SUPORTE DO ADAPTADOR DE RELÉ (RÉGUA DO PÉ DO MOTORISTA OU PASSAGEIRO)pablo.giovani escreveu:Pessoal. tenho um logus wolfsburg 1996 e mandei dar uma ressoldada na caixa de fusíveis... (que novidade.. todo dono de logus/ponter um dia terá de fazer)...
Acontece que antes disso, o meu limpador do para-brisa ficava ligado em um relé num suporte vermelho e o eletricista resolveu que "não era" o original... e colocou o relé ligado na caixa de fusíveis.
Quando eu acionava o botão para lavar o parabrisa, automaticamente ligava o limpador!
Agora, o esguicho do limpador de para-brisa não aciona mais o limpador quando eu pressiono o botão! eu tenho que acionar a alavanca...
Será que os amigos podem esclarecer se os seus logus/pointers tem o esguicho e o acionamento do limpador automático ou são duas funções separadas? O eletricistadisse que não sabe mais colocar de volta da forma como era...
Um abraço, e aguardo manifestações, ok?
MISTÉRIO DESVENDADO!Conversando com o Emerson na tarde de ontem, em que o recurso
limpa-molha-com-um-toque funciona, ele me disse que o WOB dele tem os três relés da régua no pé do passageiro (que suporta um quarto, mas fica vazio), contra dois do WOB do TB e um do meu. São esses (nomes/funções em maiúsculas obtidos do catálogo eletrônico de peças):
emerson_cavalcante escreveu:a sequencia é cinza, laranja, vermelho... de cima para baixo

Foto real:
Cinza, código 325.955.532.1, RELÉ TEMPORIZADOR DO MOTOR DE ARREFECIMENTO (modelos com motorização AP2000i) Fica conectado no soquete de cor
BRANCALaranja, código 547.959.143, RELÉ DO MOTOR DE ARREFECIMENTO DO AR CONDICIONADO Fica conectado no soquete de cor
PRETAVermelho, código 547.955.531, RELÉ TEMPORIZADOR DO LIMPADOR E LAVADOR DO PARA-BRISAFica conectado no soquete de cor
VERMELHAÉ justamente esse vermelho que ativa a função! Emerson validou isso, tirando o relé vermelho e parou de acionar automaticamente. O meu não tem e nunca funcionou.
Ou seja: para o Pablo resolver o problema dele, basta tirar o
relé vermelho código 547.955.531 da caixa de fusíveis
e ligar no soquete vermelho da régua no pé do passageiro, o que vale para os demais WOB´s.
Para quem quiser comprar, seguem referências que achei:
Código 325.955.532.1, RELÉ TEMPORIZADOR DO MOTOR DE ARREFECIMENTO
Marca DNI, código do fabricante "DNI ????"
Código 547.959.143, RELÉ DO MOTOR DE ARREFECIMENTO DO AR CONDICIONADO
(comprei por R$ 20,00)Marca DNI, código do fabricante "DNI 8500"
http://www.dni.com.br/dni2/index.php?pa ... =1&lang=ptCódigo 547.955.531, RELÉ TEMPORIZADOR DO LIMPADOR E LAVADOR DO PARA-BRISA
Marca DNI, código do fabricante "DNI 0317"
http://www.dni.com.br/dni2/index.php?pa ... =1&lang=ptMais novidades sobre a pesquisa!
Hoje à tarde quando fui buscar as travessas dos bancos para o "GoldenEye", achei no soquete R2 da caixa de fusíveis do Logus CL azul o relé Autolatina, cor vermelha, código 542.955.531. Como as travessas não estavam em excelente estado, propus pegar mais alguma coisa pra chegar no valor. Peguei esse relé, que está novinho, e a presilha de fixação da caixa de fusíveis.
Chegando em casa e pesquisando no catálogo, percebi sutis diferenças entre o relé que achei e o que está no WOB do Emerson, como falei acima:
-O relé que achei, código
542.955.531, Autolatina, cor vermelha, tem o nome de RELÉ TEMPORIZADOR ACIONAMENTO LIMPADOR PARA-BRISA. Ele possui
4 pinos.

By
tonycezar at 2011-02-09

By
tonycezar at 2011-02-09
-Já o que Emerson tem, código
547.955.531, também Autolatina, cor vermelha, é chamado RELÉ TEMPORIZADOR
DO LIMPADOR E LAVADOR DO PARA-BRISA. Possui
6 pinos! E tem o acabamento 232A: LAVADOR DO PARABRISA COM RETARDO NO ACIONAMENTO DO LIMPADOR. Vi o do Emerson funcionando e é justamente o que ocorre: o esguicho joga água e pára, depois o limpador faz quatro movimentos completos e pára. Tudo com um aperto no botão.

By
tonycezar at 2011-02-09
Eu acredito que, independente do modelo, dá para ativar a função pois o comando está no relé. Minhas dúvidas agora são as seguintes: existem 5 tipos de centrais elétricas (caixas de fusíveis), desde a chamada
low series até a de alta capacidade (GTI, GLS e WOB). Porém, já encontrei respostas paa os meus questionamentos, a seguir:
*A função funcionará tanto ligando no R2 da caixa de fusíveis quanto na régua (suporte com 3 adaptadores de relé, código 537.937.947), no soquete vermelho?
Resposta: não, pois o relé de 547.955.531, por possuir 6 pinos (um deles com uma disposição diferente) não há como ser conectado na posição R2 da caixa de fusíveis. Só cabe nos soquetes da régua do pezinho.
*As conexões do soquete na régua e caixa R2 terminam no mesmo lugar?
Resposta: não, apenas o circuito 31 é comum na operação de ambos os relés. Logo, o resultado produzido é diferente.
Achei o meu relé pra ativar a função ontem!

Confirmando suspeitas anteriores, em alguns modelos, o relé é ligado no
soquete R2 da caixa de fusíveis. Olha aí um exemplo da
caixa de um modelo 1.8, postado pelo TB num tópico sobre as ferragens do painel no lugar do rádio. O relé é o vermelho:
UMA BOA LIÇÃO FICA AQUI: AS CORES DOS RELÉS NÃO IMPORTAM TANTO, POIS OS ORIGINAIS TEM CORES PADRONIZADAS, MAS OS DE OUTROS FABRICANTES - DNI, ZTE, SÓ PRA CITAR DOIS - POSSUEM OUTRAS CORES. O QUE REALMENTE IMPORTA É O CÓDIGO ORIGINAL DO RELÉ E A FUNÇÃO QUE EXECUTA.