[Tutorial] Carburador 2e e 3e
Enviado: 20 Jul 2015, 15:00
Tutorial de como melhorar o carbura 2e ou 3e
Tópico Original
através de experiencias próprias, fiz este tutorial de como dar uma melhorada no carbura 2e ou 3e , p/ turbo ou aspirado:
1- desmontar todo o carbura, observe q as canetas (foto abaixo) possuem os furos de progressão , por isso é importante retira-las , p/ ter certeza q os furos de progressão, principalmente o menor q fica bem abaixo da cabeça da caneta, não esteja obstruído.
2- é de grande importância, observar tbem , que existem 2 tipos de difusores(foto abaixo) do carburador 2e/3e, alguns tipos (meu caso) possuíam tipo de uma restrição na passagem de combustível, tipo um anel, nesse caso é só retirá-los,esses difusores alguns saiam de linha sem, e também observe se o difusor de seu carbura não esteja trocado pelo do carbura a gasolina!! , pois este , a passagem de combustível é menor dentro dele!!
3- valvula de maxima , aki vai um macete , observe q na valvula de maxima (foto abaixo) possui uma passgem de comb bem estreita, na parte superior da valvula existe uma peça em latao c/ um oring pequeno, ,retire esta peça c/ um alicate, c/ cuidado p/ naum estragar, e, com ajuda de um esmeril , afine o o corpo da haste da válvula , assim terá mais passagem de combustível
4-dependendo do carbura , pode se melhorar a reaçao da valvula de aceleraçao rapida de comb, colocando um came mais longo(foto abaixo), nesse caso usa- se o mais longo
5- é de grande importancia observar o tipo de injetor e o alvo dele, pois muitas vzs consegue-se retirar o buraco de aceleraçao nesse ponto,recomendo usar o tipo curto(existe 2 tipos o curto e longo) de preferencia 70 , e o alvo assim:
6- caneta da lenta,(consultar tabela brosol p/ver qual caneta é original do carbura!!) responsavel pela alimentaçao do carro ate os 2.500 rpm, é importante tbem observar os furos de progressao dela, no meu caso, aumentei um pouco a passagem de combustivel e tbem os furos de progressao da mistura foto:
7-giclê de combustível: nesse caso c/ ajuda de uma sonda e um multímetro de boa aferição , no meu caso , 3e, uso 155/175 , 1.5kg de pressao do turbo, com ajuda do econostat.nao da falta, mas ai é q entra a parte chata , tuuudo depende do acerto das canetas de ar , p/ acerto fino, trabalha-se as canetas, mas a grosso modo, ja vi carros q andam c/ 190/220 , 140 180, depende muito , neese caso como aumentei a passagem de comb da valv. de máxima, então nem tem a necessidade de se usar uma giclagem muito grande no segundo estagio.
7- cuidados ao retirar a borboleta do afogador, pois se retirar o eixo também, é necessário tampar o furo por onde o eixo corre, pois ali ficara um enorme buraco !!! ja vi uns carros assim !!!
8-os furos de progressão são necessários para uma boa passagem da faze lenta p/ faze de aceleração, entaum observe bem as fendas de progressão p/ q nao estejam obstruídas! no meu caso observei q a borboleta nao estava vedando as fendas de progressão, pois as mesmas estavam c/ uma ligeira empenação, se for seu caso troque as borboletas de aceleração, sao baratas, aki 5,00 cada, pois estas fenda so podem passar combustivel qdo se é acionado o acelerador!! se nao, o combustível fica gotejando por elas!! consumo elevado!!
9- cuidado quanto a pressão da mola p/ abrir o segundo estagio, acreditem , se deixar uma pressão muito pequena , ao acelerar o carro, dependendo da força do vácuo ou pressão do turbo ,o segundo estagio não abrira, pois a mola não terá força suficiente p/ puxar a abertura do segundo corpo.
10- Quanto menor for o efeito pulsativo criado pelos pistões no coletor de admissão, melhor sera o torque do motor, p/ se diminuir esse efeito, usa-se uma base ou baquelite mais alto, uns 4 cm mais ou menos, na base do carbura, mas!!, e depois p/ fechar o capô. No meu caso consegui diminuir o efeito simplesmente mudando o carbura de posição , agora o segundo estagio fica próximo do cabeçote, e o primeiro estagio fica na extremidade do coletor, quanto haste de aceleração do cabo do acelerador, é só inverte-lo, deixando de cabeça p/ baixo, fácil fácil!
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1- desmontar todo o carbura, observe q as canetas (foto abaixo) possuem os furos de progressão , por isso é importante retira-las , p/ ter certeza q os furos de progressão, principalmente o menor q fica bem abaixo da cabeça da caneta, não esteja obstruído.
2- é de grande importância, observar tbem , que existem 2 tipos de difusores(foto abaixo) do carburador 2e/3e, alguns tipos (meu caso) possuíam tipo de uma restrição na passagem de combustível, tipo um anel, nesse caso é só retirá-los,esses difusores alguns saiam de linha sem, e também observe se o difusor de seu carbura não esteja trocado pelo do carbura a gasolina!! , pois este , a passagem de combustível é menor dentro dele!!
3- valvula de maxima , aki vai um macete , observe q na valvula de maxima (foto abaixo) possui uma passgem de comb bem estreita, na parte superior da valvula existe uma peça em latao c/ um oring pequeno, ,retire esta peça c/ um alicate, c/ cuidado p/ naum estragar, e, com ajuda de um esmeril , afine o o corpo da haste da válvula , assim terá mais passagem de combustível
4-dependendo do carbura , pode se melhorar a reaçao da valvula de aceleraçao rapida de comb, colocando um came mais longo(foto abaixo), nesse caso usa- se o mais longo
5- é de grande importancia observar o tipo de injetor e o alvo dele, pois muitas vzs consegue-se retirar o buraco de aceleraçao nesse ponto,recomendo usar o tipo curto(existe 2 tipos o curto e longo) de preferencia 70 , e o alvo assim:
6- caneta da lenta,(consultar tabela brosol p/ver qual caneta é original do carbura!!) responsavel pela alimentaçao do carro ate os 2.500 rpm, é importante tbem observar os furos de progressao dela, no meu caso, aumentei um pouco a passagem de combustivel e tbem os furos de progressao da mistura foto:
7-giclê de combustível: nesse caso c/ ajuda de uma sonda e um multímetro de boa aferição , no meu caso , 3e, uso 155/175 , 1.5kg de pressao do turbo, com ajuda do econostat.nao da falta, mas ai é q entra a parte chata , tuuudo depende do acerto das canetas de ar , p/ acerto fino, trabalha-se as canetas, mas a grosso modo, ja vi carros q andam c/ 190/220 , 140 180, depende muito , neese caso como aumentei a passagem de comb da valv. de máxima, então nem tem a necessidade de se usar uma giclagem muito grande no segundo estagio.
7- cuidados ao retirar a borboleta do afogador, pois se retirar o eixo também, é necessário tampar o furo por onde o eixo corre, pois ali ficara um enorme buraco !!! ja vi uns carros assim !!!
8-os furos de progressão são necessários para uma boa passagem da faze lenta p/ faze de aceleração, entaum observe bem as fendas de progressão p/ q nao estejam obstruídas! no meu caso observei q a borboleta nao estava vedando as fendas de progressão, pois as mesmas estavam c/ uma ligeira empenação, se for seu caso troque as borboletas de aceleração, sao baratas, aki 5,00 cada, pois estas fenda so podem passar combustivel qdo se é acionado o acelerador!! se nao, o combustível fica gotejando por elas!! consumo elevado!!
9- cuidado quanto a pressão da mola p/ abrir o segundo estagio, acreditem , se deixar uma pressão muito pequena , ao acelerar o carro, dependendo da força do vácuo ou pressão do turbo ,o segundo estagio não abrira, pois a mola não terá força suficiente p/ puxar a abertura do segundo corpo.
10- Quanto menor for o efeito pulsativo criado pelos pistões no coletor de admissão, melhor sera o torque do motor, p/ se diminuir esse efeito, usa-se uma base ou baquelite mais alto, uns 4 cm mais ou menos, na base do carbura, mas!!, e depois p/ fechar o capô. No meu caso consegui diminuir o efeito simplesmente mudando o carbura de posição , agora o segundo estagio fica próximo do cabeçote, e o primeiro estagio fica na extremidade do coletor, quanto haste de aceleração do cabo do acelerador, é só inverte-lo, deixando de cabeça p/ baixo, fácil fácil!
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