Jateamento Automotivo
Enviado: 01 Jan 2014, 09:34
Jateamento é uma técnica mecânica que é comumente usada para remover pintura velha e enferrujada da lataria de automóveis. É um método mais agressivo que o lixamento convencional, e permite a remoção de buracos de ferrugem, assim como qualquer corrosão na superfície do carro. Entretanto, esse método pode deixar pequenas fissuras no metal. Por essa razão, deve-se apenas utilizar esse método em metais espessos que não deformem ou desintegrem facilmente.
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=aGvt4VwJvH8[/BBvideo]
[BBvideo 640,480]http://www.youtube.com/watch?v=79_e_BsOx6U[/BBvideo]
1
Remova todas os encaixes externos do carro e, onde for possível, remova completamente as peças da lataria do veículo. Coloque as peças sobre um painel de suporte e raspe a pintura suavemente com uma espátula de metal. Vista um par de luvas de proteção e aplique uma generosa camada de solução decapante na pintura, deixando agir por 15 minutos. Use a espátula para remover a tinta da superfície e enxágue com água morna para parar o ingrediente ativo na solução decapante. Seque o painel de metal cuidadosamente com as toalhas desengraxantes.
2
Use um disco de lixa de óxido de alumínio P80 numa lixadeira orbital para remover qualquer traço de tinta. Tenha certeza de que a peça seja lixada completamente, para remover toda a ferrugem da superfície. Limpe-a cuidadosamente antes de fazer a inspeção. Qualquer ferrugem restante deve, agora, estar bem visível para ser jateada e garantir uma remoção adequada.
3
Coloque a peça da lataria na cabine de jateamento com um suporte resistente. Conecte a máquina de jateamento na tomada principal e encaixe a mangueira de ar comprimido no engate. Vista o macacão de proteção, os óculos, a máscara e as luvas antes de começar. Tenha certeza de que não há partes da sua pele descobertas. Ligue a unidade de extração da cabine de jateamento usando o painel de operação fornecido. Garanta que todos os pontos de entrada da cabine estão fechados e selados.
4
Ligue a máquina de jateamento. Posicione o bico da máquina sobre a área enferrujada da peça da lataria e acione o gatilho para liberar o jato de areia. As partículas de areia vão penetrar a ferrugem. O jato deve ser apontado para o painel poucos segundos por vez. Cheque visualmente para ter certeza de que as partículas de areia não estão penetrando o metal. Continue até que toda a ferrugem tenha sido removida.
5
Desligue a máquina de jateamento. Sopre todas as partículas de areia para fora da peça da lataria e a remova da cabine de jateamento assim que estiver desligada. Uma pequena aplicação de massa plástica pode ser necessária, se a areia causou buracos no metal, antes que o escovamento possa ser feito.
Algumas cabines de jateamento de areia também têm uma ferramenta automática, que permite que toda peça de metal seja jateada sem precisar de um operador. Entretanto, deve-se usar o método manual para algumas áreas da peça que a ferramenta automática não consegue alcançar.
O jateamento de areia é um procedimento altamente perigoso, e nunca deve ser feito sem o uso de equipamento de proteção.
Do E-how
Tópico criado para discussão dos métodos de jateamento de veículos.
Abrz,
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Remova todas os encaixes externos do carro e, onde for possível, remova completamente as peças da lataria do veículo. Coloque as peças sobre um painel de suporte e raspe a pintura suavemente com uma espátula de metal. Vista um par de luvas de proteção e aplique uma generosa camada de solução decapante na pintura, deixando agir por 15 minutos. Use a espátula para remover a tinta da superfície e enxágue com água morna para parar o ingrediente ativo na solução decapante. Seque o painel de metal cuidadosamente com as toalhas desengraxantes.
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Use um disco de lixa de óxido de alumínio P80 numa lixadeira orbital para remover qualquer traço de tinta. Tenha certeza de que a peça seja lixada completamente, para remover toda a ferrugem da superfície. Limpe-a cuidadosamente antes de fazer a inspeção. Qualquer ferrugem restante deve, agora, estar bem visível para ser jateada e garantir uma remoção adequada.
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Coloque a peça da lataria na cabine de jateamento com um suporte resistente. Conecte a máquina de jateamento na tomada principal e encaixe a mangueira de ar comprimido no engate. Vista o macacão de proteção, os óculos, a máscara e as luvas antes de começar. Tenha certeza de que não há partes da sua pele descobertas. Ligue a unidade de extração da cabine de jateamento usando o painel de operação fornecido. Garanta que todos os pontos de entrada da cabine estão fechados e selados.
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Ligue a máquina de jateamento. Posicione o bico da máquina sobre a área enferrujada da peça da lataria e acione o gatilho para liberar o jato de areia. As partículas de areia vão penetrar a ferrugem. O jato deve ser apontado para o painel poucos segundos por vez. Cheque visualmente para ter certeza de que as partículas de areia não estão penetrando o metal. Continue até que toda a ferrugem tenha sido removida.
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Desligue a máquina de jateamento. Sopre todas as partículas de areia para fora da peça da lataria e a remova da cabine de jateamento assim que estiver desligada. Uma pequena aplicação de massa plástica pode ser necessária, se a areia causou buracos no metal, antes que o escovamento possa ser feito.
Algumas cabines de jateamento de areia também têm uma ferramenta automática, que permite que toda peça de metal seja jateada sem precisar de um operador. Entretanto, deve-se usar o método manual para algumas áreas da peça que a ferramenta automática não consegue alcançar.
O jateamento de areia é um procedimento altamente perigoso, e nunca deve ser feito sem o uso de equipamento de proteção.
Do E-how
Tópico criado para discussão dos métodos de jateamento de veículos.
Abrz,