[Reupado] Pistola de Ponto Caseira
Enviado: 23 Ago 2012, 10:25
Princípio básico:
Todo condutor (fio elétrico) que passa uma corrente elétrica produz ao seu redor um campo magnético, e toda bobina exposta a um campo magnético em movimento gera uma corrente elétrica. Então o pulso de corrente que vai para a vela gera ao redor do cabo de vela um campo magnético, se colocarmos um fio enrolado na sua volta (bobina) essa por sua vez recebe o campo magnético e transforma em uma micro corrente. É o princípio de funcionamento de transformadores de tensão com bobinas, ou de dínamos.
Faz algum tempo recebi a dica de outro colega do fórum que melhorou a sua luz, e aproveitei a idéia e mudei a minha. Usa-se um cabo de vela em bom estado e que esteja sobrando, pegue uns 2 metros de fio fino e enrole no cabo de vela bem justo, bem escostado (igual ao segundo desenho), e passe fita isolante para fixar tudo, não esqueça de deixar uma ponta do fio sobrando para soldar o conector e alcançar a luz de ponto, no meu cabo dei umas 30 voltas, assim aumenta muito o sinal e não falha mais.
Toda vez que for regular o ponto, troque o cabo do que está usando no 1º Cil. pelo cabo com o fio enrolado.
Aqui, vamos tentar explicar como fizemos uma luz de ponto, essa da que está na foto foi feita aproximadamente a 18 anos, e mesmo durante esse período em que não possuíamos Jeep ela ficou guardada e agora funcionou sem nenhum problema.
Aqui vemos todo o conjunto da luz de ponto, utilizamos como carcaça uma lanterna grande, comprada nova, mas qualquer lanterna velha ou uma caixa pequena de plástico serve é questão de acabamento.
Lista de Materiais
01 – Lâmpada Xenon (Ferradura)
02 – Transistores TIP31 (NPN, Alta Potência)
02 – Diodos 1N4004 ou 1N400702 – Resistores 150Ω x 1/2w01 – Resistor 1KΩ x 2w
02 – Capacitores 0.47µf x 250V03 – Capacitores 1µf x 450V (Não Polarizados)(Não Eletrolíticos)
01 – Transformador 110/200V P/ 12-0-12 x 300mA
02 – Garras Jacaré
01 – Conjunto macho/fêmea, conector banana
01 – Interruptor Pesado, 250V x 3A.01 – Barra Terminais Soldáveis – (Ponte – 12 segmentos)
ESQUEMA DE LIGAÇÃO:
Montagem
A bobina consiste em um fio rígido, usado em instalações elétricas residênciais, com um pino macho em uma extremidade e para formar a bobina deve-se enrolar o fio em um objeto cilíndrico (Ex: cabo de vassoura) de forma que seja possível passar em seu interior o cabo de vela.
Aqui podemos ver como são as peças, para melhor familiarização por quem nunca teve acesso a esse tipo de material.
Esse é o transformador.
Lâmpada de Xenon.
para usar é só passar o fio do 1º cilindro por dentro da bobina, apontar para a polia e ligar o interruptor que a luz estobo começa a piscar.