Ajuda com CHT 1.0
Moderador: Moderadores
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Ajuda com CHT 1.0
Motor CHT 1.0 Recentemente voltando de uma auto peças com um jogo de tucho, uma junta de cabeçote e vários outros itens, parei o carro na garagem esperei esfriar e comecei a desmantar...(lembrando que o carro estava andando).
Removi as mangueiras as conexões elétricas e por fim o cabeçote, fiz a devida limpeza em todas as peças como manda o gabarito. Substitui os tuchos e comecei a monta-lo novamente. Coloquei a junta apertei o cabeçote no torque correto, regulei o ponto de ignição através da marcação existente na polia e no cachimbo do distribuidor e já aproveitando fiz a regulagem de válvulas, obedecendo a seqüência dos cobos de velas 1342 regulei primeiro as válvulas do cilindro 01 e 03, como indicava no ponto de ignição e girando o conjunto regulei as outras sempre atento as folgas corretas de escape e admissão tendo elas sempre fechadas para a regulagem, fechei o motor, coloquei água e óleo, mangueiras e conexões tudo no seu devido lugar.
Só que para minha surpresa ao bater arranque o carro não pega!!!
Se alguém tiver alguma dica serei grato...
Removi as mangueiras as conexões elétricas e por fim o cabeçote, fiz a devida limpeza em todas as peças como manda o gabarito. Substitui os tuchos e comecei a monta-lo novamente. Coloquei a junta apertei o cabeçote no torque correto, regulei o ponto de ignição através da marcação existente na polia e no cachimbo do distribuidor e já aproveitando fiz a regulagem de válvulas, obedecendo a seqüência dos cobos de velas 1342 regulei primeiro as válvulas do cilindro 01 e 03, como indicava no ponto de ignição e girando o conjunto regulei as outras sempre atento as folgas corretas de escape e admissão tendo elas sempre fechadas para a regulagem, fechei o motor, coloquei água e óleo, mangueiras e conexões tudo no seu devido lugar.
Só que para minha surpresa ao bater arranque o carro não pega!!!
Se alguém tiver alguma dica serei grato...
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Amigo, é como motor de opala, é ajustar o ponto no distribuidor (ir virando até achar o "novo" ponto), mas, o pistão do 1º cilindro está em PMS com a válvula fechada, fez o teste, ou montou com a tampa aberta?
Se o comando/pistão esta correto e as válvulas do pistão em PMS estão fechadas, é ajustar o ponto no distribuidor, ir movimentando até achar.
Um jeito facil é acertar o motor e colocar uma bolinha de papel no lugar da vela do 1º cilindro, e dar "uns toques" na chave até a bolinha pular, depois é só olhar e ter uma referência do que esta errado.
http://www.opaleirosdoparana.com/t19980 ... stribuidor
Se o comando/pistão esta correto e as válvulas do pistão em PMS estão fechadas, é ajustar o ponto no distribuidor, ir movimentando até achar.
Um jeito facil é acertar o motor e colocar uma bolinha de papel no lugar da vela do 1º cilindro, e dar "uns toques" na chave até a bolinha pular, depois é só olhar e ter uma referência do que esta errado.
http://www.opaleirosdoparana.com/t19980 ... stribuidor
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Na polia tem uma marca que coincide com o cachimbo do distribuidor, mesmo assim para tirar as duvidas tirei a vela do primeiro cilindro onde o cachimbo apontava pra vela correspondente coloquei um canudo para ver o curso do pistão, assim regulei as válvulas também com a certeza delas estarem fechadas e mesmo assim tentei girar o distribuidor e achar o novo ponto mas nada deu!
a unica coisa que não mexi e não olhei para conferir foi a corrente do comando...como estava funcionando antes não tem porque estar errado?
Na regulagem das válvulas na sequencia 1342 regula-se as válvulas do pistão 01 e 03 que estarão abertas e o 02 e 04 girando o comando e deixando em PMS, correto?
a unica coisa que não mexi e não olhei para conferir foi a corrente do comando...como estava funcionando antes não tem porque estar errado?
Na regulagem das válvulas na sequencia 1342 regula-se as válvulas do pistão 01 e 03 que estarão abertas e o 02 e 04 girando o comando e deixando em PMS, correto?
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Não, se a referência é o pistão 1 em PMS, as valvulas tem que estar fechadas (momento de compressão e detonação), com o rotor apontando para o cabo do cilindro em PMS.
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Exatamente, a referência é o pistão 1 em PMS, as válvulas fechadas (momento de compressão e detonação), com o rotor apontando para o cabo do cilindro em PMS ai então posso fazer a regulagem das válvulas do cilindro 01 e 03.
E as válvulas do pistão 04 e 02 girando o comando e deixando pistão 02 em PMS com as válvulas fechadas.
O correto seria uma volta ou duas na polia para chegar na posição desejada?
E as válvulas do pistão 04 e 02 girando o comando e deixando pistão 02 em PMS com as válvulas fechadas.
O correto seria uma volta ou duas na polia para chegar na posição desejada?
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Amigo, deixa eu ver se entendi, você esta regulando as válvulas, acertando os balancins certo?
Esqueça o ponto neste momento, regule tudo sem deixar as válvulas presas, regule com as válvulas abertas, porque na posição fechada elas travam devido a contrapressão da mola.
A partir daí fecha tudo, pistão 1 em PMS e suas válvulas fechadas, olha a posição do rotor então gira o distribuidor até que um contato do cabo fique na direção dele, não importa qual seja, este cabo se torna então o nº1 e a partir dele vem a sequência 3, 4, 2. Se não pegar na primeira vai girando o distribuidor, para você ter uma noção o cabo 1 do meu (Opala 4 cc) fica apontado para parde corta fogo, porque quando você coloca o distribuidor, ele fica certinho, mas quando "bate a chave" ele se desloca e atrasa o ponto, é o assentamento dos dentes da engrenagem, por isto, depois de acertar tudo e "bater a chave" se ele não pegar, coloca no ponto de novo e olha a posição do rotor, aí gira ele.
Lógicamente olha se tem centelha.
No aguardo, boa sorte!
http://www.fordescort.xpg.com.br/oficin ... lvulas.htm
Esqueça o ponto neste momento, regule tudo sem deixar as válvulas presas, regule com as válvulas abertas, porque na posição fechada elas travam devido a contrapressão da mola.
A partir daí fecha tudo, pistão 1 em PMS e suas válvulas fechadas, olha a posição do rotor então gira o distribuidor até que um contato do cabo fique na direção dele, não importa qual seja, este cabo se torna então o nº1 e a partir dele vem a sequência 3, 4, 2. Se não pegar na primeira vai girando o distribuidor, para você ter uma noção o cabo 1 do meu (Opala 4 cc) fica apontado para parde corta fogo, porque quando você coloca o distribuidor, ele fica certinho, mas quando "bate a chave" ele se desloca e atrasa o ponto, é o assentamento dos dentes da engrenagem, por isto, depois de acertar tudo e "bater a chave" se ele não pegar, coloca no ponto de novo e olha a posição do rotor, aí gira ele.
Lógicamente olha se tem centelha.
No aguardo, boa sorte!
http://www.fordescort.xpg.com.br/oficin ... lvulas.htm
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
O correto então seria assim como na foto?
E as válvulas reguladas de acordo com a sequencia, primeiro valvulas do pistão 1 e 2 que estão em PMS e girando o comando regula-se a 3 e 4 da mesma forma, correto?
E as válvulas reguladas de acordo com a sequencia, primeiro valvulas do pistão 1 e 2 que estão em PMS e girando o comando regula-se a 3 e 4 da mesma forma, correto?
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
logusmarinho escreveu:O correto então seria assim como na foto?
E as válvulas reguladas de acordo com a sequencia, primeiro valvulas do pistão 1 e 2 que estão em PMS e girando o comando regula-se a 3 e 4 da mesma forma, correto?
Amigo; no sentido horário é 1, 3, 4, 2.
Seguindo sua marcações (primeiro distribuidor e depois pistão)
1 (distribuidor)-1 (pistão)
2 (distribuidor)-4 (pistão)
3 (distribuidor)-2 (pistão)
4 (distribuidor)-3 (pistão).
Mas não sei se a foto está invertida, mas escrevo isto com você em frente a lateral do motor, o pistão 1 a sua esquerda (distribuidor do lado do passageiro) e o pistão 4 a sua direita e o distribuidor girando no sentido horário, se o distribuidor estiver do lado do passageiro, é igual, só que o pistão 1 fica a sua direita aí verifica o sentido de giro e acompanha junto com o sentido de giro a sequência 1, 3, 4, 2.
O cabo 1 tem que ficar junto ao rotor...mais ou menos..aí movimenta o distribuidor até achar o ponto (vira a chave liga "sente" o motor e ajusta).
Ajuda?
http://www.escortclube.com.br/ec/downlo ... cht_EC.pdf
- emerson
- Montador
- Mensagens: 70
- Registrado em: 19 Abr 2010, 12:03
- Modelo: Pointer CLi 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1994
- Cidade: cotia
- Estado: São Paulo
- Localização: cotia
- Contato:
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Tudo correto...ponto, centelha, válvulas, corrente de comando, combustível, relé da bomba...e o motor não ronca!
Só o que fiz foi trocar os tuchos, junta do cabeçote e regular as válvulas...lembrado que o carro estava andando, mesmo com alguns tuchos antigos furados e batendo muito!
Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser compartilhe comigo...
Grato...
Só o que fiz foi trocar os tuchos, junta do cabeçote e regular as válvulas...lembrado que o carro estava andando, mesmo com alguns tuchos antigos furados e batendo muito!
Se alguém tiver alguma ideia do que possa ser compartilhe comigo...
Grato...
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
É amigo...paciência se não dá ponto tem que achar...é o mal de certos motores quando se arranca o distribuidor, do meu opala eu levei 03 dias e descarreguei a bateria..olha a foto e repare que o cabo 1 não está voltado para o 1º cilindro, o 4º cabo sim esta apontado para o 4º cilindro, se você não consegue acertar pelo "1" tente pelo "4", só verifique as válvulas fechadas e paciência (se todo o resto estiver certo).
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Hoje pela manhã fazendo mais uma bateria de testes, ao qual coloquei um jogo de velas e cabos novos, resolvi novamente verificar a centelha das velas, e notei que não esta centelhando e com a chave virada não chega corrente na bobina. Tem algo interrompendo a corrente que chega até a bobina!
Alguém sabe como posso corrigir esse problema?
Alguém sabe como posso corrigir esse problema?
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Já tentou ligar a bobina direto na bateria?
Seu distribuidor tem módulo?
Mas é só para teste, ou vai seguindo a fiação com multimetro.
Seu distribuidor tem módulo?
Mas é só para teste, ou vai seguindo a fiação com multimetro.
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Tudo ok...com centelha e não pega!!!
Já fiz tantos teste...que não sei mais o que testar!!!
Quem tiver realmente interessado em ajudar por favor re leia o tópico e me digam algo que poderia estar impedindo de funcionar este motor!
Lembrando que simplesmente troquei os tucho e regulei as válvulas como descrito mais a cima e troquei também a junta do cabeçote...e ajustei o ponto, como descrito acima!
Ajuda imediata, este carro tá parado a duas semanas já...
Aguardo!!!
Já fiz tantos teste...que não sei mais o que testar!!!
Quem tiver realmente interessado em ajudar por favor re leia o tópico e me digam algo que poderia estar impedindo de funcionar este motor!
Lembrando que simplesmente troquei os tucho e regulei as válvulas como descrito mais a cima e troquei também a junta do cabeçote...e ajustei o ponto, como descrito acima!
Ajuda imediata, este carro tá parado a duas semanas já...
Aguardo!!!
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Quem estiver realmente interessado?
Já que olhou TODO o motor e comoestá a alimentação, a mistura de combustível...tem combustível na cuba?
Já que olhou TODO o motor e comoestá a alimentação, a mistura de combustível...tem combustível na cuba?
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
É com injeção eletrônica...retirei a mangueira de entrada para TBI e virei a chave, jorra gasolina...pressão boa!
E o bico injetor injeta perfeitamente!
E o bico injetor injeta perfeitamente!
LogusMarinho
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Fiz um reset no modulo retirando ele da bateria. ficou um dia e nada também!
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Complicado...e as vezes é algo tão simples...vou dar uma pensada...não étucho preso?
http://www.dicasmecanicas.com/2010/04/f ... -nao-pega/
Abaixo tinha um cara com o mesmo problema e olha como ele resolveu:
Problema resolvido!
Caros era somente a conexao do sensor de posição de borboleta, onde o mesmo ficou com a borracha de vedação estragada, dai agente com o desespero de um sabado de 12:00 invertemos os cabos mais ficou tudo certo!
Desde ja agradeço a todos que colaboram e desculpem pelo acaso!
http://www.dicasmecanicas.com/2010/04/f ... -nao-pega/
Abaixo tinha um cara com o mesmo problema e olha como ele resolveu:
Problema resolvido!
Caros era somente a conexao do sensor de posição de borboleta, onde o mesmo ficou com a borracha de vedação estragada, dai agente com o desespero de um sabado de 12:00 invertemos os cabos mais ficou tudo certo!
Desde ja agradeço a todos que colaboram e desculpem pelo acaso!
-
- Montador
- Mensagens: 66
- Registrado em: 16 Mar 2012, 22:47
- Cor do Veículo:
- Ano: -----
- Cidade:
- Estado: Acre
- Localização: Triunfo - RS
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
já li estes tópicos também...
Quando insisto em virar arranque cheira a gasolina e nem sinal de explosão!
Quando insisto em virar arranque cheira a gasolina e nem sinal de explosão!
LogusMarinho
-
- Mecânico
- Mensagens: 230
- Registrado em: 18 Mar 2012, 19:20
- Modelo: Logus CL 1.8
- Cor do Veículo:
- Ano: 1993
- Cidade: Jacareí
- Estado: São Paulo
- Localização: Jacareí SP
- Contato:
Re: Ajuda com CHT 1.0
Excesso de gasolina?
Vou pensar um pouco...mas estou enrolado com pino de biela e elétrica de opala.
Vou pensar um pouco...mas estou enrolado com pino de biela e elétrica de opala.