Opinião pessoal - colaboração entre os membros do Clube
Enviado: 29 Mar 2016, 10:45
Gurizada, quero dar minha opinião sincera sobre alguns posts que fazem elogios, digamos, não condizentes com as reais características do Logus/Pointer.
De antemão já sei que muitos não vão gostar - mas por favor, não se ofendam: é só uma opinião pessoal. E desde já, minhas desculpas àqueles que não concordarem.
Somos um clube e o que nos une é o gosto pelos Logus/Pointer. O meu Logus já é mais que um carro pra mim, é a realização de um sonho que vem da adolescência, um projeto que tenho pensado há tempos e cuidado nos mínimos detalhes, e pretendo deixar de herança pro meu filho.. esse eu não vendo nunca!
Mas não é porque amamos Logus/Pointer que vamos nos comportar como torcida de futebol.
Assim como TODOS os carros, Logus/Pointer têm pontos fracos sim.. defeitos crônicos, e dentre eles posso citar os que todos já sabemos: a suspensão dianteira extremamente frágil, a maldita caixa de fusíveis, o trambulador do câmbio que é merecedor de raivosos adjetivos..
Mas observem: nenhum desses defeitos crônicos é exclusividade do Logus/Pointer. São erros de engenharia da VW/Ford (no caso da caixa de fusíveis, por exemplo, é um erro que chega ser primário.. um bom eletricista não projetaria aquela caixa fechada, que vira uma estufa com o passar por ali de toda a corrente que alimenta o carro, incluindo a ignição). Tais problemas também são enfrentados por Escort/Verona e família Gol, etc.
Voltando ao ponto principal: um dos principais motivos que me levou a me cadastrar aqui no clube foi trocar experiência para a solução de problemas recorrentes na minha amada viatura. Mas para resolvermos tais problemas - e TODOS NÓS ajudarmos uns aos outros - não podemos tapar o sol com a peneira e dizer que tais problemas não existem.
A questão das bandejas e buchas já tem solução por todos conhecida aqui. Para complementar este aspecto, quando o 1.8T 20v ficar pronto, vou descrever em detalhes o retrabalho das suspensões direcionado especificamente para o ganho de estabilidade (rebaixando muito pouca coisa e sem inviabilizar o uso na rua). Não foi nada caro (inclusive usamos algumas peças de desmanche) e o carro ficou com mais estabilidade que o carro "moderno" que temos aqui em casa.
Sobre a caixa de fusíveis: por minha conta já havia colocado um relê separado, por fora da caixa de fusíveis, dedicado somente à ignição (depois de ter ficado na mão algumas vezes em função disso). No entanto, na reforma do Logus o eletricista vai refazer toda a parte elétrica. Vou pegar em detalhes tudo que ele fizer e postar aqui, como forma de procurar ajudar ao pessoal a resolver coisas que são GRANDES dores de cabeça cotidianas nos nossos carros, e que podem ser resolvidos de forma simples e barata.
Por fim, o trambulador do câmbio, contra o qual muito destilei minha raiva: existem duas opções, ambas de BAIXO CUSTO e com resultados bem melhores que o trabulador original. Primeira: colocar a alavanca completa do Polo hatch. É a forma mais simples, e custa menos que a alavanca do próprio Logus. Segunda: é ainda mais barata, mas exige conhecimentos avançados em câmbio (coisa que eu não tenho), mas o preparador fez gastando pouco: fez todo o trambulador artesanal a partir de uma carcaça qualquer, utilizando como modelo o projeto que ele fabricava para os Fórmula Ford. Barato e eficiente.. engates curtos e precisos (embora não muito macios). Escreverei isso em detalhes (até porque ele tem que me explicar bem.. não entendi tudo exatamente como foi feito).
Tenho consciência que o meu projeto é meio fora da média para a galera, mas nessa função toda descobri VÁRIAS SOLUÇÕES BARATAS E EFICIENTES. Felizmente, tive a sorte de conhecer um senhor fantástico, com 50 anos de automobilismo para ensinar, que sabe bolar muitas soluções com poucos recursos (inclusive por ter trabalhado na equipe oficial da Mitsubishi e feito o Rally dos Sertões por 10 anos, onde por mais profissional que seja a equipe, muitas vezes só se consegue um resultado com uma gambiarra no meio da poeira e de baixo de um sol escaldante, só com uma caixa de ferramentas).
Enfim, escrevo estas linhas em forma de desabafo, pois em algumas oportunidades vim ao Clube em busca de ajuda em temas já conhecidos dos colegas, e não tive sequer resposta.
Claro que o Clube também tem seu lado fraterno, de união entre os proprietários, mas também por isso não podemos deixar de lado o objetivo comum à todos nós: manter nossas viaturas como novas pelo máximo de tempo possível.
Acho que era isso. Espero que compreendam o sentimento que quis transmitir nestas linhas. Vamos nos ajudar.
Abraços,
Marcelo
De antemão já sei que muitos não vão gostar - mas por favor, não se ofendam: é só uma opinião pessoal. E desde já, minhas desculpas àqueles que não concordarem.
Somos um clube e o que nos une é o gosto pelos Logus/Pointer. O meu Logus já é mais que um carro pra mim, é a realização de um sonho que vem da adolescência, um projeto que tenho pensado há tempos e cuidado nos mínimos detalhes, e pretendo deixar de herança pro meu filho.. esse eu não vendo nunca!
Mas não é porque amamos Logus/Pointer que vamos nos comportar como torcida de futebol.
Assim como TODOS os carros, Logus/Pointer têm pontos fracos sim.. defeitos crônicos, e dentre eles posso citar os que todos já sabemos: a suspensão dianteira extremamente frágil, a maldita caixa de fusíveis, o trambulador do câmbio que é merecedor de raivosos adjetivos..
Mas observem: nenhum desses defeitos crônicos é exclusividade do Logus/Pointer. São erros de engenharia da VW/Ford (no caso da caixa de fusíveis, por exemplo, é um erro que chega ser primário.. um bom eletricista não projetaria aquela caixa fechada, que vira uma estufa com o passar por ali de toda a corrente que alimenta o carro, incluindo a ignição). Tais problemas também são enfrentados por Escort/Verona e família Gol, etc.
Voltando ao ponto principal: um dos principais motivos que me levou a me cadastrar aqui no clube foi trocar experiência para a solução de problemas recorrentes na minha amada viatura. Mas para resolvermos tais problemas - e TODOS NÓS ajudarmos uns aos outros - não podemos tapar o sol com a peneira e dizer que tais problemas não existem.
A questão das bandejas e buchas já tem solução por todos conhecida aqui. Para complementar este aspecto, quando o 1.8T 20v ficar pronto, vou descrever em detalhes o retrabalho das suspensões direcionado especificamente para o ganho de estabilidade (rebaixando muito pouca coisa e sem inviabilizar o uso na rua). Não foi nada caro (inclusive usamos algumas peças de desmanche) e o carro ficou com mais estabilidade que o carro "moderno" que temos aqui em casa.
Sobre a caixa de fusíveis: por minha conta já havia colocado um relê separado, por fora da caixa de fusíveis, dedicado somente à ignição (depois de ter ficado na mão algumas vezes em função disso). No entanto, na reforma do Logus o eletricista vai refazer toda a parte elétrica. Vou pegar em detalhes tudo que ele fizer e postar aqui, como forma de procurar ajudar ao pessoal a resolver coisas que são GRANDES dores de cabeça cotidianas nos nossos carros, e que podem ser resolvidos de forma simples e barata.
Por fim, o trambulador do câmbio, contra o qual muito destilei minha raiva: existem duas opções, ambas de BAIXO CUSTO e com resultados bem melhores que o trabulador original. Primeira: colocar a alavanca completa do Polo hatch. É a forma mais simples, e custa menos que a alavanca do próprio Logus. Segunda: é ainda mais barata, mas exige conhecimentos avançados em câmbio (coisa que eu não tenho), mas o preparador fez gastando pouco: fez todo o trambulador artesanal a partir de uma carcaça qualquer, utilizando como modelo o projeto que ele fabricava para os Fórmula Ford. Barato e eficiente.. engates curtos e precisos (embora não muito macios). Escreverei isso em detalhes (até porque ele tem que me explicar bem.. não entendi tudo exatamente como foi feito).
Tenho consciência que o meu projeto é meio fora da média para a galera, mas nessa função toda descobri VÁRIAS SOLUÇÕES BARATAS E EFICIENTES. Felizmente, tive a sorte de conhecer um senhor fantástico, com 50 anos de automobilismo para ensinar, que sabe bolar muitas soluções com poucos recursos (inclusive por ter trabalhado na equipe oficial da Mitsubishi e feito o Rally dos Sertões por 10 anos, onde por mais profissional que seja a equipe, muitas vezes só se consegue um resultado com uma gambiarra no meio da poeira e de baixo de um sol escaldante, só com uma caixa de ferramentas).
Enfim, escrevo estas linhas em forma de desabafo, pois em algumas oportunidades vim ao Clube em busca de ajuda em temas já conhecidos dos colegas, e não tive sequer resposta.
Claro que o Clube também tem seu lado fraterno, de união entre os proprietários, mas também por isso não podemos deixar de lado o objetivo comum à todos nós: manter nossas viaturas como novas pelo máximo de tempo possível.
Acho que era isso. Espero que compreendam o sentimento que quis transmitir nestas linhas. Vamos nos ajudar.
Abraços,
Marcelo