Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
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Então galera.
É o seguinte: no próximo dia 27 de julho meu Logus vai entrar na funilaria!
Graças a Deus eu estou com uma grana boa pra dar um passo gigante de uma vez nele...
Funilaria, freios, sistema de ignição e alimentação serão revistos de uma vez!
MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSS... Eu tô com uma idéia que tá corroendo minha mente:
VENENO!!!
Não quero nada absurdo. Só um comando 049G mesmo pra ele ficar mais esperto
e um sistema de escape pra deixar ele mais solto!
Mas estudei bastante sobre esse veneno e descobri que mexendo no comando, vc precisa
mexer também na alimentação. Só que o meu carro é alimentado por TBI.
Então chamei um primo meu aqui e ele me disse o seguinte: "Olha, o TBI tem a vantagem
de se ajustar muito bem com o carro. Ou seja, se ele perceber que precisa de mais combustível,
ele vai mandar mais combustível. Não acho necessário mexer na alimentação do teu carro"
Eu pergunto aos senhores: isso é verdade ou é mito?
Outra: o Logus 1.8 96 é tucho mecânico ou hidráulico?
Mais outra: com essas alterações, qual deveria ser o diâmetro do novo sistema de escape?
Lembrando que não quero nada pra rasgar o asfalto..
Quero algo mesmo só pra deixar ele mais esperto...
Conto com a ajuda de vocês pra dar esse talento no meu carro!
Estamos quase lá!!!
Até metade de agosto, só vai faltar o teto e as rodas!
É o seguinte: no próximo dia 27 de julho meu Logus vai entrar na funilaria!
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e um sistema de escape pra deixar ele mais solto!
Mas estudei bastante sobre esse veneno e descobri que mexendo no comando, vc precisa
mexer também na alimentação. Só que o meu carro é alimentado por TBI.
Então chamei um primo meu aqui e ele me disse o seguinte: "Olha, o TBI tem a vantagem
de se ajustar muito bem com o carro. Ou seja, se ele perceber que precisa de mais combustível,
ele vai mandar mais combustível. Não acho necessário mexer na alimentação do teu carro"
Eu pergunto aos senhores: isso é verdade ou é mito?
Outra: o Logus 1.8 96 é tucho mecânico ou hidráulico?
Mais outra: com essas alterações, qual deveria ser o diâmetro do novo sistema de escape?
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Bruno Rafael dos Santos de Souza
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
O meu tem o 049G, mas é carburado (WEBER), mas depende do tipo de veneno (leve, médio ou pesado).
O meu tem o comando, um passe no cabeçote, retifiquei o carburador, por que precisa de mais ar, e o ponto tem que ficar mais adiantado no distribuidor.
Média 8.5 na cidade e 11 na estrada com bom torque, que era isto que eu procurava.
tem este link que me ajudou.
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/a ... oresap.pdf
O meu tem o comando, um passe no cabeçote, retifiquei o carburador, por que precisa de mais ar, e o ponto tem que ficar mais adiantado no distribuidor.
Média 8.5 na cidade e 11 na estrada com bom torque, que era isto que eu procurava.
tem este link que me ajudou.
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
quero um veneno parceiro... só o 049G + escape dimensionado!
como foi esse trabalho no teu carbura?
como foi esse trabalho no teu carbura?
Bruno Rafael dos Santos de Souza
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
Amigo:
Aumentei em 1 milimetro o diametro interno da entrada de ar do 1º estágio.
Usinei a caneta do 1º estágio, reduzi o seu diâmetro em 0.5 décimos (de 6.5 para 6.0 mm).
Troquei o venturi nº3 pelo nº4 do 1º estágio.
Troquei o giclê de ar do 1º estágio, como não encontrei para comprar eu o usinei no torno, o diâmetro de seu furo é de 1.6 mm (o original tinha 1.9 mm)
Adiantei o ponto no distribuidor (foi na tenativa e erro até achar uma posição, + ou - 12º).
Não alterei a marcha lenta nem a bomba de aceleração rápida, mas o sistema principal ebtra mais cedo em funcionamento deste jeito, e o volume de ar é maior.
Aumentei o diâmetro dos furos da mesinha do carbura e polimento geral para evitar atrito do ar.
Retirei toda porcaria eletrônica, ele agora é mecãnico.
Aumentei em 1 milimetro o diametro interno da entrada de ar do 1º estágio.
Usinei a caneta do 1º estágio, reduzi o seu diâmetro em 0.5 décimos (de 6.5 para 6.0 mm).
Troquei o venturi nº3 pelo nº4 do 1º estágio.
Troquei o giclê de ar do 1º estágio, como não encontrei para comprar eu o usinei no torno, o diâmetro de seu furo é de 1.6 mm (o original tinha 1.9 mm)
Adiantei o ponto no distribuidor (foi na tenativa e erro até achar uma posição, + ou - 12º).
Não alterei a marcha lenta nem a bomba de aceleração rápida, mas o sistema principal ebtra mais cedo em funcionamento deste jeito, e o volume de ar é maior.
Aumentei o diâmetro dos furos da mesinha do carbura e polimento geral para evitar atrito do ar.
Retirei toda porcaria eletrônica, ele agora é mecãnico.
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
Caramba, sé tom fera em mecanica nesse forum!!!!
Estou aprendendo cada vez mais!!!
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
adpachec escreveu:Amigo:
Aumentei em 1 milimetro o diametro interno da entrada de ar do 1º estágio.
Usinei a caneta do 1º estágio, reduzi o seu diâmetro em 0.5 décimos (de 6.5 para 6.0 mm).
Troquei o venturi nº3 pelo nº4 do 1º estágio.
Troquei o giclê de ar do 1º estágio, como não encontrei para comprar eu o usinei no torno, o diâmetro de seu furo é de 1.6 mm (o original tinha 1.9 mm)
Adiantei o ponto no distribuidor (foi na tenativa e erro até achar uma posição, + ou - 12º).
Não alterei a marcha lenta nem a bomba de aceleração rápida, mas o sistema principal ebtra mais cedo em funcionamento deste jeito, e o volume de ar é maior.
Aumentei o diâmetro dos furos da mesinha do carbura e polimento geral para evitar atrito do ar.
Retirei toda porcaria eletrônica, ele agora é mecãnico.
E a pergunta principal: fez diferença no rendimento?
Bruno Rafael dos Santos de Souza
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
Amigo; faz sim, mas notei por experiência que em dias quentes e trânsito parado, a uma redução perceptivél na potência.
Se você olhar um carbura por cima vai ver que na entrada de ar de cada estágio, existe uma redução no diâmetro + ou - na metade da entrada acima da borboleta, foi neste local que eu usinei.
Isto aumenta a vazão de ar mas reduz a velocidade de entrada do ar, para compensar eu reduzi o giclê de ar do 1º estágio, que vai reduzir a absoção de ar pelo giclê, e consequentemente fazer puxar mais combustivél pela caneta.
Para facilitar a saída de combustivél pelo venturi eu reduzi o diâmetro da caneta e aumentei o venturi, o ajuste da marcha lenta se da pelo parafuso de mistura do lado do Weber.
Isto favorece arrancadas, para velocidade final tem que adiantar a abertura do segundo estágio, o carro anda mas bebe, eu não mexi nesta parte e troquei o sistema de vácuo do 2ª estágio por uma mola, aí eu sinto no pedal a resistência da mola me avisando que o segundo estágio tá abrindo, mas aí eu já estou em 110/120 por hora.
Mas torque mesmo até a 4ª marcha (uns 80 Km/h), a 5ª é do tipo econômica e muito longa.
Também não tenho o catalizador.
Dá uma olhada neste link:
http://bestcars.uol.com.br/cp/logus.htm
Se você olhar um carbura por cima vai ver que na entrada de ar de cada estágio, existe uma redução no diâmetro + ou - na metade da entrada acima da borboleta, foi neste local que eu usinei.
Isto aumenta a vazão de ar mas reduz a velocidade de entrada do ar, para compensar eu reduzi o giclê de ar do 1º estágio, que vai reduzir a absoção de ar pelo giclê, e consequentemente fazer puxar mais combustivél pela caneta.
Para facilitar a saída de combustivél pelo venturi eu reduzi o diâmetro da caneta e aumentei o venturi, o ajuste da marcha lenta se da pelo parafuso de mistura do lado do Weber.
Isto favorece arrancadas, para velocidade final tem que adiantar a abertura do segundo estágio, o carro anda mas bebe, eu não mexi nesta parte e troquei o sistema de vácuo do 2ª estágio por uma mola, aí eu sinto no pedal a resistência da mola me avisando que o segundo estágio tá abrindo, mas aí eu já estou em 110/120 por hora.
Mas torque mesmo até a 4ª marcha (uns 80 Km/h), a 5ª é do tipo econômica e muito longa.
Também não tenho o catalizador.
Dá uma olhada neste link:
http://bestcars.uol.com.br/cp/logus.htm
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
brdsdseng escreveu:Então galera.
É o seguinte: no próximo dia 27 de julho meu Logus vai entrar na funilaria!
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Funilaria, freios, sistema de ignição e alimentação serão revistos de uma vez!
MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSS... Eu tô com uma idéia que tá corroendo minha mente:
VENENO!!!
Não quero nada absurdo. Só um comando 049G mesmo pra ele ficar mais esperto
e um sistema de escape pra deixar ele mais solto!
Mas estudei bastante sobre esse veneno e descobri que mexendo no comando, vc precisa
mexer também na alimentação. Só que o meu carro é alimentado por TBI.
Então chamei um primo meu aqui e ele me disse o seguinte: "Olha, o TBI tem a vantagem
de se ajustar muito bem com o carro. Ou seja, se ele perceber que precisa de mais combustível,
ele vai mandar mais combustível. Não acho necessário mexer na alimentação do teu carro"
Eu pergunto aos senhores: isso é verdade ou é mito?
Outra: o Logus 1.8 96 é tucho mecânico ou hidráulico?
Mais outra: com essas alterações, qual deveria ser o diâmetro do novo sistema de escape?
Lembrando que não quero nada pra rasgar o asfalto..
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Amigo, o comando 049G é para motores com tuchos mecânicos, e o seu Logus por ser Injeção FIC Monoponto usa tuchos hidráulicos, ou voce passa os tuchos do seu motor pra mecânicos ou escolhe outro comando de válvulas, um comando equivalente ao 049G para tuchos hidráulicos é 0 027.7 que foi utilizado nos POINTER GTI e LOGUS WOLFSBURG, novo é bem difícil de achar, mas voce pode pesquisar talvez dar sorte de encontrar no estoque de alguma concessionaria, esse comando ja deixou de ser fabricado, ele foi substituído pelo 0.26BE que é bem parecido com ele, esse sim é mais fácil de ser encontrado, pra enquadrar o comando recomendo o uso de uma Polia Regulável, Limpeza e revisão do sistema de injeção e um bom mecânico.
Abraço
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
Juliano 1909 escreveu:
Amigo, o comando 049G é para motores com tuchos mecânicos, e o seu Logus por ser Injeção FIC Monoponto usa tuchos hidráulicos, ou voce passa os tuchos do seu motor pra mecânicos ou escolhe outro comando de válvulas, um comando equivalente ao 049G para tuchos hidráulicos é 0 027.7 que foi utilizado nos POINTER GTI e LOGUS WOLFSBURG, novo é bem difícil de achar, mas voce pode pesquisar talvez dar sorte de encontrar no estoque de alguma concessionaria, esse comando ja deixou de ser fabricado, ele foi substituído pelo 0.26BE que é bem parecido com ele, esse sim é mais fácil de ser encontrado, pra enquadrar o comando recomendo o uso de uma Polia Regulável, Limpeza e revisão do sistema de injeção e um bom mecânico.
O amigo está certo sobre o comando, eu postei um link para você (Best Cars) e ele menciona isto, assim como informa as opções.
Segue o link novamente.
http://bestcars.uol.com.br/cp/logus.htm
Amigo, o comando 049G é para motores com tuchos mecânicos, e o seu Logus por ser Injeção FIC Monoponto usa tuchos hidráulicos, ou voce passa os tuchos do seu motor pra mecânicos ou escolhe outro comando de válvulas, um comando equivalente ao 049G para tuchos hidráulicos é 0 027.7 que foi utilizado nos POINTER GTI e LOGUS WOLFSBURG, novo é bem difícil de achar, mas voce pode pesquisar talvez dar sorte de encontrar no estoque de alguma concessionaria, esse comando ja deixou de ser fabricado, ele foi substituído pelo 0.26BE que é bem parecido com ele, esse sim é mais fácil de ser encontrado, pra enquadrar o comando recomendo o uso de uma Polia Regulável, Limpeza e revisão do sistema de injeção e um bom mecânico.
O amigo está certo sobre o comando, eu postei um link para você (Best Cars) e ele menciona isto, assim como informa as opções.
Segue o link novamente.
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
juliano1909 escreveu:brdsdseng escreveu:Então galera.
É o seguinte: no próximo dia 27 de julho meu Logus vai entrar na funilaria!
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ele vai mandar mais combustível. Não acho necessário mexer na alimentação do teu carro"
Eu pergunto aos senhores: isso é verdade ou é mito?
Outra: o Logus 1.8 96 é tucho mecânico ou hidráulico?
Mais outra: com essas alterações, qual deveria ser o diâmetro do novo sistema de escape?
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Abraço
Juro que não sabia que o meu carro era injeção! Pra mim era um simples 'carburador eletrônico'. Você tem mais alguma informação pra acrescentar a respeito disso?
Agradeço desde já a boa vontade!
adpachec escreveu:Juliano 1909 escreveu:
Amigo, o comando 049G é para motores com tuchos mecânicos, e o seu Logus por ser Injeção FIC Monoponto usa tuchos hidráulicos, ou voce passa os tuchos do seu motor pra mecânicos ou escolhe outro comando de válvulas, um comando equivalente ao 049G para tuchos hidráulicos é 0 027.7 que foi utilizado nos POINTER GTI e LOGUS WOLFSBURG, novo é bem difícil de achar, mas voce pode pesquisar talvez dar sorte de encontrar no estoque de alguma concessionaria, esse comando ja deixou de ser fabricado, ele foi substituído pelo 0.26BE que é bem parecido com ele, esse sim é mais fácil de ser encontrado, pra enquadrar o comando recomendo o uso de uma Polia Regulável, Limpeza e revisão do sistema de injeção e um bom mecânico.
O amigo está certo sobre o comando, eu postei um link para você (Best Cars) e ele menciona isto, assim como informa as opções.
Segue o link novamente.
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Já li todos os artigos que você postou! Agradeço de verdade, me abriu os olhos pra umas coisas!
Bruno Rafael dos Santos de Souza
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
Amigo:
Sistema FIC....Carburador Eletrônico.....você não está confundindo com o módulo da ignição?
Dá para postar uma foto?
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
Se o seu Logus é 1996 originalmente ele saiu com Injeção Monoponto, o modulo de injeção fica na coluna da porta do carona, abaixo do porta luvas, atraz de uma "capa" de plastico, outro jeito de ver é tirando o tubo de admissão que fica sobre o TBI, se tiver um Bico Injetor, seu carro é injeção eletrônica, quanto a mudança no escapamento, essa preparação é uma preparação leve e não requer grandes mudanças no sistema de escapamento, talvez um coletor de escape 4x1 e dar uma aliviada substituindo os abafadores intermediário e final por abafadores esportivos mais livres do tipo JK KADRON.
Abraço
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
juliano1909 escreveu:Se o seu Logus é 1996 originalmente ele saiu com Injeção Monoponto, o modulo de injeção fica na coluna da porta do carona, abaixo do porta luvas, atraz de uma "capa" de plastico, outro jeito de ver é tirando o tubo de admissão que fica sobre o TBI, se tiver um Bico Injetor, seu carro é injeção eletrônica, quanto a mudança no escapamento, essa preparação é uma preparação leve e não requer grandes mudanças no sistema de escapamento, talvez um coletor de escape 4x1 e dar uma aliviada substituindo os abafadores intermediário e final por abafadores esportivos mais livres do tipo JK KADRON.
Abraço
Acabei de ir lá no carro ver... E de fato tem o módulo no local indicado! Ali no lugar onde ficaria um pezinho pra altofalante certo?
system escreveu:Todo logus e pointer apartir de 95 é injetado, é facil confundir, pois o tbi dos monopontos é um "corpo de carburador oco" com o bico intejor dentro.
Pelo ano é para o seu cabeçote ser tucho hidráulico, o melhor comando pra tucho hidráulico é o 27.7, mais hoje é bem dificil de achar, nas revendedoras não acha mais, tem que caçar em desmanches e retificas e se perguntar por pointer gti e logus wofs esquece q vão falar que não tem (pelo incrível que pareça tem muita gente que trabalha com mecânica e retifica que não sabe q a motorização desses 2 são diferentes) o jeito mais fácil de achar esse comando é falando que é do escort xr3 ap 2.0.
Sobre o 26be, a unica diferença do 26be para o 27.7 é a posição da chaveta que prende ele na polia e é fácil de achar , pois são dos ap's modernos (flex).
Sobre a alimentação a minha experiência é a seguinte. Montei o meu motor (1.6), com o 27.7 e coletor de escape 4x1 e cabeçote taxado, dei duas puxadas até 6000 rpm de 2°, senti que o motor ficou muito mais esperto, e não deu falta de combustível não. Eu só tenho essa experiência, pois andei uns 20 min, depois parei na garagem e desmontei o motor de novo.
obrigado System! mas você desmontou pq o motor?
adpachec escreveu:Amigo:
Sistema FIC....Carburador Eletrônico.....você não está confundindo com o módulo da ignição?
Dá para postar uma foto?
Os caras já tiraram a dúvida amigão!
Bruno Rafael dos Santos de Souza
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
essa é uma das minhas dúvidas.. devo retificar o motor antes de mandar o Comando?
Bruno Rafael dos Santos de Souza
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
Correto:
Não precisa de retifica o cabeçote para troca de comando, apenas marque a posição da árvore do comando para não instalar a nova na posição errada.
Não precisa de retifica o cabeçote para troca de comando, apenas marque a posição da árvore do comando para não instalar a nova na posição errada.
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
valeu galera!
vc são os caras!!!!
agora é só encontrar o 027.7 e mandar ver! muahahahahah
vc são os caras!!!!
agora é só encontrar o 027.7 e mandar ver! muahahahahah
Bruno Rafael dos Santos de Souza
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-241591801-comando-de-valvulas-0277-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428944065-comando-0277-esportivo-motor-ap-_JM
boa sorte.
eu já fui tentado a fazer essa mudança,
mas tenho um amigo que mexe com preparação
e ele me garantiu que não vale o esforço,
é praticamente imperceptível a diferença,
relação custo X beneficio não é viável,
mas se é um desejo pessoal siga em frente.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428944065-comando-0277-esportivo-motor-ap-_JM
boa sorte.
eu já fui tentado a fazer essa mudança,
mas tenho um amigo que mexe com preparação
e ele me garantiu que não vale o esforço,
é praticamente imperceptível a diferença,
relação custo X beneficio não é viável,
mas se é um desejo pessoal siga em frente.
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
O danielrc tá certo, só o comando não faz muita diferença, eu tive que mexer no carburador também, achar um ponto de ignição melhor e rebaixei o cabeçote.
Lembrando que o que muda no comando é sua permanência em abertura e fechamento, ele vai ficar mais tempo aberto para admissão de ar/combustivel, então você tem que prepara o motor para ele fornecer o que o comando precisa.
Não sou expert, mas acho que uma preparação aspirada fica melhor com o comando novo, um passe no cabeçote e reconfigurar seu módulo de injeção.
Neste link tem uma preparação de um voyage com motor Ap 1.8, é antigo e carburado mas é para te dar uma noção.
http://bestcars.uol.com.br/cons-vgl.htm
Lembrando que o que muda no comando é sua permanência em abertura e fechamento, ele vai ficar mais tempo aberto para admissão de ar/combustivel, então você tem que prepara o motor para ele fornecer o que o comando precisa.
Não sou expert, mas acho que uma preparação aspirada fica melhor com o comando novo, um passe no cabeçote e reconfigurar seu módulo de injeção.
Neste link tem uma preparação de um voyage com motor Ap 1.8, é antigo e carburado mas é para te dar uma noção.
http://bestcars.uol.com.br/cons-vgl.htm
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Re: Comando de Válvulas Brabo x Alimentação
aí system, vou dar um pulo nas concessionárias Volks da minha city.
aqui em Manaus eu nunca vi um Logus ou Pointer mais talentoso então acho que posso ter sorte em encontrar outros itens perdidos por lá, além do comando!
GALERA: AGRADEÇO DE VERDADE A TODOS VOCÊS PELAS CONTRIBUIÇÕES AQUI NO MEU TÓPICO!!
VOCÊS ESTÃO ME TRAZENDO MUITA INFORMAÇÃO QUE ACHO QUE NÃO CONSEGUIRIA TÃO FÁCIL SOZINHO!!!
VALEU MESMO E PODEM CONTINUAR POSTANDO SE QUISEREM!!!
aqui em Manaus eu nunca vi um Logus ou Pointer mais talentoso então acho que posso ter sorte em encontrar outros itens perdidos por lá, além do comando!
GALERA: AGRADEÇO DE VERDADE A TODOS VOCÊS PELAS CONTRIBUIÇÕES AQUI NO MEU TÓPICO!!
VOCÊS ESTÃO ME TRAZENDO MUITA INFORMAÇÃO QUE ACHO QUE NÃO CONSEGUIRIA TÃO FÁCIL SOZINHO!!!
VALEU MESMO E PODEM CONTINUAR POSTANDO SE QUISEREM!!!
Bruno Rafael dos Santos de Souza
Logus 1.8i Azul Nobre Perolizado..
Tópico de Apresentação:
viewtopic.php?f=2&t=3172
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