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Aspirando o Logão

Enviado: 31 Out 2012, 22:34
por danielrc
galera estou com uma dúvida,
apesar de ter feito meu motor recentemente,
não estou satisfeito,
pois o mesmo ficou com um certo barulho no primeiro cilindro.
e devo abrir ele nas férias pra trocar os pistões,
e quero aproveitar pra dar uma mexida nele,
e conversando com a turma da retífica que atende a oficina onde estou,
o "dono" de lá me disse pra pegar um cabeçote AP
e colocar as válvulas de tempra e monza,
e me disse que fica muito melhor que as do 2.0.
alguem já ouviu falar sobre isso?
alguem tem alguma dica pra dar uma boa aspirada?
lembrando que não quero aumentar muito o consumo,
e meu carro é mi, e pretendo remapear a central.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 31 Out 2012, 22:39
por Akiles
Bom, o que eu jah ouvi falar é que o pessoal coloca valvulas da Kombi nos aps e eles ficam mais nervosos! agora não sei te falar qual é a diferença...

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 31 Out 2012, 23:07
por brdsdseng
caraca.. como será que os caras descobrem essas coisas??Oo

válvula de monza no AP... nunca passaria pela minha cabeça!


ei daniel, se der pra vc dar uma olhada lá no seu tópico no Bem vindo ao CLP, postei uma dúvida lá cara!

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 01 Nov 2012, 10:28
por adpachec
Eu já vi colocar pistão do monza no lugar do AP, trocar válvulas você vai ter mais ar e combustível, sem precisar ter uma abertura maior das válvula (permanência).

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 01 Nov 2012, 12:05
por brdsdseng
hum... você fala válvulas de maior diâmetro? com isso não teria que abrir o cabeçote?

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 01 Nov 2012, 12:21
por danielrc
brdsdseng escreveu:hum... você fala válvulas de maior diâmetro? com isso não teria que abrir o cabeçote?


sim,
terei que por o cabeçote com tucho mecânico,
e abrir tudo, inclusive entrada e saída dos coletores.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 01 Nov 2012, 12:27
por brdsdseng
mas com um trabalho desses o motor fica paulada hein... :D

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 01 Nov 2012, 12:59
por Valdir Sobral
Ao invés de aspirar, to pensando em colocar um VR6. Ou seja, 180cv de fábrica...o que vcs acham?

Abrz,

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 01 Nov 2012, 21:49
por danielrc
EL Mariacchi escreveu:Ao invés de aspirar, to pensando em colocar um VR6. Ou seja, 180cv de fábrica...o que vcs acham?

Abrz,


e tem como registrar?
pois pensei em aspirar pq ninguém fica sabendo.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 03 Nov 2012, 09:24
por Valdir Sobral
danielrc escreveu:
EL Mariacchi escreveu:Ao invés de aspirar, to pensando em colocar um VR6. Ou seja, 180cv de fábrica...o que vcs acham?

Abrz,


e tem como registrar?
pois pensei em aspirar pq ninguém fica sabendo.


Ué, vc pode colocar qualquer motor, desde que altere o documento e o motor tenha pocedência (nota fiscal, etc) por isso que muita gente prefere ganhar potência aspirando...pq não se "perde tempo" arrumando doc. A minha idéia é subir de 1.8 para 2.8 utilizando um motor original de fábrica.

Abrz,

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 12 Nov 2012, 23:04
por danielrc
EL Mariacchi escreveu:
danielrc escreveu:
EL Mariacchi escreveu:Ao invés de aspirar, to pensando em colocar um VR6. Ou seja, 180cv de fábrica...o que vcs acham?

Abrz,


e tem como registrar?
pois pensei em aspirar pq ninguém fica sabendo.


Ué, vc pode colocar qualquer motor, desde que altere o documento e o motor tenha pocedência (nota fiscal, etc) por isso que muita gente prefere ganhar potência aspirando...pq não se "perde tempo" arrumando doc. A minha idéia é subir de 1.8 para 2.8 utilizando um motor original de fábrica.

Abrz,


negativo, só pode ter um aumento de até 10%.
a menos que vc consiga um bom despachante para burlar a lei, não adianta tentar.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 14 Nov 2012, 11:13
por danielrc
consegui um cabeçote aqui na oficina
e o mesmo é de um gol 2006,
mas não dá mais medida.
minha dúvida é pra dar uma aspirada de leve,
o cabeçote tem que estar com qual medida.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 14 Nov 2012, 20:22
por adpachec
danielrc escreveu:consegui um cabeçote aqui na oficina
e o mesmo é de um gol 2006,
mas não dá mais medida.
minha dúvida é pra dar uma aspirada de leve,
o cabeçote tem que estar com qual medida.


Na prática eu nunca usei.
A taxa de compressão pode ser obtida pela seguinte fórmula:
Calcular a redução no volume da câmara de combustão através de fórmula, portanto, só é possível por aproximação.

taxa = (volume de admissão + volume da câmara de combustão)
______________________________________________________

volume da câmara de combustão


O volume da câmara de combustão é o volume restante ocupado pela mistura quando o cilindro está em sua posição superior (ponto morto superior ou PMS). E o volume de admissão é o de deslocamento do cilindro do PMS até a posição inferior (PMI), sendo dado pela fórmula:

volume de admissão = 3,1416 x (diâmetro do cilindro)² x curso do pistão
_______________________________________________

4

Considera-se sempre um único cilindro. Para um carro de 2.000 cm3 e 4 cilindros, a cilindrada unitária, ou volume de admissão, será de 500 cm3. Com a fórmula pode-se calcular o volume da câmara de combustão de um carro do qual se conhece a taxa, ou calcular o volume de câmara necessário para atingir determinada taxa. Para se saber como ficará a taxa de compressão depois do rebaixamento do cabeçote, é necessário conhecer o novo volume da câmara de combustão. O ideal é retirar o cabeçote e medir o volume que restou enchendo a câmara com água ou outro líquido, não se esquecendo de considerar eventuais concavidades ou abaulamentos na cabeça do cilindro, ou o volume proporcionado pela junta. Recorre-se aos líquidos porque a câmara tem forma côncava e irregular, o que dificulta o cálculo -- não é como obter a cilindrada, operação em que se utilizam valores fixos de diâmetro dos cilindros e curso dos pistões.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 18 Nov 2012, 16:11
por danielrc
preciso de mais opinião,
segue o que devo fazer, mas quero opiniões se vai dar certo.
lembrando que não quero ter muito aumento do consumo, e nem alterar a lenta.
estou com um cabeçote destachado, que vai receber um jogo de válvulas do 2.0,
e a princípio devo montar com o comando original (falta de R$).
depois vou por um 027.7 ou um 274º.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446256647-comando-de-valvulas-eixo-bruto-vw-ap-274-tucho-hidraulico-_JM

mas estou com dúvida no comb. deixo na gasol ou passo pro álcool?
meus pistões são flex, mas na crestana tem originais a álcool por R$200,00.
mas, o pistão do primeiro cilindro do meu carro
está com folga no pino e ta fazendo um barulho que me incomoda.
troco ou não troco? traz algum ganho?

o cabeçote vai ficar bom?
meu carro vai esquentar muito?

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 18 Nov 2012, 20:47
por adpachec
danielrc escreveu:preciso de mais opinião,
segue o que devo fazer, mas quero opiniões se vai dar certo.
lembrando que não quero ter muito aumento do consumo, e nem alterar a lenta.
estou com um cabeçote destachado, que vai receber um jogo de válvulas do 2.0,
e a princípio devo montar com o comando original (falta de R$).
depois vou por um 027.7 ou um 274º.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446256647-comando-de-valvulas-eixo-bruto-vw-ap-274-tucho-hidraulico-_JM

mas estou com dúvida no comb. deixo na gasol ou passo pro álcool?
meus pistões são flex, mas na crestana tem originais a álcool por R$200,00.
mas, o pistão do primeiro cilindro do meu carro
está com folga no pino e ta fazendo um barulho que me incomoda.
troco ou não troco? traz algum ganho?

o cabeçote vai ficar bom?
meu carro vai esquentar muito?


Gasolina você precisa de um rebaixo menor no cabeçote, o álcool possui um poder de explosão menor que a gasolina e necessita de maior compressão, por isto um rebaixo maior no cabeçote para aumento de compressão.
Eu tenho um carro a álcool e um a gasolina e sofro menos com combustível adulterado no motor a álcool.
Manter o comando original, vai manter a mesma taxa de mistura ar/combustível, mas o aumento da taxa de compressão vai oferecer aumento de torque em baixas rotações.
Trocar o comando por modelos muito "bravos", vai aumentar o tempo de abertura das válvulas para sugar ar e combustível, mas se o motor não possuir a sucção necessária não adianta o melhor comando. Neste caso ou você aumenta o pistões (o que pode afinar demais as paredes do bloco) ou turbina o carro.
Na preparação aspirada eu aposto no comando 049G.
Sim, rebaixar o cabeçote aumenta a temperatura do motor, isto varia muito, ao nível do mar seu motor puxa mais ar então, sofre mais com a temperatura devido a compressão de mais ar.
Pelo fato de mudar para álcool eu acho boa a ideia, o ruim para mim é que o álcool com o motor frio é horrível, e se o álcool é ruim eu misturo gasolina, na gasolina não dá para fazer isto.
Também acho bom a ventoinha acionar mais cedo, uns 85/87º, acho que o termostato pálio serve.
E ao contrário do que muita gente pensa rebaixar o cabeçote em doses cavalares reduz o torque, porque o motor precisa de força para a compressão e isto reduz o torque.
A opção é aumentar a rotação da marcha-lenta.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 18 Nov 2012, 20:59
por brdsdseng
acompanhandoo!

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 18 Nov 2012, 21:58
por danielrc
adpachec escreveu:
danielrc escreveu:preciso de mais opinião,
segue o que devo fazer, mas quero opiniões se vai dar certo.
lembrando que não quero ter muito aumento do consumo, e nem alterar a lenta.
estou com um cabeçote destachado, que vai receber um jogo de válvulas do 2.0,
e a princípio devo montar com o comando original (falta de R$).
depois vou por um 027.7 ou um 274º.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446256647-comando-de-valvulas-eixo-bruto-vw-ap-274-tucho-hidraulico-_JM

mas estou com dúvida no comb. deixo na gasol ou passo pro álcool?
meus pistões são flex, mas na crestana tem originais a álcool por R$200,00.
mas, o pistão do primeiro cilindro do meu carro
está com folga no pino e ta fazendo um barulho que me incomoda.
troco ou não troco? traz algum ganho?

o cabeçote vai ficar bom?
meu carro vai esquentar muito?


Gasolina você precisa de um rebaixo menor no cabeçote, o álcool possui um poder de explosão menor que a gasolina e necessita de maior compressão, por isto um rebaixo maior no cabeçote para aumento de compressão.
Eu tenho um carro a álcool e um a gasolina e sofro menos com combustível adulterado no motor a álcool.
Manter o comando original, vai manter a mesma taxa de mistura ar/combustível, mas o aumento da taxa de compressão vai oferecer aumento de torque em baixas rotações.
Trocar o comando por modelos muito "bravos", vai aumentar o tempo de abertura das válvulas para sugar ar e combustível, mas se o motor não possuir a sucção necessária não adianta o melhor comando. Neste caso ou você aumenta o pistões (o que pode afinar demais as paredes do bloco) ou turbina o carro.
Na preparação aspirada eu aposto no comando 049G.
Sim, rebaixar o cabeçote aumenta a temperatura do motor, isto varia muito, ao nível do mar seu motor puxa mais ar então, sofre mais com a temperatura devido a compressão de mais ar.
Pelo fato de mudar para álcool eu acho boa a ideia, o ruim para mim é que o álcool com o motor frio é horrível, e se o álcool é ruim eu misturo gasolina, na gasolina não dá para fazer isto.
Também acho bom a ventoinha acionar mais cedo, uns 85/87º, acho que o termostato pálio serve.
E ao contrário do que muita gente pensa rebaixar o cabeçote em doses cavalares reduz o torque, porque o motor precisa de força para a compressão e isto reduz o torque.
A opção é aumentar a rotação da marcha-lenta.


em relação ao comando tem que ser pra hidráulico e não mecânico.
o 027.7 serve ou é muito fraco?

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 19 Nov 2012, 09:42
por Valdir Sobral
danielrc escreveu:
negativo, só pode ter um aumento de até 10%.
a menos que vc consiga um bom despachante para burlar a lei, não adianta tentar.


Cara, acho que dá sim...só não pode trocar álcool ou gasolina por diesel, pq é subsidiado pelo governo e bla bla blá

tenho um bom despachante. Vou tirar as dúvidas e posto aqui.

Abrz,

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 19 Nov 2012, 14:43
por adpachec
danielrc escreveu:
adpachec escreveu:
danielrc escreveu:preciso de mais opinião,
segue o que devo fazer, mas quero opiniões se vai dar certo.
lembrando que não quero ter muito aumento do consumo, e nem alterar a lenta.
estou com um cabeçote destachado, que vai receber um jogo de válvulas do 2.0,
e a princípio devo montar com o comando original (falta de R$).
depois vou por um 027.7 ou um 274º.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-446256647-comando-de-valvulas-eixo-bruto-vw-ap-274-tucho-hidraulico-_JM

mas estou com dúvida no comb. deixo na gasol ou passo pro álcool?
meus pistões são flex, mas na crestana tem originais a álcool por R$200,00.
mas, o pistão do primeiro cilindro do meu carro
está com folga no pino e ta fazendo um barulho que me incomoda.
troco ou não troco? traz algum ganho?

o cabeçote vai ficar bom?
meu carro vai esquentar muito?


Gasolina você precisa de um rebaixo menor no cabeçote, o álcool possui um poder de explosão menor que a gasolina e necessita de maior compressão, por isto um rebaixo maior no cabeçote para aumento de compressão.
Eu tenho um carro a álcool e um a gasolina e sofro menos com combustível adulterado no motor a álcool.
Manter o comando original, vai manter a mesma taxa de mistura ar/combustível, mas o aumento da taxa de compressão vai oferecer aumento de torque em baixas rotações.
Trocar o comando por modelos muito "bravos", vai aumentar o tempo de abertura das válvulas para sugar ar e combustível, mas se o motor não possuir a sucção necessária não adianta o melhor comando. Neste caso ou você aumenta o pistões (o que pode afinar demais as paredes do bloco) ou turbina o carro.
Na preparação aspirada eu aposto no comando 049G.
Sim, rebaixar o cabeçote aumenta a temperatura do motor, isto varia muito, ao nível do mar seu motor puxa mais ar então, sofre mais com a temperatura devido a compressão de mais ar.
Pelo fato de mudar para álcool eu acho boa a ideia, o ruim para mim é que o álcool com o motor frio é horrível, e se o álcool é ruim eu misturo gasolina, na gasolina não dá para fazer isto.
Também acho bom a ventoinha acionar mais cedo, uns 85/87º, acho que o termostato pálio serve.
E ao contrário do que muita gente pensa rebaixar o cabeçote em doses cavalares reduz o torque, porque o motor precisa de força para a compressão e isto reduz o torque.
A opção é aumentar a rotação da marcha-lenta.


em relação ao comando tem que ser pra hidráulico e não mecânico.
o 027.7 serve ou é muito fraco?


Comando mecânico aguenta maior taxa de giro, hidráulico você sofre com a flutuação em alto giro (o mecânico flutua mais em baixo e médio giros), o mecânico gera mais torque em baixa rotação, mas é mais ruidoso.
O 0.27 eu acho fraco, mas pode esmerilhas as válvulas, mas é uma melhora e não milagre.
Aqui tem uns links interessantes.
http://bestcars.uol.com.br/cp-logus.htm
http://bestcars.uol.com.br/cp-pasat.htm

Também facilite o "respiro" de óleo para reduzir a contra pressão.

Re: Aspirando o Logão

Enviado: 21 Nov 2012, 19:55
por danielrc
o que acham do comando 037.1?
tenho um que está um pouco avariado mas dá um bom cardo ainda.
sei que ele saiu nos santanas da vida,

MEDIDAS DO COMANDO 037.1 USI :

GRADUAÇÃO : 254 graus

LOBE CENTER : 110,4 graus

LIFT MÁXIMO : 10,2 mm

MEDIDAS DO COMANDO 026 BE :

GRADUAÇÃO : 249 graus

LOBE CENTER : 111,2 graus

LIFT MÁXIMO : 10,6 mm

levando em conta a diferença que ele tem pro 026be,
será que vale a pena,
ou dou uma regulada pra funcionar no meu 026 mesmo?