O dia de sábado era para ser tranquilo,
mas quase terminou em tragédia...Acordei cedo, justamente para fazer o que estava faltando: trocar o óleo e o filtro.
Como o bendito parafuso estava completamente travado (perdi duas chaves allen) fui no "super troca de óleo" ao lado de minha casa. Eles já haviam completado o óleo de cambio e eu, como um cliente fiel, fui lá fazer o serviço.
O carro encostado...
Em menos de 05 minutos, o parafuso estava fora. bastou uma boa chave allen e uma "mão de força" e o danado não resistiu...
Parecia tudo tranquilo...paguei $65,00 pela mão de obra e pelo filtro de óleo (um roubo absoluto), mas para não ter dor de cabeça, aceitei de boa.
Saí com o carro e fui pegar uma roda, em casa, para tentar encomendar a reforma. Eis que chego perto da avenida, a ventoinha dispara e um barulho enorme, parecia que um moedor de cana ligado...
Parei, numa rua e tentei ver o que estava acontecendo. O barulho vinha da ventoinha, a mesma que eu havia trocado, meses atrás. Achei estranho, pois, antes da troca de óleo, nada havia ocorrido.
Durante o caminho, passei em dois auto elétricos e num mecânico. O mecânico disse que era para ir num auto elétrico. O outro, disse para ir onde tinha comprado a ventoinha. E o que eu comprei a ventoinha, disse para voltar na segunda (já era sábado, 12h)...
Já estava muito preocupado, pois tinha de viajar à noite, para um compromisso de família (casamento da minha irmã).
Voltei para casa, parei, pensei, enquanto o motor esfriava.
Com o motor mais frio, comecei a mexer. Retirei a grade frontal, peito de aço, mangueiras. O meu carro tem AC e GNV o que dificulta, mais ainda, o acesso.
Mandei uma mensagem para a ADM do Clube, via whatsapp. Relatei o problema e o Daniel (RC) veio com uma possível causa: entortaram o defletor do radiador e, por essa razão, a ventoinha acabou prensada, fazendo aquele barulho do cão!
Com esse fio de esperança, deitei embaixo do carro. Passei a mão e bingo! O FDP da troca de óleo amassou, durante a troca do filtro...
Com alguma dificuldade (o local é extremamente complicado), usando algumas ferramentas pequenas, consegui desentortar um pouco do defletor. Feito isso, girei a ventoinha com a mão e ela não pegava mais, corria igual a um cooler de PC novo (já conheço o sistema, devido a minha época de manutenção de PC's). Fechei, reconectei tudo e funcionei o carro. Tudo lindo e maravilhoso!
Se eu rodasse como estava:
1. a ventoinha poderia ser seriamente danificada,
2. o motor dela queimar,
3. a circulação de água ser interrompida,
4. o motor superaquecer,
5. Queimar o cabeçote,
6. Fundir o motor.
Só isso. Mas graças a Deus e ao Daniel, fiz minha viagem e o carro tava um filé, sem aquele barulho que me apertava o coração. Já queimei o cabeçote do meu antigo Logus "Bandidão" e sei como doeu (no bolso e na minha moral). Então, qualquer sinal é um alarme, para mim.
A lição que eu tirei, dessa experiência é:
Checar o carro, antes de sair desses lugares. Muitas vezes o cara faz a merda e não conserta. Ainda não tive tempo de voltar lá e reclamar, mas farei assim que tiver tempo.
Faça o carro funcionar, disparar a ventoinha, antes de sair do box. Se houver alguma anomalia, o cara tem que consertar.
Se tiver as ferramentas e tempo, faça em casa. Se eu tivesse uma daquelas chaves-abraçadeira, dois cavaletes, uma mão de força (alavanca de aço) e uma boa chave allen, não tinha passado esse perrengue e pago essa pequena fortuna.
Estou editando um vídeo, colocarei no canal do Youtube, um link aqui, num tópico específico.
Abrz,