Computador de bordo
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Re: Computador de bordo
Mais um item para a minha lista de upgrades....não achei caro, encararia de boa....depois dos docs e da pintura.
Abrz,
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Valdir "EL Mariacchi" Sobral
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Re: Computador de bordo
Pois é... só testando. Entende que ele lê os sinais da ECU e apresenta de forma separada.
Tony Cezar
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Como hospedar imagens: viewtopic.php?f=2&t=38
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Re: Computador de bordo
system escreveu:Pelo q eu entendi, se ele realmente funciona conectado a porta de diagnostico, funciona nos nossos carros sim. Só q esse conector de diagnostico do logus e pointer fica no cofre do motor, do lado esquerdo do filtro de ar. Alguem já foi em alguma oficina de injeção eletronica/autoeletrica e viu eles passando scanner/aparelho para diagnosticar falhas de injeção??? Pelo anuncio ele funciona do msm jeito q um scanner, só q mostra as informações de uma forma mais "bonitinha" pra facilitar a visualização. Mais não sei não em, ele promete fazer algumas leituras q nem scanner faz e por menos de 1000 reais ainda. Sendo q um rasther II (scanner de injeção) hoje não se compra por menos de 5 mil reais.
Flws.
Sim eu já fiz a leitura da injeção do wolfs em uma oficina.
O diagnóstico foi feito através de um software instalado em um notebook...
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Re: Computador de bordo
Fala, pessoal!
Então, sobre aquele computador de bordo do mercado livre: Não funciona para logus/pointer. Ele usa a saída de diagnóstico ODB2, que é o padrão atual e que os computadores de bordo dos carros "modernos" usam pra ler dados da injeção.
A injeção FIC EEC-IV não possui esse conector e não fornece os dados pra serem usados em um computador de bordo.
Esses scanners que lêem a nossa injeção fazem o mesmo procedimento que a gente faria "na mão". Ele bota em curto dois pinos do conector e lê as "piscadas" em outro pino e apresenta o código de maneira fácil de ler. Podem notar que esses scanners não são capazes de dizer os rpm do motor do nossos carros sem usar outro sensor, por exemplo.
O único modo de fazer um computador de bordo para o pointer/logus é ler os sensores "na unha" e calcular.
Se alguém topar a empreitada de fazer um computador de bordo, eu posso ajudar a projetar o hardware e o software. Como eu moro no Canadá, não posso testar no carro. Isso ficaria a cargo de alguém aí. Ou seja, alguém tem que montar o circuito, testar no carro e passar os resultados.
Alguém se habilita?
Então, sobre aquele computador de bordo do mercado livre: Não funciona para logus/pointer. Ele usa a saída de diagnóstico ODB2, que é o padrão atual e que os computadores de bordo dos carros "modernos" usam pra ler dados da injeção.
A injeção FIC EEC-IV não possui esse conector e não fornece os dados pra serem usados em um computador de bordo.
Esses scanners que lêem a nossa injeção fazem o mesmo procedimento que a gente faria "na mão". Ele bota em curto dois pinos do conector e lê as "piscadas" em outro pino e apresenta o código de maneira fácil de ler. Podem notar que esses scanners não são capazes de dizer os rpm do motor do nossos carros sem usar outro sensor, por exemplo.
O único modo de fazer um computador de bordo para o pointer/logus é ler os sensores "na unha" e calcular.
Se alguém topar a empreitada de fazer um computador de bordo, eu posso ajudar a projetar o hardware e o software. Como eu moro no Canadá, não posso testar no carro. Isso ficaria a cargo de alguém aí. Ou seja, alguém tem que montar o circuito, testar no carro e passar os resultados.
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Re: Computador de bordo
http://www.aliexpress.com/product-gs/45 ... alers.html
quem quiser se arriscar!!!
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Re: Computador de bordo
system escreveu:TAZ esse scanner mostram sim RPM, ângulo de borboleta, temperatura do ar, da água, MAP e tensão da bateria em graficos e mostrando a variação de cada um dessas variaveis, fora os códigos de erro e a opção de apagar memoria. Td através de uma unica porta de conexão, isso nos nossos carros. Agora sobre esse computador de bordo eu acredito q não funciona msm.
Flws.
Opa!
Bom, eu só vejo um jeito do scanner mostrar isso, que não é pelo conector de diagnóstico lá do cofre do motor. O que ele faz é se conectar na entrada da centralina e ler ele mesmo os valores dos sensores e comandos.
Veja aqui um exemplo de aparelho (antigo) que "lê" a EEC-IV:
http://www.merkurencyclopedia.com/EEC-IV/EEC-IV_breakout_box.html
Pra quem lê em inglês, conhece um pouco de eletrônica e quiser saber mais do coração da injeção EEC-IV, vejam no site:
http://www.merkurencyclopedia.com/
Ainda, quem quiser saber detalhes, procure no google por "EEC-IV schematic" que sai bastante coisa!
Se eu montar um computador para essa injeção, vai ser pegando dados "na boca" da central.
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Re: Computador de bordo
TAZ escreveu:system escreveu:TAZ esse scanner mostram sim RPM, ângulo de borboleta, temperatura do ar, da água, MAP e tensão da bateria em graficos e mostrando a variação de cada um dessas variaveis, fora os códigos de erro e a opção de apagar memoria. Td através de uma unica porta de conexão, isso nos nossos carros. Agora sobre esse computador de bordo eu acredito q não funciona msm.
Flws.
Opa!
Bom, eu só vejo um jeito do scanner mostrar isso, que não é pelo conector de diagnóstico lá do cofre do motor. O que ele faz é se conectar na entrada da centralina e ler ele mesmo os valores dos sensores e comandos.
Veja aqui um exemplo de aparelho (antigo) que "lê" a EEC-IV:
http://www.merkurencyclopedia.com/EEC-IV/EEC-IV_breakout_box.html
Pra quem lê em inglês, conhece um pouco de eletrônica e quiser saber mais do coração da injeção EEC-IV, vejam no site:
http://www.merkurencyclopedia.com/
Ainda, quem quiser saber detalhes, procure no google por "EEC-IV schematic" que sai bastante coisa!
Se eu montar um computador para essa injeção, vai ser pegando dados "na boca" da central.
a central no conector 30 faz esta função.
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Re: Computador de bordo
Que coisa ... até hoje, eu só tinha ouvido falar nos códigos lampejantes pra essa injeção. Vou dar uma pesquisada (estou achando muito mais coisa do que quando eu procurei essas infos no passado). Valeu pelo toque.
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Re: Computador de bordo
Então, estamos todos no lugar certo. O tópico para discussão a respeito desta implementação é este aqui mesmo. Não será aberto outro tópico.
Tony Cezar
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Como hospedar imagens: viewtopic.php?f=2&t=38
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Re: Computador de bordo
O bacana do CB é ter as informações em tempo real que vc só tinha de tempos em tempos numa boa oficina (apesar que praticamente todas tem o equipamento de diagnóstico). Será que esses carros mais novos (Audi e VW) contam com mais informações, como falhas e tudo mais?
Abrz,
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Valdir "EL Mariacchi" Sobral
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Re: Computador de bordo
Em relação a scanner no Logus/Pointer:
Aqui foi o único local onde eu li que se fez leitura de dados da injeção para esses carros além dos códigos lampejantes.
PORÉM, eu descobri que os escort a partir de 1997 receberam uma versão diferente da EEC-IV com um protocolo de diagnóstico DCL (não compatível com o ODB-II atual).
Então, eu considero possível que alguns logus tenham isso, pois foram produzidos até o começo de 97.
Esse protocolo DCL (às vezes chamado de CART) é um grande mistério. Quase não se acham informações sobre ele, somente referências vagas e o pessoal que desvendou o mistério não conta o segredo ...
Tem um argentino que, em 2008, encheu a net de perguntas a respeito desse protocolo dizendo que só queria fazer um scanner pro carro dele. Ele ficou trabalhando em conjunto com a galera e até postava algumas coisas que ele descobria, mas era só pra que os outros dessem dicas de como resolver os problemas que ele encontrava. Quando finalmente ele conseguiu desvendar a coisa, parou de postar e não abriu o jogo pra galera. Atualmente, ele VENDE um software de scanner. Ou seja, desde o início o objetivo era ganhar grana, e não um hobby, como ele declarava ...
Aqui estão os fórums que ele participou e tem informações sobre a coisa toda:
http://discussions.hardwarecentral.com/showthread.php?t=180878 (em inglês)
http://www.gnceros.com.ar/phpbbjoomla/viewtopic.php?f=6&t=6796&st=0&sk=t&sd=a (em espanhol)
Tem um cara na Inglaterra que também estava (ainda está, pelo jeito) mexendo com isso (aparece naquele forum em inglÊs) por hobby e disponibilizou os achados dele em:
http://158.143.56.200/~steve/eeciv/
O problema é achar o tal documento da especificação do protocolo DCL. O argentino dizia que ele tinha um documento de 30 e poucas páginas e passava pros outros por email. O mais próximo que eu achei foi esse aqui:
http://fordfuelinjection.com/files/LHBH1.txt
Vale a pena fuçar nesse fordfuelinjection, tem bastante coisa interessante.
Pra finalizar, tem vídeos no youtube de gente monitorando injeção EEC-IV DCL:
http://www.youtube.com/watch?v=2_nWrMXL9C8
Bom, é o que eu achei até o momento. Se eu tivesse o carro comigo, já tinha confirmado algumas coisas, mas estou meio longe, tipo 9000km, hehe
Vocês poderiam postar fotos do conector de diagnóstico dos seus carros pra gente ver se tem pinos suficientes pra ter a tal DCL... Eu tenho um amigo aqui no serviço que tem um Ford Mustang 1996, ele vai olhar o conector pra mim ...
Um abraço, galera!
Aqui foi o único local onde eu li que se fez leitura de dados da injeção para esses carros além dos códigos lampejantes.
PORÉM, eu descobri que os escort a partir de 1997 receberam uma versão diferente da EEC-IV com um protocolo de diagnóstico DCL (não compatível com o ODB-II atual).
Então, eu considero possível que alguns logus tenham isso, pois foram produzidos até o começo de 97.
Esse protocolo DCL (às vezes chamado de CART) é um grande mistério. Quase não se acham informações sobre ele, somente referências vagas e o pessoal que desvendou o mistério não conta o segredo ...
Tem um argentino que, em 2008, encheu a net de perguntas a respeito desse protocolo dizendo que só queria fazer um scanner pro carro dele. Ele ficou trabalhando em conjunto com a galera e até postava algumas coisas que ele descobria, mas era só pra que os outros dessem dicas de como resolver os problemas que ele encontrava. Quando finalmente ele conseguiu desvendar a coisa, parou de postar e não abriu o jogo pra galera. Atualmente, ele VENDE um software de scanner. Ou seja, desde o início o objetivo era ganhar grana, e não um hobby, como ele declarava ...
Aqui estão os fórums que ele participou e tem informações sobre a coisa toda:
http://discussions.hardwarecentral.com/showthread.php?t=180878 (em inglês)
http://www.gnceros.com.ar/phpbbjoomla/viewtopic.php?f=6&t=6796&st=0&sk=t&sd=a (em espanhol)
Tem um cara na Inglaterra que também estava (ainda está, pelo jeito) mexendo com isso (aparece naquele forum em inglÊs) por hobby e disponibilizou os achados dele em:
http://158.143.56.200/~steve/eeciv/
O problema é achar o tal documento da especificação do protocolo DCL. O argentino dizia que ele tinha um documento de 30 e poucas páginas e passava pros outros por email. O mais próximo que eu achei foi esse aqui:
http://fordfuelinjection.com/files/LHBH1.txt
Vale a pena fuçar nesse fordfuelinjection, tem bastante coisa interessante.
Pra finalizar, tem vídeos no youtube de gente monitorando injeção EEC-IV DCL:
http://www.youtube.com/watch?v=2_nWrMXL9C8
Bom, é o que eu achei até o momento. Se eu tivesse o carro comigo, já tinha confirmado algumas coisas, mas estou meio longe, tipo 9000km, hehe
Vocês poderiam postar fotos do conector de diagnóstico dos seus carros pra gente ver se tem pinos suficientes pra ter a tal DCL... Eu tenho um amigo aqui no serviço que tem um Ford Mustang 1996, ele vai olhar o conector pra mim ...
Um abraço, galera!
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Re: Computador de bordo
Oi, Leandro.
Pois é ... que bom que tem passado bastante carro na oficina! Dindim que entra, hehe. Mas olha só. Embora não dê para ler os manuais do site da tecnomotor, a dica é muito boa e ajuda a confirmar o que eu achava!
Como eu disse baseado nas últimas pesquisas, a injeção EEC-IV "inicial" só possuía códigos de piscada e isso foi até 96, pelo menos no Brasil/Argentina. Após isso, fizeram um upgrade e colocaram um protocolo proprietário (DCL) para poder monitorar os dados, essa injeção é conhecida como EEC-IV DCL. Mais pra frente, mudaram a injeção totalmente para a EEC-V, que usa o padrão ODB-II.
Agora, se olharmos no site da technomotor, para cada carro existe uma coluna que diz o modelo da injeção. Veja que para o Pointer/Logus é a EEC-IV EFI (CFI para monoponto):
Agora, indo nos veículos Ford, vemos que o escort da mesma época usava a mesma injeção EEC-IV.
A partir de 97, o escort começou a usar a injeção EEC-IV DCL, que tem o tal protocolo serial que permite visualizar os dados do motor:
A partir de 2000, o Focus entrou em cena e a ford começou a usar uma nova geração de injeção, a EEC-V, que usa ODB-II, que é o padrão atual para scanner.
Agora fico um pouco mais tranquilo de desenvolver um computadorzinho que peque os dados "na unha" e também me animou a fazer meio em paralelo um sistema que leia o DCL (pro pessoal do escort 16v) e ODB-II pros mais novos.
O meu carro é um mazda 3, que tem eletrônica ... FORD. A Ford é dona de uma parte da mazda. Inclusive, a plataforma do mazda3 é a mesma do Focus. Brincando com isso, vou fazer um computador ODB-II pro meu carro tb, hehe!
Quanto ao vídeo, aquele valor é o tempo de injeção. Só faltou uma vírgula pro número não parecer tão fora da realidade.
Falou!
Pois é ... que bom que tem passado bastante carro na oficina! Dindim que entra, hehe. Mas olha só. Embora não dê para ler os manuais do site da tecnomotor, a dica é muito boa e ajuda a confirmar o que eu achava!
Como eu disse baseado nas últimas pesquisas, a injeção EEC-IV "inicial" só possuía códigos de piscada e isso foi até 96, pelo menos no Brasil/Argentina. Após isso, fizeram um upgrade e colocaram um protocolo proprietário (DCL) para poder monitorar os dados, essa injeção é conhecida como EEC-IV DCL. Mais pra frente, mudaram a injeção totalmente para a EEC-V, que usa o padrão ODB-II.
Agora, se olharmos no site da technomotor, para cada carro existe uma coluna que diz o modelo da injeção. Veja que para o Pointer/Logus é a EEC-IV EFI (CFI para monoponto):
Agora, indo nos veículos Ford, vemos que o escort da mesma época usava a mesma injeção EEC-IV.
A partir de 97, o escort começou a usar a injeção EEC-IV DCL, que tem o tal protocolo serial que permite visualizar os dados do motor:
A partir de 2000, o Focus entrou em cena e a ford começou a usar uma nova geração de injeção, a EEC-V, que usa ODB-II, que é o padrão atual para scanner.
Agora fico um pouco mais tranquilo de desenvolver um computadorzinho que peque os dados "na unha" e também me animou a fazer meio em paralelo um sistema que leia o DCL (pro pessoal do escort 16v) e ODB-II pros mais novos.
O meu carro é um mazda 3, que tem eletrônica ... FORD. A Ford é dona de uma parte da mazda. Inclusive, a plataforma do mazda3 é a mesma do Focus. Brincando com isso, vou fazer um computador ODB-II pro meu carro tb, hehe!
Quanto ao vídeo, aquele valor é o tempo de injeção. Só faltou uma vírgula pro número não parecer tão fora da realidade.
Falou!
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Re: Computador de bordo
Estava pesquisando as edições antigas da Quatro Rodas e localizei as informações de um comparativo entre Gol GTi e Corsa GSi 16 V na edição de novembro de 1994. Ora, este Gol utiliza AP-2000, injeção eletrônica FIC digital multiponto e possui computador de bordo integrado ao que seria o nosso conta-giros. Possui ainda sensor que indica o desgaste das pastilhas de freio.
Olha só quem fabricou este painel!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... em-uso-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aveiro-_JM
Começo a correr atrás sobre o funcionamento deste computador do GTi de 1994 para adaptação no Logus.
Fontes:
Revista QuatroRodas
Edição 412 - Novembro de 1994
Página 42 e seguintes
http://quatrorodas.abril.com.br/acervod ... =412&pg=42
http://quatrorodas.abril.com.br/classic ... ml#galeria
http://www.familiagti.com.br/forum.php? ... d_forum=95
Olha só quem fabricou este painel!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... em-uso-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aveiro-_JM
Começo a correr atrás sobre o funcionamento deste computador do GTi de 1994 para adaptação no Logus.
Fontes:
Revista QuatroRodas
Edição 412 - Novembro de 1994
Página 42 e seguintes
http://quatrorodas.abril.com.br/acervod ... =412&pg=42
http://quatrorodas.abril.com.br/classic ... ml#galeria
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Tony Cezar
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Re: Computador de bordo
Tony Cezar escreveu:Estava pesquisando as edições antigas da Quatro Rodas e localizei as informações de um comparativo entre Gol GTi e Corsa GSi 16 V na edição de novembro de 1994. Ora, este Gol utiliza AP-2000, injeção eletrônica FIC digital multiponto e possui computador de bordo integrado ao que seria o nosso conta-giros. Possui ainda sensor que indica o desgaste das pastilhas de freio.
Olha só quem fabricou este painel!
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http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... aveiro-_JM
Começo a correr atrás sobre o funcionamento deste computador do GTi de 1994 para adaptação no Logus.
Fontes:
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http://quatrorodas.abril.com.br/acervod ... =412&pg=42
http://quatrorodas.abril.com.br/classic ... ml#galeria
http://www.familiagti.com.br/forum.php? ... d_forum=95
Boa Tony!
Vamos pesquisar tbm... quem sabe não surge uma minhoca nesse terreiro?
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Re: Computador de bordo
Eu peguei um destes para o WOB, só queria ver como instalar no painel para que fique parecendo original, não quero colocar pendurado como o pessoal faz.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText
Só que preciso dar uma geral no motor, só quero colocar ele depois de estar 100%
inclusive vi hoje que preciso dar uma geral, o WOB me deixou na mão, abandonei o carro na rua hoje e fui a pé para o serviço, vou ver se um colega me ajuda a guinchar até em casa, deu algum pau na caixa de fusível que só funciona na base da porrada.
vou criar outro tópico sobre o assunto.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText
Só que preciso dar uma geral no motor, só quero colocar ele depois de estar 100%
inclusive vi hoje que preciso dar uma geral, o WOB me deixou na mão, abandonei o carro na rua hoje e fui a pé para o serviço, vou ver se um colega me ajuda a guinchar até em casa, deu algum pau na caixa de fusível que só funciona na base da porrada.
vou criar outro tópico sobre o assunto.