Fonte: http://www.getphpbbjoomla.com/phpbbjoomla/viewtopic.php?t=1062&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=&mforum=autolatinaclube
guitargyn escreveu:Olha só. Depois que comprei, rapidamente fui tomando gosto pelo carro e pesquisava bastante. Um dia, a deriva na net, descobri que tinha havido um recall em 1996 para troca das mangueiras de alimentação e retorno do combustível que apresentavam risco de incêndio. O recall atingiu diversos modelos de vários anos equipados com injeção eletrônica.
Inicialmente por curiosidade, liguei no SAC da VW e, a partir da numeração do chassi, fui informado que o meu carro estava enquadrado no recall mas que o serviço ainda não havia sido feito. Fui orientado a procurar um concessionário para realizar a troca.
Na Saga Goiânia, foi aberta a OS e o atendente me assegurou que, por se tratar de recall, a VW tem o compromisso de atender até o último carro, mesmo que para isso fosse necessário fabricar um kit exclusivo de peças, visto que a política de sortimento do modelo já estava encerrada.
No entanto, quando foi confirmada a indisponibilidade das peças na Saga e na VW, a conversa mudou totalmente. Disseram que meu carro não se enquadrava; que não houve o recall; que o recall estava encerrado; que qualquer problema que houvesse numa peça de 15 anos de uso seria por desgaste natural e não por defeito de fabricação; que como estava encerrada a política de sortimento a VW não tinha obrigação de fornecer mais peças, mesmo que para recall.
Depois de muita discussão, resolvi encaminhar uma reclamação à VW relatando tudo o que havia ocorrido e sugerindo que a VW autorizasse a Saga a captar as peças que compunham o kit do recall junto a outras concessionárias (a Saga alegava que se fizesse isso, não haveria como receber o reembolso da VW). Pra mim, passou a ser uma questão de honra resolver a parada. A VW reconheceu o erro e acatou minha sugestão. Ontem consegui fazer a troca na Saga com peças que vieram do interior de Goiás.
Como eu disse, o defeito que motivou o recall era o risco de incêndio - em 15 anos, nada aconteceu, mas quem me garante que o risco estaria descartado? E se acontecesse, quem assumiria os danos materiais e corporais? A VW não se manifestou sobre esse risco, mas seria responsabilidade da VW visto que eu tentava atender ao recall e a VW estava negando.
Tanto a Saga quanto a VW, no primeiro momento, me asseguraram que eu seria atendido e, diante da dificuldade de peças a conversa mudou completamente. Essa postura é correta? E o respeito ao cliente?
Após a reclamação, muito legal. A VW reconheceu o erro no atendimento e rapidamente solucionou o problema.
Nessa história, em momento algum, tentei dar uma de Gérson, até porque o valor das peças é relativamente baixo. Fui atrás de um direito de consumidor e a VW, apesar dos transtornos, no final, me atendeu satisfatoriamente.
Silas de Souza
Pointer GTi Gasolina. AP 2000 EFI Digital, completo + teto solar