Valdir Sobral escreveu:Biro, vou falar como leigo.
Mas é assim: o motor tem uma regulagem (folga admissível) no bloco que, quando ele não dá mais retífica, vc é obrigado a comprar um bloco novo...isso acontece com motores de várias retíficas, mas nessa vida já vi de tudo.
Se vc tiver um bom mecânico ele mesmo vai lhe avisar quando uma peça "vital" (bloco, virabrequim, pistões) estarão no final da vida e não terão mais retífica.
Vou transcrever alguns textos que achei na net sobre esse assunto:
Pode até tentar encamisar ele, mas fica mais barato se vc vender o seu bloco para o ferro velho e comprar outro bloco. Talvez até na internet acha. Mas como já disseram, sempre compre com nota fiscal, senão não consegue regularizar. E dê baixa no antigo, senão algum malandro pode dar um golpe aí e a culpa vem pra cima de vc depois, pq aquele número de motor teoricamente ainda está no seu nome.
Quando a carcaça não está trincada ou quebrada é possível tentar recupera-la. Nos casos em que a carcaça é de liga de alumínio como o motor da Kombi ou fusca as oficinas de retifica de motores podem rebaixar a carcaça para tentar recuperar os mancais ou enche-los de solda e em seguida retifica-lo para uma medida de padrão aceitável. No caso dos cilindros é possível encamisa-los, dessa forma os cilindros voltam a medida standard.
Espero ter ajudado.
Abrz,
Valeu Valdir, mas ainda dá pra retificar!
O serviço de Retifica ficará 1500 e as peças 1900 e mais a mão d eobra ficara em torno de 4.000.
Preju que nunca mais quero passar!