Então galera antes do logus eu tava com um Uno q agora ta com o meu pai e qndo comprei ele entrei no Uno club pra aprender um pouco sobre o carro e achei esse topico espero q ajude algm..
fds vo começar a fazer no meu logão =P vai da trabalho maaaas n vai me dexa na mão hehe
http://www.unoclub.com.br/foruns/phpbbjoomla2 ... hp?t=13585
Uma das preocupações de quem tem um carro com mais de 10 anos de uso é a tal da ferrugem na carroceria do veículo. Ela chega de maneira silenciosa e se instala nas partes menos visíveis do veículo, sendo percebidas quando o dedicado proprietário resolve “dar uma geral” durante o fim de semana.
Tenho um Fiat Uno com quase 20 anos de idade, após duas chuvas de arrasar resolvi botar a mão na massa e ver o estrago do assoalho.
Ao desmontar o veículo por completo (parte interna), me deparei com o feltro encharcado de água e o famoso cheiro de cachorro molhado (Vindo do carpete). Ao levantar a cobertura do assoalho me deparo com o início do processo de oxidação. É hora de tratar o “câncer de pele” do carro!
Material necessário:
- 1 frasco (500ml) de Conversor de Ferrugem.
- 2 ou 3 folhas de Lixa d’água 120 (De acordo com o tamanho do assoalho).
- 1L de Zarcão (Cinza ou Laranja).
- 2 latas de 1L de Emborrachado (Preto ou Branco, o que facilitar na hora de dar o acabamento).
- 1L de Esmalte Sintético (Cor do carro ou qualquer outra, para dar acabamento por cima do emborrachado).
- 1 Pincel médio.
- 1 lata de Água Raz.
- Borrifador com Álcool líquido.
- Algumas flanelas e toalhas.
Tempo necessário: Você vai precisar de aproximadamente 1 semana para concluir o trabalho, neste período o carro ficará parado, por isso recomendo que tire a bateria ou que deixe o veículo funcionando por 10 minutos a cada 2 ou 3 dias.
Carga horária diária: Eu gastei aproximadamente 2 ou 3 horas diárias durante 1 semana para concluir o serviço.
O processo:
Desmontando o veículo: Antes de começar o serviço você precisa desmontar completamente o interior do carro. Como este processo é diferente para cada carro, recomendo que procure na internet (Clubes automotivos) a maneira correta de remover os acabamentos, bancos e carpete do veículo.
Guarde todos os parafusos, grampos e arruelas separadamente para facilitar na hora de remontar o interior.
Tratando o assoalho:
1º: Limpe bem o assoalho a ser tratado. Com uma toalha vá tirando o “grude” que está na lata e a poeira até que fique bem limpa. Neste processo é bom usar um pouco de álcool liquido dentro de um borrifador de água, pois ajudará a tirar as impurezas do assoalho.
2º: Lixe o excesso de ferrugem que está alastrado sobre a lata do carro. Muitos recomendam lixar o assoalho por completo até chegar na lata, mas o vendedor me disse que tirando o excesso já é o suficiente para que o Conversor de Ferrugem trabalhe e iniba o crescimento ou o surgimento de novos pontos de ferrugem,
3º: Com um aspirador de pó, aspire a poeira e passe um novamente um pouco de álcool no assoalho.
4º: Coloque um pouco do Conversor de ferrugem num frasco pequeno para facilitar o manuseio. Siga atentamente os cuidados da embalagem. Com um pincel médio passe o conversor por toda a área do assoalho a ser tratada, prestando atenção para que não passe em excesso e deixe poças do produto.
Espere 24 horas antes de prosseguir, mas caso o clima não colabore, espere 48 horas por precaução. Limpe o pincel após utilizar o conversor.
5º: Limpe novamente o assoalho com aspirador de pó e álcool.
6º: Hora de aplicar o zarcão: Com o pincel comece aplicando uma fina camada de zarcão para que o mesmo sirva de “âncora” para as próximas demão do produto. Espere aproximadamente 1h e aplique outra demão.
1 lata de zarcão foi o suficiente para cobrir o assoalho com aproximadamente 4 demãos (Em intervalos de +/- 1h).
Espere 48 horas antes de prosseguir, mas caso o clima não colabore, espere mais algumas horas por precaução. Limpe o pincel após utilizar o zarcão (Com água raz).
7º: Hora de aplicar o Emborrachado: O mesmo processo utilizado para a aplicação do zarcão, com a diferença de que este produto é mais espeço que uma tinta comum. Aplique apenas nas áreas tratadas com zarcão, pois o emborrachado é solúvel em água, podendo piorar as ferrugens em áreas não tratadas.
2 latas de emborrachado foram o suficiente para cobrir todo o assoalho com 3 ou 4 demãos (Novamente com intervalo de 1h).
Espere 48 horas antes de prosseguir, mas caso o clima não colabore, espere mais algumas horas por precaução. Limpe o pincel após utilizar o emborrachado (Com água corrente).
Limpe novamente o assoalho com aspirador de pó e álcool.
8º: Hora de dar o acabamento final: Após este longo processo, chegou a hora de dar o acabamento final antes de remontar o interior do veículo.
Pinte com o esmalte sintético de sua preferência a área tratada com zarcão e emborrachado, de modo que proteja todo o trabalho realizado. A pintura segue o mesmo esquema da aplicação de zarcão e emborrachado. 2 ou 3 demãos com intervalo de 1h.
O tempo de secagem varia de acordo com o produto, por este motivo siga o tempo indicado na embalagem do esmalte sintético.
9º: Remonte o interior do seu veículo, cuidando para que tudo seja fixado em seu lugar de maneira correta.
Cuidados: Eu devia ter colocado isso no início do texto, mas acredito que todos vão ler por completo antes de se aventurarem em arrumar o carro por conta:
Antes de investir no tratamento do assoalho, recomendo que jogue água em vários pontos do carro em busca de infiltrações. Procure na internet e em clubes automotivos quais são os pontos que ocorrem infiltrações com freqüência, pois de nada adianta um assoalho tratado que alaga a cada chuva.
Trabalho extra: Como o carro já estava todo desmontado, resolvi aplicar uma camada de feltro antes de fixar o carpete no veículo. Foi utilizado 3 metros de feltro (3m x 1,6m) e uma lata de cola de contato (Famosa cola de sapateiro).
Caso queira maior isolamento térmico e acústico recomendo aplicar manta asfáltica (adesiva) antes de aplicar o feltro.
a e mais uma coisa..como a cidade onde eu moro é muito umida meu pai sempre forra o assoalho do carro com jornal pra não entrar umidade e se alguem entrar no carro com tenis molhado coisa assim e molhar tal...o jornal puxa a umidade então em todos os carro que a gente teve a gente sempre coloca jornal dobrado em baixo do tapete de borracha pra não ir umidade para a lata...acho q com tudo isso ta praticamente blindado o assoalho hoaehoehoea falow
Cuidando de um assoalho enferrujado (RafaMD Uno Club)
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Re: Cuidando de um assoalho enferrujado (RafaMD Uno Club)
Muito boa dica. Tendo prática, tempo e dedicação, dá pra fazer na garagem de casa, só gastando com material.
Como o meu carro está no funileiro, todo esse trabalho será feito lá. Todos os pontos reparados até agora já estão com PCF (Primer Convertedor de Ferrugem). Preferi o PCF ao Ferrox, pois ele já possui um acabamento esmaltado.
Zarcão cinza foi o que escolhi para o processo de proteção extra. Depois darei o enborrachamento, finalizando com uma poeira da mesma tinta do carro.
Como o meu carro está no funileiro, todo esse trabalho será feito lá. Todos os pontos reparados até agora já estão com PCF (Primer Convertedor de Ferrugem). Preferi o PCF ao Ferrox, pois ele já possui um acabamento esmaltado.
Zarcão cinza foi o que escolhi para o processo de proteção extra. Depois darei o enborrachamento, finalizando com uma poeira da mesma tinta do carro.
Tony Cezar
Volkswagen Logus Wolfsburg Edition 2000i "GoldenEye"
Odômetro: 83.747 Km (em restauração há 908 dias) 20/07/2013
Garagem: viewtopic.php?f=2&t=4917
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