AP OU CHT?

Area destinada a sugestoes e duvidas sobre mecânica e modificações

Moderador: Moderadores

Responder
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 414
Registrado em: 28 Out 2012, 22:50
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Itanhaem-SP
Estado: São Paulo
Localização: Itanhaem-SP
Contato:

AP OU CHT?

Mensagem por mspagiari »

Pessoal, na opinião de vcs qual o melhor motor? cht ou ap?

Eu tive um xr3 cht, a vantagem dele era o torque em baixa, era economico, mas não "casava" com o carburador weber 460 q vivia dando zica... queimou junta do cabeçote, vivia estourando mangueira de agua tb... era meio ruim de final, vibrava muito....

Eu tinha uma baita confiança no ap, já tive santana 1.8 tb, agora o pointer (ap 2.0), queimou junta do nada, sem nem esquentar ou baixar óleo e agua, falhou, parecia um fusca.... ja relatei aqui...

Alguns dizem q o ap 1.8 é bem melhor q o 2.0, seria isso?

Arrumei já, mas confesso q fiquei cabreiro, falei mau do cht e tive troco... *bate* *bate* *bate*


POINTER 95 2.0 GLI
Avatar do usuário
Puchalski
Moderador
Moderador
Mensagens: 662
Registrado em: 29 Abr 2010, 22:49
Modelo: Logus GLSi 2.0
Cor do Veículo: Cinza
Ano: 1994
Cidade: Encruzilhada do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Localização: Encruzilhada do Sul,RS
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por Puchalski »

Já tive os dois motores e digo sem pensar muito: AP é melhor. Ele é mais resistente que o cht que por sua vez é um motor mais barato pra fazer, ao menos aqui na minha região.
Mas não penso duas vezes dois carros do mesmo modelo opto pelo AP. É um motor consagrado,varios e vários anos de estrada, é o motor preferido do brasileiro pra fazer upgrades e engenhocas das mais diversas naturezas.
Isto é apenas minha opinião pessoal, não é uma regra.
Quanto a teu cabeçote, se foi bem feito e com peças de primeira, pode ficar tranquilo que te dura muitos KM.Zebras volta e meia acontecem em qualquer carro ou motor, só um exemplo, dia desses aqui numa oficina de uns amigos chegou um classic 2004 que o cara trocou correia dentada e esticador da correia, tudo de marca consagrada, foi viajar andou 30 KM rebentou a correia e detonou cabeçote dele, ficou a pé, dizer o que disso.
Não encuca e seja feliz com seu pointer AP. Abraço.
LOGUS GLSi 94/94
Imagem
adpachec
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 230
Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
Modelo: Logus CL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Localização: Jacareí SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por adpachec »

Possuímos 02 tipos de AP; os AP's 600/800 e os AP's 1600/1800/200, a diferença? ; nos AP's 600/800 as bielas são mais curtas e causava vibração, igual ao do CHT (0,3 a 0,4 mm a menos que os AP 1800), balancins válvulas e varetas que causam juntas maior quantidade de problemas de regulagem que o sistema de comando e válvulas que o AP, sistema de corrente que causa maior folga e tolerância no abrir e fechar das válvulas.
O primeiro material a esfriar o bloco é o combustível, depois a água e depois a ventoinha, misturas pobres de combustível causam super aquecimento e até a queima da junta, maior sobrecarga no motor e maior aquecimento.
Queimou junta sem baixar água/óleo ou esquentar pode ser o respiro de óleo entupido (respiro do carter), a pressão não sai e sobrecarrega o bloco e as juntas.
felipebizam
Montador
Montador
Mensagens: 89
Registrado em: 18 Jun 2013, 12:31
Cor do Veículo:
Ano: -----
Cidade:
Estado: Acre
Localização: Salto-SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por felipebizam »

adpachec

nosso motores tem respiro direto do carter ? ou somente aquele respiro na tampa de válvula ?

falo isso porque tinha um Tipo, e o motor da fiat tinha um respiro direto do carter, onde ia o anti chama (diferente do nosso) e era ligado ao TBI (igual ao nosso)

alias posso ser crucificado mas o motor do tipo (não a injeção, que é uma Merd@) era mil vezes mais moderno que o nosso.

Abraço,
adpachec
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 230
Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
Modelo: Logus CL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Localização: Jacareí SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por adpachec »

felipebizam escreveu:adpachec

nosso motores tem respiro direto do carter ? ou somente aquele respiro na tampa de válvula ?

falo isso porque tinha um Tipo, e o motor da fiat tinha um respiro direto do carter, onde ia o anti chama (diferente do nosso) e era ligado ao TBI (igual ao nosso)

alias posso ser crucificado mas o motor do tipo (não a injeção, que é uma Merd@) era mil vezes mais moderno que o nosso.

Abraço,


Não os nossos só o respiro na tampa de válvulas, mas acaba "escapando um pouco pelo local da vareta, o anti-chama é a válvula que muitas vezes entope e causa pressão no carter e gera vazamento e pressão na junta.
Mas eu já vi motores (preparados) que tinham até 08 respiros, mas isto por causa da bomba de óleo de alta pressão e do preparo (para arrancada).
O bom do respiro direto no carter é que ele fica direto no local da pressão (quando os pistões descem), mas é de cada projeto um jeito, ouvi dizer que os motores FIAT trabalham mais quente...não sei.... meu cunhado tinha um Brava.
As vezes em alto giro pode passar combustível para o óleo e ele evapora com o calor, e o respiro na borboleta reaproveita estes gases na combustão, no AP a válvula (original) se abre totalmente em alta rotação.
:brinde:
felipebizam
Montador
Montador
Mensagens: 89
Registrado em: 18 Jun 2013, 12:31
Cor do Veículo:
Ano: -----
Cidade:
Estado: Acre
Localização: Salto-SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por felipebizam »

adpachec escreveu:o anti-chama é a válvula que muitas vezes entope e causa pressão no carter e gera vazamento e pressão na junta.


O meu estava assim, foi uma das primeiras coisas que troquei, coloquei um paralelo e a mangueira nova.

Obrigado pela explicação !

Feliz natal a todos !!! :brinde:
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 414
Registrado em: 28 Out 2012, 22:50
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Itanhaem-SP
Estado: São Paulo
Localização: Itanhaem-SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por mspagiari »

a junta da tampa de valvulas tava vazando óleo, foi trocada, essa peça q vc fala é aquela q encaixa na tampa de valvula? pois qdo o mecanico tirou a mangueira dela tava com óleo dentro...

Isto aconteceu depois q troquei o óleo, o frentista deixou na marca máxima da vareta, será q foi isso q queimou?
POINTER 95 2.0 GLI
adpachec
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 230
Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
Modelo: Logus CL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Localização: Jacareí SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por adpachec »

mspagiari escreveu:a junta da tampa de valvulas tava vazando óleo, foi trocada, essa peça q vc fala é aquela q encaixa na tampa de valvula? pois qdo o mecanico tirou a mangueira dela tava com óleo dentro...

Isto aconteceu depois q troquei o óleo, o frentista deixou na marca máxima da vareta, será q foi isso q queimou?


O frentista sempre olha o óleo e diz que está faltando...não é culpa dele mas quando se anda como carro o óleo "sobe" e sai do carter, acaba dando a impressão de óleo baixo, ele completa e sobrecarrega o sistema se a sua válvula (aquela preta no topo da tampa) estiver entupida, e pode sim estragar a junta.
A mangueira fica suja de óleo por causa dos vapores que depois que esfriam condensam, vira óleo de novo.

Imagem
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 414
Registrado em: 28 Out 2012, 22:50
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Itanhaem-SP
Estado: São Paulo
Localização: Itanhaem-SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por mspagiari »

Então, é a mangueira q sai dessa peça ai, qdo ele tirou a mangueira saiu óleo...

Nas verdade o frentista trocou o óleo, e ficou bem na marca máxima, depois de uma semana queimou a junta...

coincidencia??


Agora apareceu outro problema, o carro tá um avião, o escapamento sopra pacas (ronco) e o motor ta com bastante compressão... levei na loja de escapamentos pq pensei q tinha furado o silencioso q troquei faz 6 meses, mas só tava vazando um pouquinho na braçadeira... o cara passou aquela cola de escapamento na braçadeira e falou q tava beleza...
Mas tem um problema q não tinha antes de queimar junta... apesar do carro "puxar bem" alias mais do q antes, não grilar, não bater, pegar de primeira de manhã, qdo quente, a partida fica pesada e faz tipo um barulho e uma chacoalhada rapida.. mas só qdo quente... ai pega... o q será??
POINTER 95 2.0 GLI
Avatar do usuário
Nelson
Administrador
Administrador
Mensagens: 381
Registrado em: 19 Set 2013, 16:46
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo: Prata
Ano: 1994
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por Nelson »

Faz a leitura da injeção pelas piscadas, o meu está identico ao seu, de manha pega que é uma beleza e depois de quente custa um bocado para pegar na chave e dá essa tremida. No meu acusam 4 coisas, sensor de temperatura da água, sensor de detonação, sonda lambda e interruptor de direção hidráulica que eu constatei que estava desconectado quando o carro voltou da loja que fez a caixa de direção.

Meu carro tem outros sintomas como mistura muito rica ( sonda lambda) e falha igual a um condenado de manha (acredito que seja pela mistura muito rica)

Valeu !!
adpachec
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 230
Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
Modelo: Logus CL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Cidade: Jacareí
Estado: São Paulo
Localização: Jacareí SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por adpachec »

mspagiari escreveu:Então, é a mangueira q sai dessa peça ai, qdo ele tirou a mangueira saiu óleo...

Nas verdade o frentista trocou o óleo, e ficou bem na marca máxima, depois de uma semana queimou a junta...

coincidencia??


Agora apareceu outro problema, o carro tá um avião, o escapamento sopra pacas (ronco) e o motor ta com bastante compressão... levei na loja de escapamentos pq pensei q tinha furado o silencioso q troquei faz 6 meses, mas só tava vazando um pouquinho na braçadeira... o cara passou aquela cola de escapamento na braçadeira e falou q tava beleza...
Mas tem um problema q não tinha antes de queimar junta... apesar do carro "puxar bem" alias mais do q antes, não grilar, não bater, pegar de primeira de manhã, qdo quente, a partida fica pesada e faz tipo um barulho e uma chacoalhada rapida.. mas só qdo quente... ai pega... o q será??


Tente limpar as velas, esta tremida pode ser a falha na combustão.
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Mensagens: 414
Registrado em: 28 Out 2012, 22:50
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Cidade: Itanhaem-SP
Estado: São Paulo
Localização: Itanhaem-SP
Contato:

Re: AP OU CHT?

Mensagem por mspagiari »

então, ele tá redondo e não falha, só vira pesado quente pra pegar, mas pega...

desconfio de ponto adiantado, amanhã vou levar no mecanico q fez pra ver...
POINTER 95 2.0 GLI
Responder