rele bomba

Area destinada a sugestoes e duvidas sobre mecânica e modificações

Moderador: Moderadores

Responder
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Estado: São Paulo
Contato:

rele bomba

Mensagem por mspagiari »

pessoal, o pointer ta morrendo do nada, e so pega depois de um minuto mais ou menos, as vezes ele acelera a 2000 rpm e nao baixa, so desligando e ligando de novo o carro, sera q e' rele da bomba ?

De manha tb 'e meio dificil de pegar, so depois de umas 3 tentativas

Pesquisei aqui no forum e pelo jeito tem q tirar fora a caixa de fusiveis para resoldar o tal rele? nao tem como tirar o rele sem tirar fora a caixa de fusiveis?

Esse rele fica atras da caixa de fusiveis mesmo?

POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Modelo: Logus GLi 1.8
Cor do Veículo: Verde
Ano: 1996
Estado: Rio Grande do Sul
Contato:

Re: rele bomba

Mensagem por Israel MS »

É o rele verde encaixado na placa da caixa de fusiveis, da pra desencaixar com cuidado sim, se ficar dificil desencaixa a presilha que ela desse um pouco.

Bem mas quanto a ele ficar com a aceleração travada sem baixar na lenta creio que possa ser o "sensor de posição da borboleta", ha de ver como esta também o teu "sensor map" ele faz a leitura da massa de ar (pressão) no coletor de admissão, cara em que estado de limpeza se encontra a tua admissão, amigo as vezes uma boa limpeza e descarbinização já da uma grande ajuda.
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

entao, pesquisando aqui no forum, vi q o sensor map tem uma mangueira q vai la pro motor.

no meu, entre ela, tem um tubinho preto tipo um filtro de gasolina pequeno, e tava meio desencaixado da mangueira.

ai eu encaixei direito, mas tava quase solto, sera q era isso?
POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por Israel MS »

Cara eu fui tirar uma foto no meu mas ta escuro lá na garagem então peguei a foto de um no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-465629804-sensor-map-gol-logus-pointer-santana-cod3259063114-_JM, mas não entendi por que tem esse filtro por q na verdade ele mede como que o "vácuo" se podemos dizer assim do coletor de admissão, de forma que um filtro não teria que estar ali, cara tem como vc tirar foto do teu. Mas ele variar na lenta sim, mas como vc falou que acelera e ele trava no giro alto 2000 rpm( tipo espichou para trocar a marcha e ficou ali) é um sintoma do sensor de posição da borboleta http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473334368-sensor-tps-borboleta-gol-parati-logus-pointer-ap-16-18-20-_JM ( é comum numa grande variedade de modelos esse problema) muitas vezes acompanhado de acumulo de sujeira no conjunto. Cara DESCARBONIZA com car 80( e depois troca o óleo), lá na Viper até válvula ( na época que eu dava uma mão lá) já vi o encarregado destravar até com Car 80. Esses dias mesmo fui lá dar um oi pro pessoal e tinha uma Cenic, com lenta toda ferrada, foi passado sensor de temp. da injeção, sonda lampda, e tava ok e adivinha... era pura sujeira no conjunto da admissão( no caso dele teve que tirar para fazer limpeza).
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

entao cara, nao tenho como tirar foto, mas é assim, a mangueira (tipo de combustivel) sai do sensor e depois de uns 5 cm, tem um filtrinho preto (parece de moto) ai tem o resto da mangueira q vai pro motor...

assim:

[sensor map]--------[filtrinho?]----------------------------------[motor]

eu fico cabreiro com o car 80 pq no xr3 q tinha eu fui limpar o carburador com ele e pegou fogo no carburador...... sei lá o q aconteceu... :confused:
POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por Israel MS »

mspagiari escreveu:entao cara, nao tenho como tirar foto, mas é assim, a mangueira (tipo de combustivel) sai do sensor e depois de uns 5 cm, tem um filtrinho preto (parece de moto) ai tem o resto da mangueira q vai pro motor...

assim:

[sensor map]--------[filtrinho?]----------------------------------[motor]

eu fico cabreiro com o car 80 pq no xr3 q tinha eu fui limpar o carburador com ele e pegou fogo no carburador...... sei lá o q aconteceu... :confused:

Cara vou tirar uma foto a tarde e vemos isso, mas o canilho da admissão para o map que eu lembre não tem o filtrinho :11: Quando ao car 80 a limpeza com ele desligado eu faço tirando as velas e limpo admissão a baixo e depois meto um ar nas câmaras para tirar o excesso, sensor da borboleta tem que limpar bem, e depois ligado mando a 3000 rpm e vou adicionando na mistura( aos poucos para não afogar).
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

Putz...

nao era a tal mangueira...

hj voltando do mercado na manha ele cortou e morreu, tipo parece q acaba a gasolina....

do nada,,,

ai tem q esperar 1 minuto q ele liga...

se tentar ligar antes nao pega... :confused:
POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por Israel MS »

escreveu:Putz...

nao era a tal mangueira...

hj voltando do mercado na manha ele cortou e morreu, tipo parece q acaba a gasolina....

do nada,,,

ai tem q esperar 1 minuto q ele liga...

se tentar ligar antes nao pega... :confused:

Boa noite mspagiari, é dai já é distinto do fado do giro ficar travado como vc falou " as vezes ele acelera a 2000 rpm e não baixa, só desligando e ligando de novo o carro ", quanto ao apagar e só ligar depois de uma tempo pode ser sim o relé verde da bomba ou solda fria da caixa de fusíveis, o meu a 3 anos tava igual em todos estes dois problemas, o da falta de alimentação da bomba e o da lenta que não voltava aos 850 / 900 rpm, o da falta de combustível mandei ressoldar a placa da caixa e o outro eu mesmo troquei o sensor da posição da borboleta e troquei a mangueira da MAP( aproveitei de limpei toda a admissão) e ficou tudo 100%. ( Como exemplo o Ward também teve este problema ontem, eu na época até no centro duas apagou, uma vez tive que deixar o carro por lá a noite por que não pegou de jeito nenhum mais, tive que empurrar pro pátio de uma empresa e deixei lá, que dor hehehhe)

É normal quando agente compra o carro dai começa a dar esses contra tempos, mas vai fazendo com calma e muito carinho pelo carro que o retorno vem, vale a pena ( como dizia o escritor "tudo vale a pena quando a alma não é pequena")

Eu começaria pelo mais barato. 1º troca o relé da bomba ou testa com um multímetro antes, se não for dai vai pra questão de ressoldar a placa da caixa de fusíveis( há quem faz a alimentação do pós chave passar pra bomba por fora da caixa, eu particularmente não curto, prefiro deixar mais original) , 2º depois vai pra questão da aceleração ( pois isso gasta desnecessariamente uma gasosa geral).3º Depois abre uma cerveja bem gelada e bem bacana pra comemorar :drinkingcheers:
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

tem q baixar a caixa de fusiveis pra ver esse rele? :confused:
POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por Israel MS »

mspagiari escreveu:tem q baixar a caixa de fusiveis pra ver esse rele? :confused:

Tem uma presilha, um engate, se soltar ele ela "aria" e vc já visualiza.
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

agora ficou dificil de dar a primeira partida, tem q ficar ligando de 4 a 5 vezes pra pegar, depois de quente pega bem, parece carro a alcool :confused:
POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por Israel MS »

Buenas tche. Conseguiu testar o relé?

Como será que esta o estado das trilhas da placa de fusíveis, não será trilha com solda fria?
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

então, se fosse rele faria o zumbido da bomba qdo ligo?

O dono anterior, colocou um botãozinho com led ao lado do painel, e falou q era pra caso da bomba dar pau, ou seja ai eu mudava o botãozinho pra bomba ligar direto. Mas qdo ele não pega, o zumbido da bomba é normal, ja tentei mexer o tal botão, ai fica ligado direto, mas continua sem pegar...será q é pq costumo andar com o carro na reserva?

só pega depois de umas 5 tentativas...

ou será regulador de pressão?
POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por Israel MS »

O som dela temporizando é sinal que ta ok, pelo menos ta chegando corrente, ou via placa da caixa ou por fora na ligação direta do Pós chave que o EX dono fez, dai já aconselho vc levar para medir em quando ta a pressão na linha do combustivel. Por que dai pode ser uma série de eventos, fazendo isso já pede pra dar uma olhada como esta a tua bobina amigo, tampa do distribuidor, pede tipo um orçamento, só pra isso eles não vão nem cobrar( talvés só a med. da pressão, mas dai é barbada) assim vais saber certo, sendo que a bomba ta acionando no pré estágio da chave.

:20:
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

cara, muito estranho, hj pegou normal de primeira no frio....

o abafador ta com uns podres, será q nao é isso? mas nao chega vazar ainda...
POINTER 95 2.0 GLI
Israel MS
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por Israel MS »

mspagiari escreveu:cara, muito estranho, hj pegou normal de primeira no frio....

o abafador ta com uns podres, será q nao é isso? mas nao chega vazar ainda...

Cara o abafador não vai influênciar nisso não.
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por mspagiari »

Sei lá. muito estranho...

Já estou usando o carro faz 15 dias, fora a bateria q deu defeito e troquei, como postei aqui, o carro não oscilou mais lenta nem morreu mais...

De manhã nao pega de primeira, mas segunda ou terceira no maximo pega...

A unica coisa q fiz foi colocar só gasolina aditivada, pois aqui tem posto q é o mesmo preço da normal..

Já fiz duas viagens de 120 km e nada de defeito...

Alguem explica?
POINTER 95 2.0 GLI
diniz302
Estagiário
Estagiário
Modelo: Pointer GTi
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por diniz302 »

como é essa solda fria?
so baixando a caixa de fusiveis ja da p/ ver esse defeito?

meu carro ficou sem ligar por 2 vezes, na primeira o auto eletrico trocou fusivel, no dia seguinte nao funcionol de novo... 2 dias depois voltou a funcionar e o auto eletrico nao achou defeito

meu carro tem GNV e nao funcionou nem na gasolina nem no GNV... agora parece normal

é esse problema da placa?
diniz302
Estagiário
Estagiário
Modelo: Pointer GTi
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por diniz302 »

baixei um pouco a caixa de fusiveis e nao vinhm rele verde... nem isso da certo rsrs
alguem sabe a posicao dele?
por ser 2.0 MI tem diferenca?
Responder