjvialta »

Olá, Daniel!

Não quero criar polêmica, afinal podemos nos permitir divergir em alguns pontos, certo? Mas para onde vai o óleo, senão para o escapamento?

Se existem carros equipados com mesmo motor e mesmo fabricante que não baixa óleo enquanto outros baixam, então na minha opinião, algo está não conforme entre os dois motores, no mínimo.

Os fabricantes fazem tal informação no manual do proprietário justamente para se evitar reclamações sobre produtos que não foram bem construídos. O que não significa que motor que baixa óleo vai apresentar problema em seus componentes em breve, mas haverá sobrecarga no catalisador e o sensor lambda também terá trabalho extra.

Sobre completar óleo, menos ruim, que seja com o mesmo produto que está no motor. Se fizer com outro tipo, especificação API diferente, viscosidade, nem tanto, dentro de pouco tempo vai ter surpresa desagradável.

Sobre completar o líquido refrigerante, idem. Colocar água que não seja desmineralizada, vai ocorrer a deposição de minerais nos condutos do motor, além de acontecer nos colmeias do radiador, diminuindo a eficiência na troca de calor. Misturar líquido de arrefecimento, com a intenção de inibir os depósitos de minerais, também vai ter problema porque a mistura do líquido que já está no motor com o líquido com que está completando, principalmente se misturar produto orgânico com inorgânico, a chance de perder o radiador, depois algum tempo, é grande, pois ocorrerá reação entre os polímeros que compõem estes produtos e o resultado é uma gosma, que silenciosamente vai se depositar na parte mais baixa do radiador, diminuindo a circulação do sistema e sua eficiência e o mecânico tem que ser experiente para detectar o problema. O resultado é troca do radiador. Se bobear, motor vai para o lixo. Retífica. Não adianta vasculhar válvula termostática, sensor de temperatura, etc.

Abç
[wave=blue][*][/wave]
Imagem
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

Gente, que discussão bacana, isso faz muito bem ao Fórum...vamos lá:

Água destilada, deionizada são as melhores oções, pois evita incrustação. Mas assim como as indústrias, não adianta apenas colocar a água se não tratar a mesma e fizer a limpeza do sistema, de tempos em tempos. Isso é verdade. Tanto que, após a troca de radiador, vou checar a bomba d'água e se for o caso, vou zerar tudo e fazer o correto....vamos ver.

Quanto ao óleo, costumo seguir a recomendação da Volkswagen, quanto a troca....se a troca será feita com 3000km (nunca passo disso, com raras exceções) costumo zerar todo o óleo e só completo, com o mesmo óleo (compro 4L sendo 3,5 da troca e 0,5 guardo) quando o nível chega perto do mínimo. Tenho feito assim, há vários anos e graças ao bom Deus, nunca tive problema.

A borra, infelizmente está associada também a óleo trocado fora da kilometragem de troca e ao combustível ruim. Que baixa em média 1L pra 1000km é fato, mas sempre é bom evitar completar para manter o nível. Tudo isso são fatos empíricos (baseados na experiência) mas também seguido pela especificação da VW.

Abrz,
Imagem
Pointer CLi 1994
Responder