Pointer GTI
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Pointer GTI
Fala pessoal, tudo tranquilo?
Peço desculpas pela demora do tópico oficial haha. Trata-se de um Pointer GTI 95, sem opcionais (na época eram só teto-solar e CD-Player).
A história do carro é interessante. O primeiro dono tirou ele zero da concessionária em Paracatu-MG, e rodou até 2001. O cara era um engenheiro (coincidentemente formado na mesma faculdade que eu), e viajava o mundo, até que em 2001 pegou malária na África e veio a falecer no mesmo ano. Desde então o carro ficou parado na garagem da viúva, até que uns meses atrás o irmão da viúva decidiu que venderia o carro para ajudar ela. Então o irmão levou o carro até Ouro Preto-MG, onde obviamente, para rodar normalmente, ele teve que ir trocando algumas peças do carro, além de uma revisão geral. Desde então (eu ainda estudante) vi o carro anunciado na rua, mas como o estado dele era muito novo, nunca depositei esperança de um dia poder tê-lo. Até que passado um tempo, depois de formado e empregado, vi o carro no mesmo lugar com o mesmo anúncio e não demorei para ir ver o carro.
Fiquei pasmo com o estado de conservação, e como ele implorava por um dono. Apenas 50mil km rodados, bancos recaros sem nenhuma linha descosturada. Acabamentos, plaquetas no motor, iluminação tudo funcionando perfeitamente. O sujeito ainda tinha o manual com todos os carimbos das revisões na autorizada, além das notas fiscais das revisões, manuais do cliente e primeiros socorros. Não deu outra e já fechei com o cara. Aí foi um mês de enrolação, pois eu estava de mudança de Ouro Preto, e teria que deixar o carro com meus pais que moram em outra cidade.
Como vi o carro mais vezes nesse tempo, acabei achando alguns detalhes (passado a euforia do momento):
-Um dos vidros dos milhas está quebrado;
-Suporte da grade dianteira quebrado;
-Churrasqueira quebrada;
-CD-Player aftermarket sem equalizador;
-A/C precisa de gás;
- VE do motorista travado;
-Amortecedores do porta-malas foram pro saco;
-Porta-luvas com dificuldade de fechar;
-Dois pequenos ralados nos para-lamas traseiros;
-Lenta oscilando e carro morrendo com motor frio;
-Caixa de marcha um lixo;
-Suspensão traseira acabada;
-Bateria sucateada;
Entre outros pequenos detalhes. Nesse meio tempo eu negociei com o cara e meiamos as trocas da suspensão, VE, bateria e caixa de marchas. Uma manutenção básica em óleo, água, pneus e o carro rodou 340km de uma cidade a outra sem nenhum tipo de problema. Finalmente na casa dos meus pais (onde pretendo deixar até me estabilizar na cidade que mudei) eu mal tive tempo de tirar umas fotos do carro.
Agora é ir arrumando as pendências com paciência, garimpando na internet e ferro-velhos e dar um belo trato no possante. Peço perdão pela qualidade das fotos, em breve fotos decentes e do carro devidamente limpo.
No primeiro dia que fui ver ele:
Dando uma carga na bateria:
Interior:
Depois de uns dias:
E os manuais, além de algumas preciosidades que eu tinha guardado em casa:
Sim, sou um cara 90tista haha.
Ah, e uma pequena dúvida que meus amigos entendidos de autolatina possam me tirar: No informe publicitário ele está com a borda superior do para-choque sem pintura, e vi que algumas cores saíram sem pintura. Porém só no informe e nos testes dos modelos pré-série que vi esse para-choque. No meu e nos demais, não consigo achar fotos dele branco pérola com esse detalhe. Será que foram só os modelos pré-série?
É isso daí pessoal, desculpa o testamento. Abraços!
Peço desculpas pela demora do tópico oficial haha. Trata-se de um Pointer GTI 95, sem opcionais (na época eram só teto-solar e CD-Player).
A história do carro é interessante. O primeiro dono tirou ele zero da concessionária em Paracatu-MG, e rodou até 2001. O cara era um engenheiro (coincidentemente formado na mesma faculdade que eu), e viajava o mundo, até que em 2001 pegou malária na África e veio a falecer no mesmo ano. Desde então o carro ficou parado na garagem da viúva, até que uns meses atrás o irmão da viúva decidiu que venderia o carro para ajudar ela. Então o irmão levou o carro até Ouro Preto-MG, onde obviamente, para rodar normalmente, ele teve que ir trocando algumas peças do carro, além de uma revisão geral. Desde então (eu ainda estudante) vi o carro anunciado na rua, mas como o estado dele era muito novo, nunca depositei esperança de um dia poder tê-lo. Até que passado um tempo, depois de formado e empregado, vi o carro no mesmo lugar com o mesmo anúncio e não demorei para ir ver o carro.
Fiquei pasmo com o estado de conservação, e como ele implorava por um dono. Apenas 50mil km rodados, bancos recaros sem nenhuma linha descosturada. Acabamentos, plaquetas no motor, iluminação tudo funcionando perfeitamente. O sujeito ainda tinha o manual com todos os carimbos das revisões na autorizada, além das notas fiscais das revisões, manuais do cliente e primeiros socorros. Não deu outra e já fechei com o cara. Aí foi um mês de enrolação, pois eu estava de mudança de Ouro Preto, e teria que deixar o carro com meus pais que moram em outra cidade.
Como vi o carro mais vezes nesse tempo, acabei achando alguns detalhes (passado a euforia do momento):
-Um dos vidros dos milhas está quebrado;
-Suporte da grade dianteira quebrado;
-Churrasqueira quebrada;
-CD-Player aftermarket sem equalizador;
-A/C precisa de gás;
- VE do motorista travado;
-Amortecedores do porta-malas foram pro saco;
-Porta-luvas com dificuldade de fechar;
-Dois pequenos ralados nos para-lamas traseiros;
-Lenta oscilando e carro morrendo com motor frio;
-Caixa de marcha um lixo;
-Suspensão traseira acabada;
-Bateria sucateada;
Entre outros pequenos detalhes. Nesse meio tempo eu negociei com o cara e meiamos as trocas da suspensão, VE, bateria e caixa de marchas. Uma manutenção básica em óleo, água, pneus e o carro rodou 340km de uma cidade a outra sem nenhum tipo de problema. Finalmente na casa dos meus pais (onde pretendo deixar até me estabilizar na cidade que mudei) eu mal tive tempo de tirar umas fotos do carro.
Agora é ir arrumando as pendências com paciência, garimpando na internet e ferro-velhos e dar um belo trato no possante. Peço perdão pela qualidade das fotos, em breve fotos decentes e do carro devidamente limpo.
No primeiro dia que fui ver ele:
Dando uma carga na bateria:
Interior:
Depois de uns dias:
E os manuais, além de algumas preciosidades que eu tinha guardado em casa:
Sim, sou um cara 90tista haha.
Ah, e uma pequena dúvida que meus amigos entendidos de autolatina possam me tirar: No informe publicitário ele está com a borda superior do para-choque sem pintura, e vi que algumas cores saíram sem pintura. Porém só no informe e nos testes dos modelos pré-série que vi esse para-choque. No meu e nos demais, não consigo achar fotos dele branco pérola com esse detalhe. Será que foram só os modelos pré-série?
É isso daí pessoal, desculpa o testamento. Abraços!
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Re: Pointer GTI
Esse é dos meus rs
Então cara é original do seu carro os para-choques serem pintados, a Autolatina, não tinha bem um padrão quanto a isso próximo do final de produção dos carros, muitos GTi's por exemplo que eram exportados para a Argentina iam com os para-choques sem pintura alguma nem nos dianteiros nem nos traseiros parecendo um modelo simples (GL). Então é relativo, mas digo por mim cara fica tranquilo todos os GTi's, que vi ate hoje, leia-se os GTi's 95 e 96, normalmente tem o para-choque todo pintado, um ou outro de outra cor(Vermelho Bordeaux) tem o para-choque com a parte superior em plástico, mas branco pérola eu nunca vi. Agora normalmente os que vem nesse padrão são os GTi's 94, que tem diferenças absurdas para os >95, como câmbio é limitado ainda, o dos GTi's 95 teoricamente da 192km/h (vai bem mais ja tive a oportunidade de tirar a prova real rs) contra os 180poucos dos GTi 94, além de, os GTi's 95 já virem com injeção digital FIC EEC-IV ao invés da injeção analógica Bosch Le Jetronic, falo desses detalhes, porque tive um Pointer por 4 anos um GLi 95 2.0, o qual muita gente fala, que é super diferente do GTi, mas em suma é balela, só muda os emblemas , bancos, enfim pininhos meu caro.
Mas está de parabéns seu carro tem muito potencial, me lembra o de um amigo da argentina, Pablo. Toda vez que vejo um Pointer bem cuidado como o seu exemplar sinto saudades do meu antigo companheiro, o que me consola é o amigo de garagem dele um Gol TSi 2.0 97 que temos a mais de 10 anos na família, e pro dia dia o G4 1.6 power 08. No entanto, sinto saudades ate hoje do meu Chapolin. Contudo, mais uma vez parabéns pelo brinquedo o que precisar estamos por ai, caso houver certa demora nas respostas não repare está tudo muito corrido pelo final de faculdade, o amigo de profissão entende o que eu estou passando.. agora preste bem atenção no que vou dizer: use com moderação esse é colecionável, tenha esse como 2 ou 3 carro, vale a pena preserva-lo bem, é extremamente difícil achar um carro desses integro então cuide bem.
Abs,
Ramon.
Então cara é original do seu carro os para-choques serem pintados, a Autolatina, não tinha bem um padrão quanto a isso próximo do final de produção dos carros, muitos GTi's por exemplo que eram exportados para a Argentina iam com os para-choques sem pintura alguma nem nos dianteiros nem nos traseiros parecendo um modelo simples (GL). Então é relativo, mas digo por mim cara fica tranquilo todos os GTi's, que vi ate hoje, leia-se os GTi's 95 e 96, normalmente tem o para-choque todo pintado, um ou outro de outra cor(Vermelho Bordeaux) tem o para-choque com a parte superior em plástico, mas branco pérola eu nunca vi. Agora normalmente os que vem nesse padrão são os GTi's 94, que tem diferenças absurdas para os >95, como câmbio é limitado ainda, o dos GTi's 95 teoricamente da 192km/h (vai bem mais ja tive a oportunidade de tirar a prova real rs) contra os 180poucos dos GTi 94, além de, os GTi's 95 já virem com injeção digital FIC EEC-IV ao invés da injeção analógica Bosch Le Jetronic, falo desses detalhes, porque tive um Pointer por 4 anos um GLi 95 2.0, o qual muita gente fala, que é super diferente do GTi, mas em suma é balela, só muda os emblemas , bancos, enfim pininhos meu caro.
Mas está de parabéns seu carro tem muito potencial, me lembra o de um amigo da argentina, Pablo. Toda vez que vejo um Pointer bem cuidado como o seu exemplar sinto saudades do meu antigo companheiro, o que me consola é o amigo de garagem dele um Gol TSi 2.0 97 que temos a mais de 10 anos na família, e pro dia dia o G4 1.6 power 08. No entanto, sinto saudades ate hoje do meu Chapolin. Contudo, mais uma vez parabéns pelo brinquedo o que precisar estamos por ai, caso houver certa demora nas respostas não repare está tudo muito corrido pelo final de faculdade, o amigo de profissão entende o que eu estou passando.. agora preste bem atenção no que vou dizer: use com moderação esse é colecionável, tenha esse como 2 ou 3 carro, vale a pena preserva-lo bem, é extremamente difícil achar um carro desses integro então cuide bem.
Abs,
Ramon.
- Valdir Sobral
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Re: Pointer GTI
Yuri, seja bem vindo. Bela máquina, parabéns pela aquisição. Dá para ver que está perfeito, levando em consideração a idade do veículo.
Conte conosco para o que precisar.
Abrz,
Conte conosco para o que precisar.
Abrz,
*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
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- Akiles
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Re: Pointer GTI
Cara primeiramente seja bem vindo, e em segundo, parabéns pela aquisição cara! Seu carro tá lindo d+ ! Continue cuidando dele e mantenha essa preciosidade impecável! Boa tarde
Volkswagem Logus Wolfsburg Edition 96/96 Prata
Carro do mês de Julho 2010 - viewtopic.php?f=2&t=802
Carro do mês de Maio 2011 - viewtopic.php?f=16&t=2254
Carro do mês de Agosto 2013: #TriCampeão!!! viewtopic.php?f=64&t=4608
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Re: Pointer GTI
zitogli escreveu:Esse é dos meus rs
Então cara é original do seu carro os para-choques serem pintados, a Autolatina, não tinha bem um padrão quanto a isso próximo do final de produção dos carros, muitos GTi's por exemplo que eram exportados para a Argentina iam com os para-choques sem pintura alguma nem nos dianteiros nem nos traseiros parecendo um modelo simples (GL). Então é relativo, mas digo por mim cara fica tranquilo todos os GTi's, que vi ate hoje, leia-se os GTi's 95 e 96, normalmente tem o para-choque todo pintado, um ou outro de outra cor(Vermelho Bordeaux) tem o para-choque com a parte superior em plástico, mas branco pérola eu nunca vi. Agora normalmente os que vem nesse padrão são os GTi's 94, que tem diferenças absurdas para os >95, como câmbio é limitado ainda, o dos GTi's 95 teoricamente da 192km/h (vai bem mais ja tive a oportunidade de tirar a prova real rs) contra os 180poucos dos GTi 94, além de, os GTi's 95 já virem com injeção digital FIC EEC-IV ao invés da injeção analógica Bosch Le Jetronic, falo desses detalhes, porque tive um Pointer por 4 anos um GLi 95 2.0, o qual muita gente fala, que é super diferente do GTi, mas em suma é balela, só muda os emblemas , bancos, enfim pininhos meu caro.
Mas está de parabéns seu carro tem muito potencial, me lembra o de um amigo da argentina, Pablo. Toda vez que vejo um Pointer bem cuidado como o seu exemplar sinto saudades do meu antigo companheiro, o que me consola é o amigo de garagem dele um Gol TSi 2.0 97 que temos a mais de 10 anos na família, e pro dia dia o G4 1.6 power 08. No entanto, sinto saudades ate hoje do meu Chapolin. Contudo, mais uma vez parabéns pelo brinquedo o que precisar estamos por ai, caso houver certa demora nas respostas não repare está tudo muito corrido pelo final de faculdade, o amigo de profissão entende o que eu estou passando.. agora preste bem atenção no que vou dizer: use com moderação esse é colecionável, tenha esse como 2 ou 3 carro, vale a pena preserva-lo bem, é extremamente difícil achar um carro desses integro então cuide bem.
Abs,
Ramon.
Obrigado pela resposta Ramom. Com excessão do Pointer Branco na capa do informe publicitário, não vi nenhum outro com a parte superior do para choque sem pintura. Já os de cores prata e Vermelho Bordeaux vejo com os dois tipos de para-choque. Esse GTI desse Pablo era um prata, que tinha até aerofólio? Esse nome não me é estranho.
Justamente essa minha intenção, colecioná-lo, será muito bem tratado haha.
Abraços!
Valdir Sobral escreveu:Yuri, seja bem vindo. Bela máquina, parabéns pela aquisição. Dá para ver que está perfeito, levando em consideração a idade do veículo.
Conte conosco para o que precisar.
Abrz,
Obrigado Valdir. Abraços!
Akiles escreveu:Cara primeiramente seja bem vindo, e em segundo, parabéns pela aquisição cara! Seu carro tá lindo d+ ! Continue cuidando dele e mantenha essa preciosidade impecável! Boa tarde
Obrigado Akiles, pretendo mantê-lo impecável mesmo. Abraços.
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Re: Pointer GTI
Blz Yuri então cara acredito na verdade que esse Branco da revista é um carro avaliado perto do lançamento, como te falei normalmente os carros que eu vi branco pérola com o para-choque com a parte superior em cinza urânio eram normalmente os FABRICADOS em 1994. Carros branco pérola com essa configuração não são raros nos 94, tenho um exemplo de um mal cuidado aki 94/95 (http://ba.olx.com.br/regiao-de-feira-de ... =1&xtcr=10). No entanto, como te falei o seu carro é fabricado em 1995 pelo que entendi e ai é outra história manin rs ^^
PS: O carro do Pablo é um branco pérola também e sim tem um aerofólio, de um gosto um pouco duvidoso, mas nada horrível, prefiro sem hehe to na turma do frizinho msm sendo novo kk
Abs,
Ramon.
PS: O carro do Pablo é um branco pérola também e sim tem um aerofólio, de um gosto um pouco duvidoso, mas nada horrível, prefiro sem hehe to na turma do frizinho msm sendo novo kk
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Re: Pointer GTI
Boa noite pessoal,
peço perdão pela pouca participação no fórum e pelo sumiço, mas somente agora no recesso tive um tempo para organizar melhor o GTI. Primeiro umas fotos da última boa lavada nele:
Agora que finalmente quitei umas dívidas, posso dar uma maior atenção pra ele. Comecei a montar uma planilha de estimativa de custos de peças e serviços para deixá-lo 100%. Enquanto isso não acontece (a "restauração") eu vou comprando as peças novas e pesquisando sobre as avarias no mesmo. Continua com os mesmos defeitos mencionados anteriormente, e com mais alguns. Infelizmente a mão de obra na cidade onde ele se encontra (na cidade dos meus pais, pois trabalho no meio da selva amazônica no Pará) não é confiável, e as poucas vezes que levei ele à algum mexânico aqui ele voltava com mais problemas. Estou separando na minha planilha em cinco grandes grupos:
- Acabamento - Inclui peças de acabamento interno e externo: Par de faróis de milha, grade dianteira, churrasqueira, luzes de cortesia do motor e do porta-malas, acabamentos dos cintos de segurança, coifa do câmbio, botão giratório de temperatura do a/c, forro de porta do lado do motorista, 2 pequenos reparos nos recaros, tampa do reservatório do limpador de pára brisas, tampa do óleo do motor, tampa dos cabos de vela do motor, presilhas da haste do capô.
- Funilaria - não vou repintá-lo: Uma boa polida e recuperação da pintura no carro todo, serviço de recuperação de algumas áreas corroídas (suporte bateria, alguns pontos do porta-malas e embaixo do vidro do carona), reparo de alguns esbarrões do antigo dono, restauração das rodas, recuperação dos frisos.
- Motor e mecânica- Essa parte não entendo muito, mas vai alguns pontos que observei: Revisão completa no motor (incluindo as dúvidas abaixo), troca da embreagem (está com um barulho estranho, vou pesquisar direito), troca da caixa de marchas (também preciso pesquisar, a caixa é nova e a primeira arranha quando engata).
- Suspensão & freios & roda - Vou incluir alguns upgrades nessa parte, já diz o famoso ditado, a VW fabrica a gente melhora: Rodas 15' do Gol GTI 16v, bandeja e buchas PU (AJ), molas esportivas (preciso pesquisar marcas boas), trocar os discos e pinças de freios por mais eficientes, barras anti-torção/ estabilizadoras (existe pra pointer?).
- Elétrica e outros: Vidro traseiro do lado do motorista, gás do ar-condicionado, equalizador + toca-fitas (ou cd-player) OEM, sistema traseiro e dianteiro de esguichar água do limpador de pára-brisa, alarme (descobri um positron ax 910 com um transistor queimado, que assim que retiro o módulo dele o carro não liga), centralina (o alarme dos faróis funciona, bem como a indicação de portas abertas, está faltando o indicador de nível de fluido do reservatório do limpador de pára-brisa), comutador da chave que já deu problema 2 vezes.
Sim, muito trabalho, muitas dúvidas e estou sem tempo e sem mão de obra especializada na região. Com relação ao motor, ele funciona bem, puxa bem e consumo OK, porém ele morre em marcha lenta com o motor frio, a primeira marcha arranha e tem um barulho metálico incomodando (parece algo solto), que preciso ver o que é. Alguns detalhes visuais no motor me preocuparam em uma análise superficial, e acredito que algum desses itens possa justificar alguns desses problemas:
Alarme positron AX-910. Procurei o manual na internet e falhei. Se eu tiro esse módulo carro não liga. Alguém sabe onde posso achar o manual dele?
Esse cabo está solto no motor. Alguém sabe de onde pode ser? (Algo me diz que pode ser do sensor do nível do reservatório do limpador de para brisas, mas não consegui acessar ele )
Vários conectores, plugs com os cabos meio soltos, sem eletrodutos. A maioria dos eletrodutos está ressecada/seca e cheios de fita-isolante. Vocês sabem os nomes desses cabos/ plugs?:
Esse cabo preto no centro da imagem. Ele vai até uns cabos atrás do farol do lado esquerdo. Os cabos estão destruídos perto do conector:
Esse cabo verde que sai do alternador e esse outro vermelho com fita isolante. O verde foi colocado porcamente por um sujeito aqui da cidade que trocou o comutador da chave. Nessa cagada ele arrebentou o cabo que abre o capô, desalinhou o volante e desconectou o plug do velocímetro
Esse outro cabo que conectando ao bloco do motor. Reparem como os cabos estão com abraçadeira, fita isolante, sem proteção e sem eletrodutos.É normal isso?
Esses outros dois nas mesmas situações dos de cima:
Minhas dúvidas a priori são: O que são esses cabos, pra que servem, onde posso comprá-los, o que eles podem afetar no bom funcionamento do veículo.
Explicando um pouco minha situação: Trabalho no trecho, e vou em "casa" de três em três meses, durante 10 dias, dos quais passo 5 viajando com dona maria. Então em um ano tenho contato com o Pointer somente 20 dias, fora as férias. Então enquanto outro emprego não aparece, e eu não tenho condições de levar ele pro meio da selva no Pará, minha intenção é ir comprando as peças, pesquisando, procurando bons mecânicos e funileiro, para quando eu finalmente puder estar com ele, eu realizar todas as melhorias.
Um abraço a todos, feliz 2016 e desde já obrigado.
PS: perdão pelo tamanho da resposta haha.
peço perdão pela pouca participação no fórum e pelo sumiço, mas somente agora no recesso tive um tempo para organizar melhor o GTI. Primeiro umas fotos da última boa lavada nele:
Agora que finalmente quitei umas dívidas, posso dar uma maior atenção pra ele. Comecei a montar uma planilha de estimativa de custos de peças e serviços para deixá-lo 100%. Enquanto isso não acontece (a "restauração") eu vou comprando as peças novas e pesquisando sobre as avarias no mesmo. Continua com os mesmos defeitos mencionados anteriormente, e com mais alguns. Infelizmente a mão de obra na cidade onde ele se encontra (na cidade dos meus pais, pois trabalho no meio da selva amazônica no Pará) não é confiável, e as poucas vezes que levei ele à algum mexânico aqui ele voltava com mais problemas. Estou separando na minha planilha em cinco grandes grupos:
- Acabamento - Inclui peças de acabamento interno e externo: Par de faróis de milha, grade dianteira, churrasqueira, luzes de cortesia do motor e do porta-malas, acabamentos dos cintos de segurança, coifa do câmbio, botão giratório de temperatura do a/c, forro de porta do lado do motorista, 2 pequenos reparos nos recaros, tampa do reservatório do limpador de pára brisas, tampa do óleo do motor, tampa dos cabos de vela do motor, presilhas da haste do capô.
- Funilaria - não vou repintá-lo: Uma boa polida e recuperação da pintura no carro todo, serviço de recuperação de algumas áreas corroídas (suporte bateria, alguns pontos do porta-malas e embaixo do vidro do carona), reparo de alguns esbarrões do antigo dono, restauração das rodas, recuperação dos frisos.
- Motor e mecânica- Essa parte não entendo muito, mas vai alguns pontos que observei: Revisão completa no motor (incluindo as dúvidas abaixo), troca da embreagem (está com um barulho estranho, vou pesquisar direito), troca da caixa de marchas (também preciso pesquisar, a caixa é nova e a primeira arranha quando engata).
- Suspensão & freios & roda - Vou incluir alguns upgrades nessa parte, já diz o famoso ditado, a VW fabrica a gente melhora: Rodas 15' do Gol GTI 16v, bandeja e buchas PU (AJ), molas esportivas (preciso pesquisar marcas boas), trocar os discos e pinças de freios por mais eficientes, barras anti-torção/ estabilizadoras (existe pra pointer?).
- Elétrica e outros: Vidro traseiro do lado do motorista, gás do ar-condicionado, equalizador + toca-fitas (ou cd-player) OEM, sistema traseiro e dianteiro de esguichar água do limpador de pára-brisa, alarme (descobri um positron ax 910 com um transistor queimado, que assim que retiro o módulo dele o carro não liga), centralina (o alarme dos faróis funciona, bem como a indicação de portas abertas, está faltando o indicador de nível de fluido do reservatório do limpador de pára-brisa), comutador da chave que já deu problema 2 vezes.
Sim, muito trabalho, muitas dúvidas e estou sem tempo e sem mão de obra especializada na região. Com relação ao motor, ele funciona bem, puxa bem e consumo OK, porém ele morre em marcha lenta com o motor frio, a primeira marcha arranha e tem um barulho metálico incomodando (parece algo solto), que preciso ver o que é. Alguns detalhes visuais no motor me preocuparam em uma análise superficial, e acredito que algum desses itens possa justificar alguns desses problemas:
Alarme positron AX-910. Procurei o manual na internet e falhei. Se eu tiro esse módulo carro não liga. Alguém sabe onde posso achar o manual dele?
Esse cabo está solto no motor. Alguém sabe de onde pode ser? (Algo me diz que pode ser do sensor do nível do reservatório do limpador de para brisas, mas não consegui acessar ele )
Vários conectores, plugs com os cabos meio soltos, sem eletrodutos. A maioria dos eletrodutos está ressecada/seca e cheios de fita-isolante. Vocês sabem os nomes desses cabos/ plugs?:
Esse cabo preto no centro da imagem. Ele vai até uns cabos atrás do farol do lado esquerdo. Os cabos estão destruídos perto do conector:
Esse cabo verde que sai do alternador e esse outro vermelho com fita isolante. O verde foi colocado porcamente por um sujeito aqui da cidade que trocou o comutador da chave. Nessa cagada ele arrebentou o cabo que abre o capô, desalinhou o volante e desconectou o plug do velocímetro
Esse outro cabo que conectando ao bloco do motor. Reparem como os cabos estão com abraçadeira, fita isolante, sem proteção e sem eletrodutos.É normal isso?
Esses outros dois nas mesmas situações dos de cima:
Minhas dúvidas a priori são: O que são esses cabos, pra que servem, onde posso comprá-los, o que eles podem afetar no bom funcionamento do veículo.
Explicando um pouco minha situação: Trabalho no trecho, e vou em "casa" de três em três meses, durante 10 dias, dos quais passo 5 viajando com dona maria. Então em um ano tenho contato com o Pointer somente 20 dias, fora as férias. Então enquanto outro emprego não aparece, e eu não tenho condições de levar ele pro meio da selva no Pará, minha intenção é ir comprando as peças, pesquisando, procurando bons mecânicos e funileiro, para quando eu finalmente puder estar com ele, eu realizar todas as melhorias.
Um abraço a todos, feliz 2016 e desde já obrigado.
PS: perdão pelo tamanho da resposta haha.
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Re: Pointer GTI
Cara, eu sou suspeito em falar que eu gosto desse carro kkkk
Sinceramente o dia que o meu estiver no nível do seu eu começo a respirar mais tranquilamente hauahuah.
Eu já gastei 4 mil nele, e ele ta na casa dos meus pais em cima dos cavaletes com o motor fundido kkkk. Detalhe que a mão de obra sou eu que faço, já fiz suspensão inteira, já troquei TODO o chicote do cofre do motor, já fiz caixa de direção, bateria e por ai vai.
A gente ta cheio de coisa em comum, os carros, o material de divulgação, os carros estão a centenas de km da onde estamos trabalhando kkk.
O seu é a alcool ou a gasolina?
Referente as suas dúvidas, com a experiência que eu tenho de ter trabalhado em oficinas, te dou uma dica procura uma Bosh Car Service, provavelmente deve ter alguma na sua cidade, eu trabalhei em uma é foi um dos lugares mais corretos que trabalhei até hoje. Como a oficina ganha o direito de usar a bandeira Bosh, ela passa a ser avaliada periodicamente pra manter a bandeira, então os caras são "forçados" a trabalhar direito pra continuar usando o nome, vc vai pagar um pouco mais na mão de obra só que dificilmente vai ser passado pra trás com serviço porco, sem contar que normalmente eles tem equipamento pra tudo e tudo top da Bosh.
Sobre as fotos, vamos lá o fio que ta ligado no cavalete d' água na frente do motor é do sensor de temperatura do motor que vai pro painel, se o sensor tiver girando em falso é só comprar outro, e em auto peças vc compra o conector dele tbm, se vc souber usar ferro de solda, ali é só cortar o conector velho, coloca um termo retratil no fio, solda o conector novo e coloca o termo retratil por cima, sem segredos.
Esse conector que vc achou solto, pela posição del muito provavelmente é da caixa de direção hidraulica, o meu se não me engano estava solto tbm, a caixa tem isso, pois quando se esterça tudo a bomba da direção hidraulica pesa o motor, então quando ela dá fim de curso manda esse pulso pro modulo pra ele subir a rotação do motor. Se vc olhar ali em baixo próximo ao cabo do velocimetro vc vai ver o conector desse plug em cima da caixa de direção
Sobre o alternador o fio vermelho é o que manda carga pra bateria, e o verde é que o vai pro painel do carro pra fazer a luz do alternador apagar (aquele desenho vermelho de uma bateria que aparece quando se vira o contato é do alternador não propriamente da bateria kk). Que pelo caso no seu carro já fizeram uma ligação por fora, o fio original é esse cortado que ta passando no msm conduite do fio vermelho.
O sensor parafusado no bloco, na parte da frente é o sensor de detonação, ele é importante pois o módulo de injeção conforme a rotação vai subindo ele vai adiantando o ponto do motor, porém chega uma hora que grila e acontece a batida de pino, esse sensor pega isso, quando ele detecta uma batida de pino ele faz o módulo atrasar um pouco o ponto. Eu troquei esse sensor no meu é meio carinho mais ele é essencial, e como ele trabalha por vibração tem que ser apertado com o torque correto que se não me engano é 2 kg.
O sensor preso na lateral do cabeçote é o de pressão do óleo, se a luz do óleo ta apagando no painel não é necessário trocar ele não, mas se quiser trocar o conector e colocar o termo retratil é uma boa.
Os dois conectores retangulares da outra foto, se não me engano são do eletro ventilador do radiador, ele tem esse circuito a mais, pois como nossos carros tem a/c o modulo liga a o eletro ventilador na segunda velocidade para resfriar o gás do a/c, vc vai ver que tem um resistor retangular preso perto da ventuinha (eu tive problema com esse bendito ai kk)
Acho que não respondi tudo na ordem que vc postou, falei meio na ordem em que eu consegui ir lembrando aqui, já tem mais de um ano que troquei o chicote do meu carro, tava repassando tudo o que eu fiz aqui na cabeça kkk
Bem pelo que eu to me lembrando é isso ai. Qualquer coisa é só dar um grito.
Sinceramente o dia que o meu estiver no nível do seu eu começo a respirar mais tranquilamente hauahuah.
Eu já gastei 4 mil nele, e ele ta na casa dos meus pais em cima dos cavaletes com o motor fundido kkkk. Detalhe que a mão de obra sou eu que faço, já fiz suspensão inteira, já troquei TODO o chicote do cofre do motor, já fiz caixa de direção, bateria e por ai vai.
A gente ta cheio de coisa em comum, os carros, o material de divulgação, os carros estão a centenas de km da onde estamos trabalhando kkk.
O seu é a alcool ou a gasolina?
Referente as suas dúvidas, com a experiência que eu tenho de ter trabalhado em oficinas, te dou uma dica procura uma Bosh Car Service, provavelmente deve ter alguma na sua cidade, eu trabalhei em uma é foi um dos lugares mais corretos que trabalhei até hoje. Como a oficina ganha o direito de usar a bandeira Bosh, ela passa a ser avaliada periodicamente pra manter a bandeira, então os caras são "forçados" a trabalhar direito pra continuar usando o nome, vc vai pagar um pouco mais na mão de obra só que dificilmente vai ser passado pra trás com serviço porco, sem contar que normalmente eles tem equipamento pra tudo e tudo top da Bosh.
Sobre as fotos, vamos lá o fio que ta ligado no cavalete d' água na frente do motor é do sensor de temperatura do motor que vai pro painel, se o sensor tiver girando em falso é só comprar outro, e em auto peças vc compra o conector dele tbm, se vc souber usar ferro de solda, ali é só cortar o conector velho, coloca um termo retratil no fio, solda o conector novo e coloca o termo retratil por cima, sem segredos.
Esse conector que vc achou solto, pela posição del muito provavelmente é da caixa de direção hidraulica, o meu se não me engano estava solto tbm, a caixa tem isso, pois quando se esterça tudo a bomba da direção hidraulica pesa o motor, então quando ela dá fim de curso manda esse pulso pro modulo pra ele subir a rotação do motor. Se vc olhar ali em baixo próximo ao cabo do velocimetro vc vai ver o conector desse plug em cima da caixa de direção
Sobre o alternador o fio vermelho é o que manda carga pra bateria, e o verde é que o vai pro painel do carro pra fazer a luz do alternador apagar (aquele desenho vermelho de uma bateria que aparece quando se vira o contato é do alternador não propriamente da bateria kk). Que pelo caso no seu carro já fizeram uma ligação por fora, o fio original é esse cortado que ta passando no msm conduite do fio vermelho.
O sensor parafusado no bloco, na parte da frente é o sensor de detonação, ele é importante pois o módulo de injeção conforme a rotação vai subindo ele vai adiantando o ponto do motor, porém chega uma hora que grila e acontece a batida de pino, esse sensor pega isso, quando ele detecta uma batida de pino ele faz o módulo atrasar um pouco o ponto. Eu troquei esse sensor no meu é meio carinho mais ele é essencial, e como ele trabalha por vibração tem que ser apertado com o torque correto que se não me engano é 2 kg.
O sensor preso na lateral do cabeçote é o de pressão do óleo, se a luz do óleo ta apagando no painel não é necessário trocar ele não, mas se quiser trocar o conector e colocar o termo retratil é uma boa.
Os dois conectores retangulares da outra foto, se não me engano são do eletro ventilador do radiador, ele tem esse circuito a mais, pois como nossos carros tem a/c o modulo liga a o eletro ventilador na segunda velocidade para resfriar o gás do a/c, vc vai ver que tem um resistor retangular preso perto da ventuinha (eu tive problema com esse bendito ai kk)
Acho que não respondi tudo na ordem que vc postou, falei meio na ordem em que eu consegui ir lembrando aqui, já tem mais de um ano que troquei o chicote do meu carro, tava repassando tudo o que eu fiz aqui na cabeça kkk
Bem pelo que eu to me lembrando é isso ai. Qualquer coisa é só dar um grito.
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Re: Pointer GTI
Haha, mas no seu caso você mesmo coloca a mão na massa, e boto fé demais nisso. É o que eu pretendo fazer daqui um tempo.System escreveu:Cara, eu sou suspeito em falar que eu gosto desse carro kkkk
Sinceramente o dia que o meu estiver no nível do seu eu começo a respirar mais tranquilamente hauahuah.
Eu já gastei 4 mil nele, e ele ta na casa dos meus pais em cima dos cavaletes com o motor fundido kkkk. Detalhe que a mão de obra sou eu que faço, já fiz suspensão inteira, já troquei TODO o chicote do cofre do motor, já fiz caixa de direção, bateria e por ai vai.
A gente ta cheio de coisa em comum, os carros, o material de divulgação, os carros estão a centenas de km da onde estamos trabalhando kkk.
Gasolina.System escreveu:O seu é a alcool ou a gasolina?
Cara, achei uma bosch service em uma cidade à 50km daqui. Eu queria deixar em um lugar para eles passarem um pente fino na parte mecânica do carro, indicando todas as peças avariadas, desgastadas ou ressecadas (esse carro ficou muito tempo parado). Lá na Bosch fazem isso? Repõem com peças OEM?System escreveu:Referente as suas dúvidas, com a experiência que eu tenho de ter trabalhado em oficinas, te dou uma dica procura uma Bosh Car Service, provavelmente deve ter alguma na sua cidade, eu trabalhei em uma é foi um dos lugares mais corretos que trabalhei até hoje. Como a oficina ganha o direito de usar a bandeira Bosh, ela passa a ser avaliada periodicamente pra manter a bandeira, então os caras são "forçados" a trabalhar direito pra continuar usando o nome, vc vai pagar um pouco mais na mão de obra só que dificilmente vai ser passado pra trás com serviço porco, sem contar que normalmente eles tem equipamento pra tudo e tudo top da Bosh.
Sabes a marca original, part number ou uma marca boa?System escreveu:Sobre as fotos, vamos lá o fio que ta ligado no cavalete d' água na frente do motor é do sensor de temperatura do motor que vai pro painel, se o sensor tiver girando em falso é só comprar outro, e em auto peças vc compra o conector dele tbm, se vc souber usar ferro de solda, ali é só cortar o conector velho, coloca um termo retratil no fio, solda o conector novo e coloca o termo retratil por cima, sem segredos.
Cara, procurei, procurei, procurei e não achei onde conecta ele.System escreveu:Esse conector que vc achou solto, pela posição del muito provavelmente é da caixa de direção hidraulica, o meu se não me engano estava solto tbm, a caixa tem isso, pois quando se esterça tudo a bomba da direção hidraulica pesa o motor, então quando ela dá fim de curso manda esse pulso pro modulo pra ele subir a rotação do motor. Se vc olhar ali em baixo próximo ao cabo do velocimetro vc vai ver o conector desse plug em cima da caixa de direção
Isso explica muito bem o serviço porco realizado, valeu cara!System escreveu:Sobre o alternador o fio vermelho é o que manda carga pra bateria, e o verde é que o vai pro painel do carro pra fazer a luz do alternador apagar (aquele desenho vermelho de uma bateria que aparece quando se vira o contato é do alternador não propriamente da bateria kk). Que pelo caso no seu carro já fizeram uma ligação por fora, o fio original é esse cortado que ta passando no msm conduite do fio vermelho.
Esse infeliz acabou de esfarelar na minha mão. Vou ter que comprar outro mesmo. No mesmo caso do primeiro, sabe algum part number ou marca oem?System escreveu:O sensor parafusado no bloco, na parte da frente é o sensor de detonação, ele é importante pois o módulo de injeção conforme a rotação vai subindo ele vai adiantando o ponto do motor, porém chega uma hora que grila e acontece a batida de pino, esse sensor pega isso, quando ele detecta uma batida de pino ele faz o módulo atrasar um pouco o ponto. Eu troquei esse sensor no meu é meio carinho mais ele é essencial, e como ele trabalha por vibração tem que ser apertado com o torque correto que se não me engano é 2 kg.
Providenciarei o estanho, ferro de solda e termo retrátil. Esse parece fácil de recuperar.System escreveu:O sensor preso na lateral do cabeçote é o de pressão do óleo, se a luz do óleo ta apagando no painel não é necessário trocar ele não, mas se quiser trocar o conector e colocar o termo retratil é uma boa.
O mesmo caso do de cima. Acho que consigo reparar em casa mesmo.System escreveu:Os dois conectores retangulares da outra foto, se não me engano são do eletro ventilador do radiador, ele tem esse circuito a mais, pois como nossos carros tem a/c o modulo liga a o eletro ventilador na segunda velocidade para resfriar o gás do a/c, vc vai ver que tem um resistor retangular preso perto da ventuinha (eu tive problema com esse bendito ai kk)
Que isso mano, me ajudou demais, MUITO obrigado. Pelo menos agora tenho um norte de algumas peças para procurar. Aproveitando de sua nobreza, acabei achando esses outros itens também:System escreveu:Acho que não respondi tudo na ordem que vc postou, falei meio na ordem em que eu consegui ir lembrando aqui, já tem mais de um ano que troquei o chicote do meu carro, tava repassando tudo o que eu fiz aqui na cabeça kkk
Bem pelo que eu to me lembrando é isso ai. Qualquer coisa é só dar um grito.
Esse cabo com a ponta derretida:
Esse outro também danificado:
Esse é do OBD? Pergunto pois no vídeo que eu vi ele era diferente...
E esses relés aqui. Pelo o que pesquisei eles são do ar-condicionado, mas porque são 3, e porque estão com essa fita isolante, devem ter sido colocados depois:
Obrigado man!
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Re: Pointer GTI
Bem vamos lá.
Sobre oficina, qualquer uma que vc for muito dificilmente vão usar peças OEM, só se for uma peça muito especifica que não tenha no mercado de reposição. Na nas oficina bosh eles vão sempre dar prioridade para peças bosh, caso ela não fabrique sempre usam peças de marcas boas, mte, 3-rho, ngk, etc. E sobre os sensores que vc vai precisar é quase impossível achar original, pode ir em qualquer casa de auto peças e pedir a peça pelo nome dela, modelo do carro e ano de fabricação, pode comprar peças da bosh, mte, 3-rho, ngk sem medo elas não devem nada para as originais.
Cara vc tem uma sorte em ter pego um a gasolina, eu fui no impulso da raridade do GTI a alcool, só que os benditos dos bicos são raros igual ao carro. Eu preciso trocar 2, já comprei 4 (só acha usado) e só 1 funcionou kkkk. De dois meses pra cá que apareceu um bico similar para substituição no mercado livre, to segurando pra comprar e testar pq eu quero finalizar umas coisas no logus primeiro.
Sobre o conector da d.h. eu não to conseguindo achar nenhuma foto na internet, e pior que só vou ver meu carro em março agora. Se até lá ficar essa dúvida ainda, eu tiro uma foto e te passo aqui.
Passando para as novas dúvidas, esse conector que ta derretido é o short plug, ele é uma pecinha que vc tira fora pra ajustar o ponto da ignição do motor, quando vc tira ele o módulo para de corrigir o ponto, vc ajusta o ponto e coloca ele no lugar de novo pra o módulo voltar a controlar o avanço.
Esse fio ligado no corpo do distribuidor é só um terra que ele tem ali, msm esquema vc pode por um termo retratil nele isolar já ele ele aparenta estar bem firme.
Nossos carros ainda não usam o padrão OBD, o OBD é um sistema mais novo, o conector de diagnose dos nossos carros é aquela caixinha que está fixada no para lama, próximo ao short plug e a sirene do alarme. E pelo que eu vi a sua ta inteira ainda, atrás dela ela tem dois "trilhos" que encaixam em um suporte no para lama, e são poucas que eu vi até hoje que um desses dois trilhos não estão quebrados e a caixinha tem que ficar solta ali, então cara não fica mexendo muito na sua rsrs.
Esse conector de 3 pinos que vc achou é do sensor de velocidade, ele é uma pecinha que vai rosqueada no câmbio e vc rosquea o cabo do velocimetro em cima dela. Sinceramente ela não serve pra muita coisa, só pra informar o módulo se o carro ta em movimento ou parado, e a injeção funciona bem sem ela. Quando eu descobri isso eu fiz questão de colocar só pra falar que o carro tava original, bem eu tive que mexer varias vezes no painel e no rosquea e desrosquea ela acabou quebrando kkk e como é meio carinha deixem sem.
Enquanto aos relés, rapaz isso ai não ta com cara de ser original msm não, só não te dou certeza pq nos meus carros eu nunca mexi em fiação embaixo do painel. Mas pelo que eu conheço isso ai ta com mais cara de ser coisa de alarme, módulo de subida dos vidros que alguém colocou no carro.
Qualquer coisa a mais que eu possa ajudar, estamos ai.
Sobre oficina, qualquer uma que vc for muito dificilmente vão usar peças OEM, só se for uma peça muito especifica que não tenha no mercado de reposição. Na nas oficina bosh eles vão sempre dar prioridade para peças bosh, caso ela não fabrique sempre usam peças de marcas boas, mte, 3-rho, ngk, etc. E sobre os sensores que vc vai precisar é quase impossível achar original, pode ir em qualquer casa de auto peças e pedir a peça pelo nome dela, modelo do carro e ano de fabricação, pode comprar peças da bosh, mte, 3-rho, ngk sem medo elas não devem nada para as originais.
Cara vc tem uma sorte em ter pego um a gasolina, eu fui no impulso da raridade do GTI a alcool, só que os benditos dos bicos são raros igual ao carro. Eu preciso trocar 2, já comprei 4 (só acha usado) e só 1 funcionou kkkk. De dois meses pra cá que apareceu um bico similar para substituição no mercado livre, to segurando pra comprar e testar pq eu quero finalizar umas coisas no logus primeiro.
Sobre o conector da d.h. eu não to conseguindo achar nenhuma foto na internet, e pior que só vou ver meu carro em março agora. Se até lá ficar essa dúvida ainda, eu tiro uma foto e te passo aqui.
Passando para as novas dúvidas, esse conector que ta derretido é o short plug, ele é uma pecinha que vc tira fora pra ajustar o ponto da ignição do motor, quando vc tira ele o módulo para de corrigir o ponto, vc ajusta o ponto e coloca ele no lugar de novo pra o módulo voltar a controlar o avanço.
Esse fio ligado no corpo do distribuidor é só um terra que ele tem ali, msm esquema vc pode por um termo retratil nele isolar já ele ele aparenta estar bem firme.
Nossos carros ainda não usam o padrão OBD, o OBD é um sistema mais novo, o conector de diagnose dos nossos carros é aquela caixinha que está fixada no para lama, próximo ao short plug e a sirene do alarme. E pelo que eu vi a sua ta inteira ainda, atrás dela ela tem dois "trilhos" que encaixam em um suporte no para lama, e são poucas que eu vi até hoje que um desses dois trilhos não estão quebrados e a caixinha tem que ficar solta ali, então cara não fica mexendo muito na sua rsrs.
Esse conector de 3 pinos que vc achou é do sensor de velocidade, ele é uma pecinha que vai rosqueada no câmbio e vc rosquea o cabo do velocimetro em cima dela. Sinceramente ela não serve pra muita coisa, só pra informar o módulo se o carro ta em movimento ou parado, e a injeção funciona bem sem ela. Quando eu descobri isso eu fiz questão de colocar só pra falar que o carro tava original, bem eu tive que mexer varias vezes no painel e no rosquea e desrosquea ela acabou quebrando kkk e como é meio carinha deixem sem.
Enquanto aos relés, rapaz isso ai não ta com cara de ser original msm não, só não te dou certeza pq nos meus carros eu nunca mexi em fiação embaixo do painel. Mas pelo que eu conheço isso ai ta com mais cara de ser coisa de alarme, módulo de subida dos vidros que alguém colocou no carro.
Qualquer coisa a mais que eu possa ajudar, estamos ai.
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Re: Pointer GTI
Grande System da interneds, obrigado pelas dicas!
---------------------------
Pessoal, tirando as teias de aranha do tópico, vamos lá:
Aproveitando meus 30 dias de férias, foi hora de colocar as mãos no Escort GTI. Mandei algumas fotos pros grupos de whatsapp. Como eu disse o carro fica na casa dos meus pais, então esses dias eram preciosos e exclusivos para ele. Primeira etapa foi a famosa ressolda na caixa de fusíveis, abaixo um pequeno tutorial:
Várias fotos dela ainda no carro, para não trocar ou esquecer algum chicote quando voltar a caixa.
Pouco cabo rs. Já já conto a história desses módulos Positron.
Depois da dificuldade de retirar a caixa (mecânico de primeira viagem), finalmente comecei a limpeza. Primeiro todos os relés, fusíveis e jumpers foram tirados, lixei os terminais e limpei com alcool isopropílico. Em seguida foi a limpeza da placa propriamente dita:
É MUITO importante uma limpeza minuciosa e cuidadosa, para a retirada dessa corrosão branca (reparem a parte de cima limpa, e a parte debaixo suja). Se for ressoldar com ela suja (corrosão, mofo, sujeira, poeira), a solda nova vai ser contaminada e em breve terá que ressoldar de novo. Pra quem já fez a ressolda sabe, mas eu topei com um baita problema após a limpeza da parte externa: Como abrir ela?
Nessa foto acima, já é ela finalizada. Porém dá pra ver que entre uma placa e outra, tem esses postes conectando os lados, e ela é impressa também pela parte de dentro, ou seja, tinha que abrir. Infelizmente ferro de solda (60w) + sugador não são tão eficientes, e os postes não saíam nem por reza. A solução foi cortar todos eles (não com alicate, pois corria risco da trilha externa descolar, mas sim com um dremel), e substituir por fio rígido de cobre de 1,5mm. Depois de cortado, ficava mais fácil retirar as metades dos postes com o ferro de solda. E da-lhe mais limpeza na parte interna agora:
É bacana utilizar material de boa qualidade (solda Best, ferro de solda hikari), para não ter que repetir o processo. É interessante também limpar os terminais dos relés, chicotes e fusíveis com uma lixa bem fina e alcool isopropílico. Depois de ressoldado e verniz aplicado internamente, hora de fechar, isolar os terminais, e aplicar o verniz externamente:
No caso do outro lado dela, que possui muitos terminais, apliquei o verniz com o "canudo" na ponta da lata de spray. Ela finalizada, limpa e com os relés e fusíveis conferidos:
E, funcionou redondo! Ainda consegui ressucitar a única função que não estava funcionando da centralina, que era o aviso de reservatório do limpador de para-brisas vazio. Abaixo um vídeo com todas as funções:
https://www.youtube.com/watch?v=f5sfobv6gM8
Segunda etapa foi alinhamento e balanceamento:
Se liga na cambagem rs.
Numa terceira parte foi hora de limpar o sistema de arrefecimento e trocar o anti-chama. Na limpeza do reservatório acabei quebrando o pino do retorno. Tive que comprar um reservatório paralelo, mas a qualidade é boa. Em breve providencio o original. O fluido no reservatório foi com RADIEX (40%) + água desmineralizada (60%). Com relação ao filtro anti-chama, vi que a mangueira de saída possuía uma derivação que estava cortada, e demorei para encontrar o destino da mesma:
Na foto acima em vermelho a mangueira, e em verde o destino dela (em baixo da TBI). Infelizmente vou ter que trocar a mangueira também.
Aproveitei a limpeza no sistema de arrefecimento para trocar o óleo, filtro de óleo, filtro de ar, gasosa aditivada + fluido para limpeza dos bicos (não lembro o nome, só a marca que era Bardahl).
Troquei o sensor de detonação (Bosch) que estava cortado, cabos de vela (NGK-R), entre outros mimos:
Na quarta parte foi o alarme. Eis a dúvida, usar o original da VW (o módulo estava desconectado), ressuscitar o positron de época ou arrancar tudo e colocar um novo? Descartei o original devido a não disponibilidade de acionamento remoto. Grana escassa, alarme novo também não foi possível. Então fui pra saga de ressuscitar o positron de época, Quando abri o módulo, topei com esse problema:
Transistor avariado, e o pior, sem poder ver o nome dele, então impossível achar o datasheet. Teste vai, teste vem e descobri que era um PNP. Fui em placas antigas de televisores, telefones e etc procurar por algum transistor PNP, na esperança que o mesmo funcionasse com a única função de chave. Transistor "novo" instalado e alarme funcionando. Ativei umas chaves que estavam desligadas no módulo, um LED que estava jogado dentro do painel, voltei ele praquele primeiro botão sem funcionalidade no painel (já tinha um pequeno furo no botão) e tudo beleza. Quase beleza, algum mexânico removeu o módulo de acionamento dos vidros elétricos. Eu sei que tinha porque os fios estavam cortados, e o manual do módulo estava junto com o manual do carro. Aproveitei para restaurar o controle também (cheio de cola antiga e não parava fechado):
Vídeo dele funcionado:
https://www.youtube.com/watch?v=bYnoGyPN9PQ
Em último porém não menos importante uma lavada geral no possante, incluindo recuperação dos frisos e borrachas. Recuperei os frisos utilizando soprador térmico + spray de silicone. Como uso o carro em raríssimas ocasiões, não posso falar sobre a durabilidade, mas o resultado ficou muito bom:
Antes:
Depois:
E umas fotos após o banho:
Já repousando aguardando a próxima revisão geral.
Bônus:
Como nem tudo são flores, meu outro carro continuava na oficina depois que um poste repentino resolveu vir pra cima de mim:
E acabei achando uma caixa com os pequenos que me faziam alegria umas décadas atrás:
Abraços!
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Pessoal, tirando as teias de aranha do tópico, vamos lá:
Aproveitando meus 30 dias de férias, foi hora de colocar as mãos no Escort GTI. Mandei algumas fotos pros grupos de whatsapp. Como eu disse o carro fica na casa dos meus pais, então esses dias eram preciosos e exclusivos para ele. Primeira etapa foi a famosa ressolda na caixa de fusíveis, abaixo um pequeno tutorial:
Várias fotos dela ainda no carro, para não trocar ou esquecer algum chicote quando voltar a caixa.
Pouco cabo rs. Já já conto a história desses módulos Positron.
Depois da dificuldade de retirar a caixa (mecânico de primeira viagem), finalmente comecei a limpeza. Primeiro todos os relés, fusíveis e jumpers foram tirados, lixei os terminais e limpei com alcool isopropílico. Em seguida foi a limpeza da placa propriamente dita:
É MUITO importante uma limpeza minuciosa e cuidadosa, para a retirada dessa corrosão branca (reparem a parte de cima limpa, e a parte debaixo suja). Se for ressoldar com ela suja (corrosão, mofo, sujeira, poeira), a solda nova vai ser contaminada e em breve terá que ressoldar de novo. Pra quem já fez a ressolda sabe, mas eu topei com um baita problema após a limpeza da parte externa: Como abrir ela?
Nessa foto acima, já é ela finalizada. Porém dá pra ver que entre uma placa e outra, tem esses postes conectando os lados, e ela é impressa também pela parte de dentro, ou seja, tinha que abrir. Infelizmente ferro de solda (60w) + sugador não são tão eficientes, e os postes não saíam nem por reza. A solução foi cortar todos eles (não com alicate, pois corria risco da trilha externa descolar, mas sim com um dremel), e substituir por fio rígido de cobre de 1,5mm. Depois de cortado, ficava mais fácil retirar as metades dos postes com o ferro de solda. E da-lhe mais limpeza na parte interna agora:
É bacana utilizar material de boa qualidade (solda Best, ferro de solda hikari), para não ter que repetir o processo. É interessante também limpar os terminais dos relés, chicotes e fusíveis com uma lixa bem fina e alcool isopropílico. Depois de ressoldado e verniz aplicado internamente, hora de fechar, isolar os terminais, e aplicar o verniz externamente:
No caso do outro lado dela, que possui muitos terminais, apliquei o verniz com o "canudo" na ponta da lata de spray. Ela finalizada, limpa e com os relés e fusíveis conferidos:
E, funcionou redondo! Ainda consegui ressucitar a única função que não estava funcionando da centralina, que era o aviso de reservatório do limpador de para-brisas vazio. Abaixo um vídeo com todas as funções:
https://www.youtube.com/watch?v=f5sfobv6gM8
Segunda etapa foi alinhamento e balanceamento:
Se liga na cambagem rs.
Numa terceira parte foi hora de limpar o sistema de arrefecimento e trocar o anti-chama. Na limpeza do reservatório acabei quebrando o pino do retorno. Tive que comprar um reservatório paralelo, mas a qualidade é boa. Em breve providencio o original. O fluido no reservatório foi com RADIEX (40%) + água desmineralizada (60%). Com relação ao filtro anti-chama, vi que a mangueira de saída possuía uma derivação que estava cortada, e demorei para encontrar o destino da mesma:
Na foto acima em vermelho a mangueira, e em verde o destino dela (em baixo da TBI). Infelizmente vou ter que trocar a mangueira também.
Aproveitei a limpeza no sistema de arrefecimento para trocar o óleo, filtro de óleo, filtro de ar, gasosa aditivada + fluido para limpeza dos bicos (não lembro o nome, só a marca que era Bardahl).
Troquei o sensor de detonação (Bosch) que estava cortado, cabos de vela (NGK-R), entre outros mimos:
Na quarta parte foi o alarme. Eis a dúvida, usar o original da VW (o módulo estava desconectado), ressuscitar o positron de época ou arrancar tudo e colocar um novo? Descartei o original devido a não disponibilidade de acionamento remoto. Grana escassa, alarme novo também não foi possível. Então fui pra saga de ressuscitar o positron de época, Quando abri o módulo, topei com esse problema:
Transistor avariado, e o pior, sem poder ver o nome dele, então impossível achar o datasheet. Teste vai, teste vem e descobri que era um PNP. Fui em placas antigas de televisores, telefones e etc procurar por algum transistor PNP, na esperança que o mesmo funcionasse com a única função de chave. Transistor "novo" instalado e alarme funcionando. Ativei umas chaves que estavam desligadas no módulo, um LED que estava jogado dentro do painel, voltei ele praquele primeiro botão sem funcionalidade no painel (já tinha um pequeno furo no botão) e tudo beleza. Quase beleza, algum mexânico removeu o módulo de acionamento dos vidros elétricos. Eu sei que tinha porque os fios estavam cortados, e o manual do módulo estava junto com o manual do carro. Aproveitei para restaurar o controle também (cheio de cola antiga e não parava fechado):
Vídeo dele funcionado:
https://www.youtube.com/watch?v=bYnoGyPN9PQ
Em último porém não menos importante uma lavada geral no possante, incluindo recuperação dos frisos e borrachas. Recuperei os frisos utilizando soprador térmico + spray de silicone. Como uso o carro em raríssimas ocasiões, não posso falar sobre a durabilidade, mas o resultado ficou muito bom:
Antes:
Depois:
E umas fotos após o banho:
Já repousando aguardando a próxima revisão geral.
Bônus:
Como nem tudo são flores, meu outro carro continuava na oficina depois que um poste repentino resolveu vir pra cima de mim:
E acabei achando uma caixa com os pequenos que me faziam alegria umas décadas atrás:
Abraços!
Editado pela última vez por Yuri_RL em 08 Set 2016, 09:09, em um total de 4 vezes.
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Re: Pointer GTI
Bacana Yuri.
Trocou um monte de brinquedinho por um brinquedão, muito bonito por sinal.
Estou acompanhando o tópico.
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Ser um vileiro, manolo e chora boy é fácil... Difícil é manter original e ter um placa preta!
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