Reparo / Conserto máquina Vidro Elétrico
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- Valdir Sobral
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Reparo / Conserto máquina Vidro Elétrico
Por VPinheiro
Olá Moçada, criei esse tópico considerando que sejam úteis essas informações, está bem detalhado.
O cabo de aço da máquina de vidro do LADO ESQUERDO do meu Wolfs desfiou, portanto parando o vidro elétrico, fui fazer orçamento, 100,00 a máquina + instalação, em outro local 90,00 para consertar a minha, aí pensei, se dá pra consertar, eu conserto! Então, além de consertar a minha, fiz um tutorial pra quem quiser se aventurar a consertar a máquina do vidro, não sou contra levar pra consertar num auto-vidros, é que estive com tempo livre e resolvi economizar $$$$. Obs. Gastei menos de R$ 5,00 de material para deixar a máquina zero bala.
Material necessário para conserto:
2,09m cabo de aço sem capa 1/16 R$ 0,50 o metro
08 parafusinhos tipo rosca soberba R$ 0,05 cada
07 Rebites R$ 0,10 cada mais ou menos
05 Prensa cabos 1/16 R$ 0,33 cada
Consertar a máquina de vidro na hora de folga com uma geladinha e ficar filé demais, não tem preço.
Ferramentas Necessárias:
Chave Philips, Chave de fenda fina
Alicate Universal
Rebitadeira
Furadeira + Broca 10mm, 5mm e 2mm
Vaselina Sólida (pasta)
Depois de tirar a forração da porta, é hora de soltar o vidro, essa parte pode ser complicada se o vidro parar num ponto que não de para ver os parafusos, mas não foi o caso, então é segurar o vidro para não cair e soltar os dois parafusos mostrados na foto abaixo, como os da minha máquina estavam com a cabeça meio espanada, aproveitei e coloquei parafusos novos.
Com a furadeira e uma broca 10mm rompemos os 7 rebites que seguram a máquina, eles são mostrados nas fotos abaixo, marcados com seta vermelha. Esse conector da foto da direita é do motor, desconecte-o e a máquina estará pronta para ser retirada
Máquina fora, retire o motor.
Solte os quatro parafusos.
Com um estilete ou uma faquinha bem amolada, corte os “plásticos” que seguram a capa preta presa na peça de metal, são 8, estão circulados em vermelho, conforme mostrados na foto abaixo.
Depois de cortados, eles vão ficar assim, retire a capa preta e tire o miolo com o cabo de aço (observe como o cabo de aço está montado).
Agora com uma broca 2mm faça furos passantes bem no meio de cada furo da peça preta, são 8, porque depois vamos fixar essa peça com parafusos e não com plástico derretido.
Obs. Recomendei broca 2mm, porque é da medida para fazer furos para os parafusos que eu usei, mas quem for fazer, pode usar parafusos menores dos que eu usei, aí a broca vai ser outra.
Para retirar a sobra de rebite que fica dentro da peça de borracha mostrada abaixo, fiz um furo na lateral dela com uma broca 5mm, é bem mais fácil tirar ele pelo furo, porque por cima não consegui tirar de jeito nenhum, é só forçar o resto de rebite com uma fenda pequena, que ele sai pelo furo na boa.
Para soltar o guia plástico do cabo de aço mostrado abaixo, pressiona com alicate uma alavanca na lateral da peça, aí empurra que ela sai.
Agora vamos colocar o cabo de aço novo. Tamanho total dele: 2,09m (dois metros e nove centímetros)
Medidas e Forma de montagem do cabo (Coloquei essa parte, porque sei que depois de tudo desmontado, nem sempre lembra como estava montado), espero que entendam, as medidas foram tiradas de um cabo original.
Cabo montado corretamente, coloca-se na roldana, uma ponta de cada lado, enrola e encaixa na peça plástica preta, como nas fotos abaixo.
Monta a peça plástica preta na peça de metal e parafusa, vai ficar como na foto abaixo.
Agora, fixe o motor e encaixe o cabo no guia principal e monte tudo, vai ficar como nas fotos abaixo (lembrando que esse exemplo é da máquina lado esquerdo, lado do motorista).
Observações:
1 - Não esqueça de lubrificar tudo com vaselina em pasta conforme for montando, principalmente o cabo de aço.
2 – para prender os prensa cabos no cabo de aço, não basta apertar com alicate, tem que martelar o bicho, que é pra ele prender mesmo, porque senão ele irá deslizar e se soltar do cabo de aço.
3 – Naquela peça plástica branca presa num metal que faz o vidro subir/descer, no original, tinha só um pensa cabos, mas eu coloquei 3, para não correr o risco dele soltar e deslizar pelo cabo, eu tive um problema assim numa outra máquina, então, para não ter problemas, faça como na foto abaixo:
Agora coloca a máquina de volta na porta, coloca-se os rebites, parafusa o vidro, liga o motor e pronto!! É só usar com satisfação de ter ficado perfeito, muito bom.
O meu ficou ótimo, novo de novo, espero que o de quem for fazer também fique, qualquer dúvida, pode perguntar ou mandar email.
vanderlei_pinheiro@hotmail.com
Lembrando que fica por conta e risco de quem quiser fazer.
Olá Moçada, criei esse tópico considerando que sejam úteis essas informações, está bem detalhado.
O cabo de aço da máquina de vidro do LADO ESQUERDO do meu Wolfs desfiou, portanto parando o vidro elétrico, fui fazer orçamento, 100,00 a máquina + instalação, em outro local 90,00 para consertar a minha, aí pensei, se dá pra consertar, eu conserto! Então, além de consertar a minha, fiz um tutorial pra quem quiser se aventurar a consertar a máquina do vidro, não sou contra levar pra consertar num auto-vidros, é que estive com tempo livre e resolvi economizar $$$$. Obs. Gastei menos de R$ 5,00 de material para deixar a máquina zero bala.
Material necessário para conserto:
2,09m cabo de aço sem capa 1/16 R$ 0,50 o metro
08 parafusinhos tipo rosca soberba R$ 0,05 cada
07 Rebites R$ 0,10 cada mais ou menos
05 Prensa cabos 1/16 R$ 0,33 cada
Consertar a máquina de vidro na hora de folga com uma geladinha e ficar filé demais, não tem preço.
Ferramentas Necessárias:
Chave Philips, Chave de fenda fina
Alicate Universal
Rebitadeira
Furadeira + Broca 10mm, 5mm e 2mm
Vaselina Sólida (pasta)
Depois de tirar a forração da porta, é hora de soltar o vidro, essa parte pode ser complicada se o vidro parar num ponto que não de para ver os parafusos, mas não foi o caso, então é segurar o vidro para não cair e soltar os dois parafusos mostrados na foto abaixo, como os da minha máquina estavam com a cabeça meio espanada, aproveitei e coloquei parafusos novos.
Com a furadeira e uma broca 10mm rompemos os 7 rebites que seguram a máquina, eles são mostrados nas fotos abaixo, marcados com seta vermelha. Esse conector da foto da direita é do motor, desconecte-o e a máquina estará pronta para ser retirada
Máquina fora, retire o motor.
Solte os quatro parafusos.
Com um estilete ou uma faquinha bem amolada, corte os “plásticos” que seguram a capa preta presa na peça de metal, são 8, estão circulados em vermelho, conforme mostrados na foto abaixo.
Depois de cortados, eles vão ficar assim, retire a capa preta e tire o miolo com o cabo de aço (observe como o cabo de aço está montado).
Agora com uma broca 2mm faça furos passantes bem no meio de cada furo da peça preta, são 8, porque depois vamos fixar essa peça com parafusos e não com plástico derretido.
Obs. Recomendei broca 2mm, porque é da medida para fazer furos para os parafusos que eu usei, mas quem for fazer, pode usar parafusos menores dos que eu usei, aí a broca vai ser outra.
Para retirar a sobra de rebite que fica dentro da peça de borracha mostrada abaixo, fiz um furo na lateral dela com uma broca 5mm, é bem mais fácil tirar ele pelo furo, porque por cima não consegui tirar de jeito nenhum, é só forçar o resto de rebite com uma fenda pequena, que ele sai pelo furo na boa.
Para soltar o guia plástico do cabo de aço mostrado abaixo, pressiona com alicate uma alavanca na lateral da peça, aí empurra que ela sai.
Agora vamos colocar o cabo de aço novo. Tamanho total dele: 2,09m (dois metros e nove centímetros)
Medidas e Forma de montagem do cabo (Coloquei essa parte, porque sei que depois de tudo desmontado, nem sempre lembra como estava montado), espero que entendam, as medidas foram tiradas de um cabo original.
Cabo montado corretamente, coloca-se na roldana, uma ponta de cada lado, enrola e encaixa na peça plástica preta, como nas fotos abaixo.
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1 - Não esqueça de lubrificar tudo com vaselina em pasta conforme for montando, principalmente o cabo de aço.
2 – para prender os prensa cabos no cabo de aço, não basta apertar com alicate, tem que martelar o bicho, que é pra ele prender mesmo, porque senão ele irá deslizar e se soltar do cabo de aço.
3 – Naquela peça plástica branca presa num metal que faz o vidro subir/descer, no original, tinha só um pensa cabos, mas eu coloquei 3, para não correr o risco dele soltar e deslizar pelo cabo, eu tive um problema assim numa outra máquina, então, para não ter problemas, faça como na foto abaixo:
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*****
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
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Re: Reparo / Conserto máquina Vidro Elétrico
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Re: Reparo / Conserto máquina Vidro Elétrico
E quando o vidro sobe torto por causa do jogo naquela peça central de plástico o que fazer
- Akiles
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Re: Reparo / Conserto máquina Vidro Elétrico
Cara acho que quando ele sobe torto vc tem que comprar aquelas canaletas internas da porta.
Volkswagem Logus Wolfsburg Edition 96/96 Prata
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