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Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 11 Out 2014, 21:04
por LuizGbarrio
Ola Pessoal do CLP.
Notei hoje que dentro da tubulação do Respiro do Cárter tinha água acumulada, tanto que chegou a escorrer quando virei a mangueira... Queria saber se é normal (Tenho a leve impressão que não...hehe)? Também notei que com o motor quente, ele solta uma fumaça meio esbranquiçada pela tampa do oleo e pelo respiro do cárter e a injeção eletrônica acusa freneticamente "Falta de Pulso".... Na vareta de óleo, o óleo parece limpo. Queria saber se é normal, e se não for, gostaria de saber se é muito Grave??
Detalhe: Cabeçote foi feito e o carro não rodou nem 400Km ainda, a junta também foi trocada e o mecânico disse que não precisaria mexer na parte de baixo que estava OK.
Do sistema de Ignição a Bobina, tampa do Distribuidor, rotor, cabos de vela e velas é tudo novo.
O pior é que acabamos de gastar uma grana no mecânico, trocando a embreagem, pegamos o carro ontem, hoje fomos dar uma volta e o cabo do acelerador estourou (voltamos para casa rebocados), sem contar que o carro começou a morrer aleatoriamente... tá ficando difícil manter essa jabiraca andando. Desculpa ai o desabafo... hehe...
Se puderem me dar uma força ai com umas dicas, eu ficaria muito grato...
A) Luiz Gustavo.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 18 Out 2014, 13:39
por adpachec
Ele baixa água?
Isto é sinal de água vazando pela junta, ou pior,bloco trincado.
Como retirou o cabeçote acredito que seja a junta.
Observe o óleo se está na cor marrom doce de leite.
E troque de mecânico.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 23 Out 2014, 23:45
por LuizGbarrio
adpachec escreveu:Ele baixa água?
Isto é sinal de água vazando pela junta, ou pior,bloco trincado.
Como retirou o cabeçote acredito que seja a junta.
Observe o óleo se está na cor marrom doce de leite.
E troque de mecânico.
Valeu mesmo amigo!!!! Realmente ele esta baixando um pouco a água do reservatório, mas parece que a cor do oleo esta normal (pelo menos na vareta), tambem notei que de vez em quando ele solta uma fumaça pelo escapamento (igual a que sai pelo respiro do Carter) e já tinham me comentado que isso era água vazando no motor.
E agora, como devo proceder? Tenho que encostar na oficina para tirar o cabeçote, ou somente apertar todos os parafusos no torque certo com um torquímetro? O carro ta pegando legal, só dá umas trepidadas de vez em quando (que acredito ser problema na ignição). A junta não ta queimando nem nada, só reapertar no torque certo sera que resolve?
Mais uma vez obrigado pela ajuda,
A) Luiz Gustavo.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 24 Out 2014, 07:01
por Nelson
LuizGbarrio escreveu:adpachec escreveu:Ele baixa água?
Isto é sinal de água vazando pela junta, ou pior,bloco trincado.
Como retirou o cabeçote acredito que seja a junta.
Observe o óleo se está na cor marrom doce de leite.
E troque de mecânico.
Valeu mesmo amigo!!!! Realmente ele esta baixando um pouco a água do reservatório, mas parece que a cor do oleo esta normal (pelo menos na vareta), tambem notei que de vez em quando ele solta uma fumaça pelo escapamento (igual a que sai pelo respiro do Carter) e já tinham me comentado que isso era água vazando no motor.
E agora, como devo proceder? Tenho que encostar na oficina para tirar o cabeçote, ou somente apertar todos os parafusos no torque certo com um torquímetro? O carro ta pegando legal, só dá umas trepidadas de vez em quando (que acredito ser problema na ignição). A junta não ta queimando nem nada, só reapertar no torque certo sera que resolve?
Mais uma vez obrigado pela ajuda,
A) Luiz Gustavo.
Amigo, o procedimento certo é retirar o cabeçote, mandar plainar na retífica e trocar a junta
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 24 Out 2014, 08:03
por adpachec
De um passeio com o carro e uma boa "tuchada" (aceleração) e depois abra o capô quando chegar em casa e aperte as mangueiras do radiador.
Se estiverem duras pode ser o radiador entupido.
Aqui uma senhora fez o motor do escort e começou a baixar água, era o radiador entupido, dava pressão no reservatório, ela também enchia o reservatório no limite, o correto é até o meio entre minimo é máximo.
As vezes um pouco de fumaça no escape é normal, principalmente de manhã e no frio.....e também por causa do aumento do álcool na gasolina.
Agora fumaça constantemente não.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 24 Out 2014, 10:06
por LuizGbarrio
adpachec escreveu:De um passeio com o carro e uma boa "tuchada" (aceleração) e depois abra o capô quando chegar em casa e aperte as mangueiras do radiador.
Se estiverem duras pode ser o radiador entupido.
Aqui uma senhora fez o motor do escort e começou a baixar água, era o radiador entupido, dava pressão no reservatório, ela também enchia o reservatório no limite, o correto é até o meio entre minimo é máximo.
As vezes um pouco de fumaça no escape é normal, principalmente de manhã e no frio.....e também por causa do aumento do álcool na gasolina.
Agora fumaça constantemente não.
A fumaça não é constante, é de vez em quando com o motor quente, e as mangueiras ficam normal (não endurecem). Mas uma vez muito obrigado pela dica, vou ver s elevo ele onde fizeram o cabeçote e ver se eles dão um jeito nisso para mim.
A aproveitando a deixa (sem querer abusar da sua boa vontade...hehe), meu logus esta morrendo do nada e trepidando de vez em quando e as vezes falha (pisa no acelerador e ele não responde), o Scanner da injeção disse que era "Circuito da Ignição Aberto" e "Falta de Pulso", estranho pois a Bobina, cabos de vela, tampa do distribuidor e rotor são novos, já mandei conferir o chicote da bobina e esta OK. Me falaram que pode ser o rotor, mas foi medida a resistência e esta OK, sem trincados nem fuligem... Já não sei mais o que pode ser.
Mais uma vez, obrigado pela atenção.
Grato Luiz Gustavo.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 24 Out 2014, 10:52
por adpachec
Pode ser:
Rotor gasto, apesar de a aparência estar OK.
Aterramento do motor (sofri com isto), se testa com um multímetro encostado no bloco e outro no negativo da bateria (não medir a voltagem e sim a resistência).
Ou relês e atuadores que mandam mensagem errada ao módulo.
http://www.dicasmecanicas.com/2009/11/v ... e-partida/[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=4-Ezuk0z-qM[/BBvideo]
Olhe os relês (condições deles):
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca72.htmSe ajudar:
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=9ysnbn-2gKU[/BBvideo]
Ou o sensor deposição da borboleta de aceleração.....ou até filtro de ar obstruído.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 24 Out 2014, 13:49
por adpachec
Já monitorou a sonda da lambda?
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 24 Out 2014, 14:12
por LuizGbarrio
adpachec escreveu:Já monitorou a sonda da lambda?
Ola Amigo... obrigado pelas dicas.
O aterramento do motor esta OK (acabei de fazer o teste), sensores sei que não é (TPS é novo e a Sonda Lambda não é nova, mas funciona bem)... O que me deixa cabreiro é o fato da injeção acusar apenas "Falta de Pulso" e "Circuito de Ignição aberto". Não acusa nenhum outro problema.
O Rotor, como saber se ele esta gasto? Ele foi trocado e não andamos nem 400Km com o carro, sera que algo poderia estar fazendo ele gastar tão rápido?
Se irmos pela lógica: O Chicote esta OK, Bobina OK, Cabos de Vela OK e aterramento OK, então o problema deve ser no Distribuidor, mesmo a tampa e o rotor sendo novos.
O pior é que este defeito esta me deixando louco!
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
A) Luiz Gustavo
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 24 Out 2014, 15:44
por adpachec
Neste link informa que pode ser a alimentação da centralina:
Teste estático defeitos passados -KAM14 Falta de pulso: Ver sistema de ignição e alimentação da central.
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca72.htmEsta imagem é do teste da Centralina (a imagem é do mesmo link):
No link diz que a alimentação da centralina vem do relê de injeção,pode ser o relê com defeito (gasto).
A centralina tem seu fornecimento de corrente feito pelo relé da injeção, que é acionado pela chave de ignição . Ao ligar a chave de ignição, o relé do sistema de injeção liga o positivo da bateria aos pinos 37 e 57 da centralina. A ligação do negativo é feito pêlos pinos 16 20, 40 e 60 da centralina . Alem destas ligações a centralina recebe corrente permanente através do pino 1, para manter as informaçõe Da memória de manutenção .
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 26 Out 2014, 00:49
por LuizGbarrio
adpachec escreveu:Neste link informa que pode ser a alimentação da centralina:
Teste estático defeitos passados -KAM14 Falta de pulso: Ver sistema de ignição e alimentação da central.
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/INJECAO/Ca72.htmEsta imagem é do teste da Centralina (a imagem é do mesmo link):
http://www.hackinglife.com.br/Mecanica/ ... s/CER1.jpgNo link diz que a alimentação da centralina vem do relê de injeção,pode ser o relê com defeito (gasto).
A centralina tem seu fornecimento de corrente feito pelo relé da injeção, que é acionado pela chave de ignição . Ao ligar a chave de ignição, o relé do sistema de injeção liga o positivo da bateria aos pinos 37 e 57 da centralina. A ligação do negativo é feito pêlos pinos 16 20, 40 e 60 da centralina . Alem destas ligações a centralina recebe corrente permanente através do pino 1, para manter as informaçõe Da memória de manutenção .
Obrigado pela ajuda.... Eu fiz a ressolda do caixa de fusíveis e do Rele da injeção ( o rele Verde), mas o problema persiste. Acho que vou trocar este rele (já me falaram que ele é campeão em dar problema nestes carros da Volks) e foi a única peça que eu ainda não troquei, se bem que me falaram que a ressolda geralmente resolve o problema (mau contato nos terminais do rele). Assim que der vou fazer a troca por um rele novo e posto aqui o resultado, afinal não tenho mais nada a perder... huehuehue
adpachec, cara muito obrigado MESMO Pela ajuda!!!. Fico até meio encabulado por não poder lhe retribuir diretamente todo auxilio que você me deu... Mas mesmo assim, se precisar de algo em que eu possa lhe ajudar é só falar.
Mais uma vez obrigado, Luiz Gustavo.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 26 Out 2014, 15:47
por adpachec
Espero que arrume, boa sorte.
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 27 Out 2014, 22:21
por LuizGbarrio
adpachec escreveu:Espero que arrume, boa sorte.
Troquei o rele de injeção e até o som do carro mudou, ele não apaga mais, e não apresentou mais o defeito de "Falta de Pulso", a mensagem de "Circuito de Ignição aberto" no teste dinâmico persiste, (mesmo o carro não apresentando mais os desligamentos).
Retirei o rotor hoje pela tarde e comparei com o rotor velho (Que trocamos por ele isolou) e notei que o rotor novo estava BEM mais gasto que o velho (mais de 1 mm de diferença) e o rotor novo esta gastando mais em uma ponta do que na outra, queria saber se isso é normal, talvez em algum momento uma faísca pode pular fora e fazer a central achar que a Ignição esta com o circuito aberto, mas o carro parece que esta andando bem. To pensando em trocar esse rotor também e ver se resolve, o problema vai ser se ele gastar rápido que nem o ultimo que colocamos, tem algum modelo especifico de rotor para estes carros (com código e tal)?
A) Luiz Gustavo
Re: Água na tubulação de Respiro do Cárter
Enviado: 27 Out 2014, 22:37
por adpachec
A energia da faísca nunca vem de uma vez, ela é gerada e tem seu "pico"mais alto que acaba sendo perto do fim do rotor.
Por isto ali costuma ficar "preto".
Cabos e rotores gastos aumentam a sobrecarga no sistema, as peças sofrem com aquecimento e a faísca na vela diminui.
Eu usei um rotor de marca vagabunda não durou 06 meses.
Aqui tem o catálogo bosch:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct= ... RTVctqd2jw