[AJUDA] Ventoinha armando após o carro estar desligado

Area destinada a sugestoes e duvidas sobre mecânica e modificações

Moderador: Moderadores

Responder
leandrofviana
Estagiário
Estagiário
Modelo: Logus CL 1.8
Cor do Veículo:
Ano: -----
Estado: Rio de Janeiro
Contato:

[AJUDA] Ventoinha armando após o carro estar desligado

Mensagem por leandrofviana »

Galera, bom dia. Bom, de todos os carros que tive só o Logus liga a ventoinha após o carro estar desligado. Acredito que isso não seja normal. Meu sistema é aquele verão. Já troquei o cebolão duas vezes, esta última agora coloquei MTE 87-92. O que acontece é que eu ando com o carro até ele esquentar e quando eu desligo ele passa alguns segundos ele arma a ventoinha e fica ali por uns 5 minutos ou mais. Acredito que ele só está desligando a ventoinha quando chega perto do minimo. Meu motor é 1.8 AP carburado. Alguém sabe o que pode ser?

mspagiari
Mecânico
Mecânico
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Estado: São Paulo
Contato:

Re: [AJUDA] Ventoinha armando após o carro estar desligado

Mensagem por mspagiari »

O meu tb estava assim, de acordo com o manual ele é assim mesmo, é um sistema de proteção do motor.

Porem depois q fiz o cabeçote sei lá o q o cara fez q parou de fazer isso...

Tinha um santana q era assim tb, é um sistema de proteção.

Alias gostaria q o meu voltasse a ligar tb, se alguem souber o pq...
POINTER 95 2.0 GLI
leandrofviana
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Estranho, eu achei que o cebolão sendo 87-92 seria para justamente só armar entre estas temperaturas. Abaixo disso, achava que ele deveria permanecer desligado.
Nelson
Administrador
Administrador
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo: Prata
Ano: 1994
Contato:

Mensagem por Nelson »

Nao sei se o 1.8 tem esse sistema mas o 2.0 ele arma a ventoinha 11 minutos se a temperatura do cabeçote passar de 90°, tem um sensor de temperatura igual ao que vai para o painel preso na tampa de válvulas.
LuciuS
Mecânico
Mecânico
Modelo: Logus GLS 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1993
Estado: Paraná
Contato:

Mensagem por LuciuS »

Rapaiz você leu meus pensamentos kk isso acontece comigo tabem.
Eu so não perguntei porque pensei que era normal ja que o responsavel é o cebolão e deve ter ligação direta na beteria e funciona independente do que esta acontecendo com o carro(ele so vê a temperatura) achei que poderia ser coincidência de logo apos desligar o carro e a ventuina armar, mas não, vai que nessa hora "deu liga" e ela ligou.
[img=center]http://i635.photobucket.com/albums/uu80/luciusblecha/Logus/assinatura_logus_2.jpg[/img]Garagem: viewtopic.php?f=31&t=4009
Akiles
Moderador
Moderador
Modelo: Logus Wolfsburg Edition 2.0
Cor do Veículo: prata lunar
Ano: 1996
Estado: Minas Gerais
Contato:

Mensagem por Akiles »

A minha tá mais louca ainda, ela as vezes não liga e o motor vai a 110 e vc desliga o motor e ela aciona, e toda vez que eu chego da rua ele fica ligando e desligando a ventoinha como se fosse um mal contato... tô julgando que seja o cebolão, vou trocar e ver de qual que é!
Volkswagem Logus Wolfsburg Edition 96/96 Prata
Carro do mês de Julho 2010 - viewtopic.php?f=2&t=802
Carro do mês de Maio 2011 - viewtopic.php?f=16&t=2254
Carro do mês de Agosto 2013: #TriCampeão!!! viewtopic.php?f=64&t=4608
mspagiari
Mecânico
Mecânico
Modelo: Pointer GLi 1.8
Cor do Veículo:
Ano: 1995
Contato:

Mensagem por mspagiari »

Bom, algo de errado então, pq o meu tem esse sensor ai na tampa de valvula e agora não arma sozinho mais...

O q acontecia era desligar o carro e depois de uns 2 ou 3 minutos desligado acionar sozinho ventoinha, consta no manual q é um sistema de proteção...

Depois q queimou a junta e fiz cabeçote e tals, não fez mais isso, a temperatura sempre ta abaixo da metade mesmo no transito pesado.. falei com o mecanico e ele disse q não arma mais desligado pq o carro tá esquentando menos...

Falou ta falado... vai ver q esquentava demais e acabou queimando a junta, alias queimou do nada como relatei aqui, temperatura normal e agua no nivel...

Mas aguas passadas não queimam cabeçotes, kkkkkkkkkkkkkkkkkk;;;; :banana:
POINTER 95 2.0 GLI
Nelson
Administrador
Administrador
Modelo: Pointer CLi 1.8
Cor do Veículo: Prata
Ano: 1994
Contato:

Mensagem por Nelson »

Esse lance dos 11 minutos só funciona assim que a chave é desligada, o meu eu tive que desligar o sensor pois ele estava mandando 90° permanentemente então a ventoinha não desligava
leandrofviana
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

O meu está neste estado. Alguém tem a foto deste sensor? Eu acho meio que desnecessário até porque ele fica tanto tempo ligado que parece que ele só desliga quando atinge 70 graus. Outra coisa que notei ontem foi quando eu peguei uma estrada e andei cerca de 40km andando entre 100 e 110km/h a temperatura que geralmente fica no meio subiu para próximo a 110. Quando mais eu andava, mais subia. Quando cheguei ao final e passei a andar a 60 a temperatura voltou ao normal. O que será que pode estar acontecendo? Fico até com medo de esquentar demais.
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Modelo: Logus GL 1.8
Cor do Veículo:
Contato:

Mensagem por Valdir Sobral »

Galera,

O assunto relacionado à temperatura foi amplamente discutido neste tópico aqui

Um detalhe comum a todos é que a válvula termostática, estado da bomba d'água, estado do radiador e manutenção da limpeza do sistema de arrefecimento influenciam MUITO na temperatura final.

Muita gente fala sobre suspensão, central elétrica (popularmente conhecida como caixa de fusíveis), mas é o sistema de arrefecimento o maior vilão dos Logus e Pointer. Por um simples detalhe...se você não manter o sistema em ordem, você queima ou perde um cabeçote ou o motor inteiro. Simples assim.
Então, vamos checar o sistema como um todo.

Essa variação pode ser:

Sensor de temperatura (existem dois, um que marca para o painel e outro que aciona a ventoinha);
Uma deficiência na bomba d'água (se ela estiver roncando, bom parar e checar);
A válvula termostática pode estar comprometida;
Limpeza do sistema: Ideal é fazer periodicamente. Presença de ferrugem na água pode alterar a temperatura (para mais), além de ocasionar o desgaste de todo o sistema;
Cuidado com aditivos baratos e alternativos. Você pode estar comprando gato e levando lebre. Procure os aditivos homologados pela Volkswagen
Radiador: Como está o mesmo? Será que ele não possui algum vazamento ou obstrução?
Ventoinha: Ela está girando forte ou está igual uma suave brisa?

Dúvidas, postem...

Abrz,
Valdir "EL Mariacchi" Sobral
Imagem
Logus Wolfsburg Edition 1996
Pointer CLi 1994
Ex proprietário do Logus GLi 1995 "Bandidão”
leandrofviana
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Obrigado pelas dicas Valdir. Então, o radiador tem pouco tempo de uso pois foi trocado pouco antes de eu pegar. Parece que o antigo dono deu uma batida que furou o antigo então ele colocou um novo. Sobre o cebolão coloquei um novo de marca genérica, e agora tirei ele e coloquei um da MTE o 87-92. Válvula termostática eu achei que o meu não tinha já que é carburado ainda (nem sei se tem alguma coisa a ver). O meu tem esta válvula? Sobre a velocidade da ventoinha, quando o carro está ligado e atinge a temperatura ele arma em um estágio (ex velocidade 1). Agora quando eu desligo o carro, passam-se uns 20 segundos ele liga a ventoinha em um outro estágio (ex velocidade 2 total super mega rs). Fica ali por uns 5 minutos neste alta velocidade. O meu carro não está usando aditivo. Nunca coloquei por ter medo de colocar e sair dando vazamentos loucos igual aconteceu com um voyage 94 meu mas a água não está vermelha. Será qeu eu devo limpar e colocar aditivo?
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

Bom, o uso do aditivo é recomendado até pelos fabricantes. Cuidado para não confundir limpa radiador com aditivo, hein.
Não sei se teve curiosidade de ver o outro tópico, mas lá mostra o posicionamento do sensor de temperatura. Dá uma olhada nele. Até onde sei, um mal contato faz ele ler temperatura incorreta ou não ler. Bom ver se ele está lendo direito. Tira ele e veja se não está oxidado. Dá uma limpada. A questão da ventoinha entrar depois é normal. Não é normal ela não entrar. Fica de olho.
Imagem
Pointer CLi 1994
leandrofviana
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Localizei Valdir. Vou ver se tiro eles pra dar uma limpada, checar os fios e etc. Vou aproveitar e colocar aditivo pra ver se melhora esta questão de quanto mais eu acelerar maior a temperatura. Ontem mesmo eu botei 120 em um trecho aqui e a temperatura chegou no 110. É só eu desacelerar, alguns minutos depois a temperatura volta a 90. Fico até com medo.
Valdir Sobral
Administrador
Administrador
Cor do Veículo:
Contato:

leandrofviana escreveu:Localizei Valdir. Vou ver se tiro eles pra dar uma limpada, checar os fios e etc. Vou aproveitar e colocar aditivo pra ver se melhora esta questão de quanto mais eu acelerar maior a temperatura. Ontem mesmo eu botei 120 em um trecho aqui e a temperatura chegou no 110. É só eu desacelerar, alguns minutos depois a temperatura volta a 90. Fico até com medo.

Leandro. Antes do aditivo, compra o limpa radiador, da Radiex ou Wurth. Tem outras marcas, mas essas são as melhores. Faça a limpeza e depois coloque o aditivo. Tem a questão do sensor de temperatura....pra carro a ar condicionado é um, carro sem é outra. Ou seja, pra carro a a ar, a temperatura dispara mais alta, para sem AC. Fica ligado se vc tiver que trocar.

Vou ser sincero, o meu dispara as vezes quando desligo, mas é somente quando está na temperatura, até aí é normal. O anormal é não disparar. Ele permear próximo a 105ºC é normal, o meu faz isso, tem Ar condicionado e o sensor (ou cebolão) é pra essa temperatura. Não pode grudar em 110ºC e ficar acendendo a luz vermelha. Aí tem algo errado.

Geralmente é radiador furado, bomba ferrada, mangueira estourada....é parar e verificar.

Graças a Deus todas as manutenções do sistema de arrefecimento estão em dia e não tenho que me preocupar.

Mas vai colocando suas dúvidas que vamos desvendando.

Abrz,
Imagem
Pointer CLi 1994
leandrofviana
Estagiário
Estagiário
Cor do Veículo:
Contato:

Então, ele não anda sempre em 110, e tb não chega a acender a luz vermelha. Quando ando geralmente entre 80, 90 ele fica sempre em 90 graus. Agora, estes dias eu tenho pegado uma pista que dá par botar uns 110, 120.. ai eu noto que quanto mais rápido eu ando o ponteiro vai subindo. Até agora só vi ele chegar ali em 110 e ficar ali enquanto ando nestas velocidades. Se eu começar a andar mais devagar, reduzindo para 80 ele volta ao normal devagarzinho. Isto que eu estou achando estranho. Meu carro não tem ar.
Responder