eletroventilador (ventoinha)
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eletroventilador (ventoinha)
Pessoal
Bom. saí de casa hj e reparei q a temperatura passou da metade no marcador, parei para verificar e fui direto na ventoinha, vi q a mesma não estava sendo acionada, mexi la no contato dela e daí funcionou...
Levei no auto eletrico e o mesmo condenou a ventoinha, disse q tem q trocar o motor, ou seja uns 200 paus de peça e m.o.
mas estranho q ela não parou mais cheguei em casa e ta funcionando normal, tem como testar ou lubrificar ou é melhor ficar de olho na temperatura e deixar assim mesmo por enquanto? poderia ser sujeira pó, etc?
Bom. saí de casa hj e reparei q a temperatura passou da metade no marcador, parei para verificar e fui direto na ventoinha, vi q a mesma não estava sendo acionada, mexi la no contato dela e daí funcionou...
Levei no auto eletrico e o mesmo condenou a ventoinha, disse q tem q trocar o motor, ou seja uns 200 paus de peça e m.o.
mas estranho q ela não parou mais cheguei em casa e ta funcionando normal, tem como testar ou lubrificar ou é melhor ficar de olho na temperatura e deixar assim mesmo por enquanto? poderia ser sujeira pó, etc?
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Re: eletroventilador (ventoinha)
Pode ser só mau contato na fiação, a minha tem um relê de acionamento (adaptado) e deu pau uma vez.
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Re: eletroventilador (ventoinha)
cara pode ser só o chicote com algum fio quebrado, pelo que você falou, ou o relé caso seu sistema ainda seja 100% original, digo isso porque na maioria dos casos, principalmente em carros sem A/C, um positivo puxado da bateria é ligado em um terminal do cebolão (interruptor térmico) e no outro terminal é ligado um fio que vai ao positivo do eletroventilador, ou seja, quando determinada temperatura chega o cebolão fecha, na verdade reduz sua resistência, e passa sinal (+) para o eletroventilador, visto que o outro terminal do eletroventilador (-) é ligado na lataria do carro.
no entanto, sujeira é uma grande vilã sim, posso falar isso porque já ressuscitei os eletroventiladores do Focus que meu pai teve e dei uma geral nos meus quando tive problemas com o sistema de arrefecimento.
qual o procedimento, solte o chicote do motor, depois solte o difusor do radiador, depois solte o motor com a ventoinha do difusor, nos nossos carro é muito chato soltar o motor propriamente dito da ventoinha, aí é chamar água e detergente no motor, se tiver fácil de desmontar ele solta a tampa superior e limpa os enrolamentos que ficam com muita poeira, além do coletor dele onde pegam as escovas, ali é outro ponto crítico, feito essa limpeza, pega um secador de cabelo e seca bem, deixa no sol por um tempinho 30min no máximo só pra garantir uma secagem entre os enrolamentos e o estator, e testa fora do carro com uma fonte de 12v se tiver, caso não pega da bateria msm.
só tome cuidado se passar uma bucha nos enrolamentos, para não tirar o verniz dos fios de cobre o que pode ocasionar um curto, mas é só não arranhar o esmalte que não tem problema, caso essa limpeza não funcione, aí o ideal é desmontar ele completamente lixando o estator do motor caso estiver enferrujado, travando por consequência e depois passado graxa para não voltar a enferrujar, mas isso acontece só em casos mais críticos, o meu motor do limpador traseiro já enferrujou o estator aí não tem jeito, mas depois de feita a manutenção e bem montado tomando cuidado quanto a vedação, não dá problemas.
mas tome cuidado, não vá fazer besteira e perder o motor, pelo que vc falou ele ainda está em "ótimas" condições esses mecânicos que não querem ter trabalho, além de, não ter conhecimento técnico (má vontade na maioria dos casos) e querer trocar por um novo de cara, na hora de soltar a ventoinha do motor tome cuidado não use ferramentas como martelo, marreta, nada disso, elas podem empenar o eixo motor que é preso na ventoinha plástica, e com isso ele para de funcionar, por começar a pegar nas paredes internas onde ficam os imãs fixos e não conseguir girar.
outro ponto a verificar são as escovas caso estas estejam muito desgastadas é recomendavel trocar elas, no entanto, vc vai ter que soltar elas e levar numa loja e procurar uma equivalente, porque nunca vi kit's de reparo para eletroventiladores (ventoinha) automotivos.
contudo acho que vc deveria ir por partes indo primeiro no que é mais fácil, ou seja, verificar se o chicote está quebrado e ou relé danificado, efetuar uma limpeza no motor por excesso de poeira e fuligem, e por último intervenção com desmontagem e manutenção com substituição de componentes internos, como as escovas ou outro componentes como em alguns casos alguns capacitores e até msm alguns indutores que ficam antes das escovas.
abs. Ramon.
no entanto, sujeira é uma grande vilã sim, posso falar isso porque já ressuscitei os eletroventiladores do Focus que meu pai teve e dei uma geral nos meus quando tive problemas com o sistema de arrefecimento.
qual o procedimento, solte o chicote do motor, depois solte o difusor do radiador, depois solte o motor com a ventoinha do difusor, nos nossos carro é muito chato soltar o motor propriamente dito da ventoinha, aí é chamar água e detergente no motor, se tiver fácil de desmontar ele solta a tampa superior e limpa os enrolamentos que ficam com muita poeira, além do coletor dele onde pegam as escovas, ali é outro ponto crítico, feito essa limpeza, pega um secador de cabelo e seca bem, deixa no sol por um tempinho 30min no máximo só pra garantir uma secagem entre os enrolamentos e o estator, e testa fora do carro com uma fonte de 12v se tiver, caso não pega da bateria msm.
só tome cuidado se passar uma bucha nos enrolamentos, para não tirar o verniz dos fios de cobre o que pode ocasionar um curto, mas é só não arranhar o esmalte que não tem problema, caso essa limpeza não funcione, aí o ideal é desmontar ele completamente lixando o estator do motor caso estiver enferrujado, travando por consequência e depois passado graxa para não voltar a enferrujar, mas isso acontece só em casos mais críticos, o meu motor do limpador traseiro já enferrujou o estator aí não tem jeito, mas depois de feita a manutenção e bem montado tomando cuidado quanto a vedação, não dá problemas.
mas tome cuidado, não vá fazer besteira e perder o motor, pelo que vc falou ele ainda está em "ótimas" condições esses mecânicos que não querem ter trabalho, além de, não ter conhecimento técnico (má vontade na maioria dos casos) e querer trocar por um novo de cara, na hora de soltar a ventoinha do motor tome cuidado não use ferramentas como martelo, marreta, nada disso, elas podem empenar o eixo motor que é preso na ventoinha plástica, e com isso ele para de funcionar, por começar a pegar nas paredes internas onde ficam os imãs fixos e não conseguir girar.
outro ponto a verificar são as escovas caso estas estejam muito desgastadas é recomendavel trocar elas, no entanto, vc vai ter que soltar elas e levar numa loja e procurar uma equivalente, porque nunca vi kit's de reparo para eletroventiladores (ventoinha) automotivos.
contudo acho que vc deveria ir por partes indo primeiro no que é mais fácil, ou seja, verificar se o chicote está quebrado e ou relé danificado, efetuar uma limpeza no motor por excesso de poeira e fuligem, e por último intervenção com desmontagem e manutenção com substituição de componentes internos, como as escovas ou outro componentes como em alguns casos alguns capacitores e até msm alguns indutores que ficam antes das escovas.
abs. Ramon.
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Re: eletroventilador (ventoinha)
Antes de todas as dicas , da uma olhada no conector da ventuínha. Fica na propria ventuínha. Esse conector costuma esfarelar-se por causa da temperatura ali.
Se o conector estiver meio derretido , troque -o , ou caso tenha intimidade com solda ( estanho) , pode soldar os fios direto na ventuínha , só tome cuidado para não inverter a polaridade dos fios, lembre-se de que a ventuínha puxa o ar através do radiador em direção ao motor e não o contrário!!!rs
Se o conector estiver meio derretido , troque -o , ou caso tenha intimidade com solda ( estanho) , pode soldar os fios direto na ventuínha , só tome cuidado para não inverter a polaridade dos fios, lembre-se de que a ventuínha puxa o ar através do radiador em direção ao motor e não o contrário!!!rs